A comunicação é algo de extrema importância, ainda mais quando ela é voltada para seus clientes. Para conseguir atingi-los de forma satisfatória, é preciso conhece-los. Não adianta criar uma boa estratégia, um bom conteúdo, escolher o meio de comunicação ideal, e no fim de tudo não atingir quem realmente tem interesse. E como podemos saber quem é nosso público ideal?Qual a diferença entre persona e público-alvo? Público-AlvoPodemos dizer que público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes. Tendo como base seu perfil comportamental, socioeconômico e demográfico. Possui uma definição mais ampla. Não se refere a uma pessoa específica. PersonaPode ser representada por um cliente ideal fictício. É formada a partir de comportamento e características reais de seus clientes. Porém as informações abordadas podem ser bem mais elaboradas. Apresenta uma definição específica. Transparece a imagem do consumidor ideal. Supondo que você vende roupa feminina de grife infantil. Como você poderia descrever seu público-alvo e sua persona? Exemplo Público-Alvo: Crianças/Meninas que moram com os pais, idade entre 1 a 12 anos, residentes em São Paulo, renda mensal dos pais acima de 8 salários mínimos. Exemplo Persona: Maria Clara, tem 11 anos, mora em São Paulo, adora conversar com as amigas no whatsapp, ir ao balé e viajar. Quer ser uma youtuber e fazer vídeos sobre os melhores lugares para se conhecer. Apesar de ser criança, já tem estilo próprio e gostar de se vestir bem. A principal diferença entre os dois é que o público-alvo apresenta informações de forma bem mais ampla e geral, enquanto a persona consiste em detalhes mais específicos formando assim seu cliente ideal. Lembrando não podemos simplesmente supor como seria nossa persona. Ela criada a partir de uma pesquisa de pessoas reais. Assim podemos cria-la de forma mais assertiva.