SEO e SEM são duas ações muito conhecidas e utilizadas no marketing digital, mas é importante entender o que cada estratégia significa e qual a ligação entre elas. O SEO é uma sigla para search engine optimization, também conhecido como otimização de sites. É um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar um site nas primeiras páginas dos sites de busca, como Google, Bing e Yahoo. São diversas ações que tornam um site relevante perante os motores de busca, como listar as palavras chaves exatas relativas ao seu negócio, assim o site aparece nas primeiras posições dos resultados orgânicos (naturais). Já SEM significa search engine marketing (traduzido por alguns como MOB: marketing de otimização em buscadores). Um conjunto de estratégias de marketing digital que age através das ferramentas de busca e tem como objetivo a promoção de um site nas páginas de resultados de um buscador. As estratégias de SEM podem ser divididas em duas categorias: a busca natural ou resultados orgânicos, que é onde age o SEO e a busca paga, que são os links patrocinados. Ou seja, a SEM age nas ferramentas de busca, que possuem dois tipos de resultados quando uma pesquisa é realizada, os resultados da busca orgânica e os resultados pagos. Por isso, ela age com estratégias específicas em cada tipo de resultado. Para se conseguir um bom posicionamento nos resultados naturais ou busca orgânica, o SEO é a melhor ferramenta. Já nos links pagos, são utilizados os links patrocinados, como o Google Adwords ou ainda a inclusão paga. Os links patrocinados são interessantes por oferecerem o modelo chamado PPC (Pay per click), onde você paga de acordo com a quantidade de cliques que você recebe no anúncio. Ambos visam os mecanismos de busca na internet e o SEO é uma das ferramentas do marketing de buscadores, que definimos como SEM. Dessa forma, podemos dizer que o SEO é o carro chefe do SEM, é uma parte dele. O SEO é o mais usado dentro das estratégias de SEM, é o principal, mas outra parte importante é o Link Patrocinado. A diferença básica entre as duas ferramentas é que o SEO não é manipulável, ou seja, não há como você pagar para ter as primeiras posições nos sites de busca, já com o Link Patrocinado é possível colocar um site próximo aos resultados de buscas, se pagar por isso. O SEM é uma área enquanto o SEO é uma ferramenta inserida dentro dessa área do marketing. As duas soluções se completam e resultam em uma das estratégias mais eficientes de marketing digital, o SEO é parte do SEM, são ações complementares. O SEM não atinge grande sucesso sem o SEO, e este último traz resultados ainda melhores se trabalhado junto com a outra estratégia do SEM, que são os links patrocinados. As duas ferramentas se combinam, a otimização de sites junto com os links patrocinados formam uma estratégia de marketing digital extremamente eficiente. Portanto, para um retorno vantajoso o ideal é SEM e SEO trabalhados em sua totalidade, assim a sua empresa conquistará destaque e crescimento no mercado.