Desenvolver um aplicativo mobile pode custar três vezes mais

O artigo reflete sobre o atual mercado mobile, o aparecimento de novas empresas, devido ao aquecimento do setor, e como isso impacta o desenvolvimento de projetos

Isso se você receber o projeto. Sim, é isso mesmo que você leu. Com o mercado mobile aquecido e em plena expansão, indo na contramão dos demais setores nessa época de crise econômica, as oportunidades de investimento no setor ganharam os holofotes. O cenário é de empreendedores que sonham em desenvolver um aplicativo de sucesso, empresas mobile pipocando da noite para o dia, clientes conscientes desse “boom” e buscando players que desenvolvam projetos para suas necessidades mobile. Porém, esse crescimento rápido e sem planejamento acaba gerando muita dor de cabeça.

Como a corrida à procura de especialistas que desenvolvam projetos mobile continua crescendo, pode-se perceber que muitas empresas tiveram problemas com a entrega de seus apps, ou simplesmente não receberam o projeto de acordo com o planejado. E os desafios que envolvem essas novas empresas são inúmeros, desde falta de entendimento da necessidade do cliente, à problemas no desenvolvimento. Mas o principal deles é a falta de conhecimento em mobilidade, é um ecossistema complexo que poucas empresas conseguem traduzir para a realidade dos clientes.

Há poucos anos se falava em convergência mobile, mas hoje a mobilidade é o oposto, pois não existe um único ponto de interação. Planejar um projeto mobile não é como fazer um site, o mundo mobile é um ecossistema com inúmeras possibilidades que envolvem pessoas na outra ponta, cada plataforma possui as suas características e é preciso entender sobre ergonomia e seus fatores humanos, como a utilização de UX (user experience) no ambiente em que se encontra e como aplicá-las.

Com essa revolução do mercado e inúmeras oportunidades, diversas empresas mobile apareceram no mercado, porém as peculiaridades que mencionei acabaram ficando para trás, o que gera problemas e traumas. Antes de desenvolver qualquer tipo de aplicativo, peça referências de clientes, cases de sucesso e procure saber mais sobre a empresa. Uma outra dica também é documentar o projeto e validar tudo que será entregue, desde o escopo, mindnode, fluxograma, wireframe e o design das interfaces. Desta forma, com certeza evitará problemas, pois o que deveria ser obrigação das empresas se tornou um grande diferencial, a entrega.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento