Os clientes são patrimônios, precisam ser administrados e maximizados. A razão da existência de uma empresa é atender necessidades e desejos, os clientes são quem demandam produtos e serviços, sua atividade deve girar em torno de seus consumidores e não somente de seus produtos. O marketing visa à construção de relacionamentos com a clientela através do estudo de necessidades para estruturar um valor superior que seja seu diferencial. Para a empresa realizar esse estudo é preciso estar atenta aos hábitos dos consumidores. Atualmente a demanda é muito diversificada, produtos e estratégias de massa já não surtem tanto efeito. Por isso, as empresas investem na construção e manutenção de relacionamentos com seus clientes de forma mais personalizada. Não basta apenas conquistar novos clientes, é necessário também manter os antigos e induzi-los a novas compras que satisfaçam suas futuras necessidades. Perder um cliente é mais que perder uma venda, significa deixar de ganhar o valor de todas as compras que ele faria. A gestão de relacionamento com o cliente vai além da satisfação, busca o encantamento visando retê-lo e fidelizá-lo. Para isso cria-se um banco de dados com informações pertinentes aos atuais e possíveis consumidores, que contenha: dados comportamentais (preferências, frequência de consumo, histórico de compras), psicográficos (opiniões, interesses e atividades), geográficos (continente, país, clima) e demográficos (idade, renda, aniversário). Esses dados fornecem a empresa uma perspectiva dos níveis de lucratividade, satisfação, retenção e fidelidade, identificando como os clientes são e de qual maneira se comportam. As empresas coletam as informações nos pontos de interação com o consumidor, através do contato direto com vendedores, visitas a página na Internet, ligações para o serviço de atendimento ao cliente e até mesmo por pesquisas de satisfação. Mas para o sucesso do uso de banco de dados ocorrer, é preciso saber quais informações serão cruciais na pesquisa e análise para o cumprimento dos objetivos organizacionais. O banco de dados é apenas parte da gestão de relacionamento com o cliente, afinal, a interação acontece entre pessoas. O software pode analisar os dados, mas não interagir de forma direta e pessoal. A vantagem na gestão de relacionamento é a construção de uma relação mais sólida, entender com clareza as expectativas dos consumidores e manter níveis mais altos de atendimento e satisfação por meio de ajustes em produtos e na comunicação. Outra vantagem é encontrar clientes com potencial acima da média, e desenvolver uma relação mais exclusiva com eles ao criar ofertas ajustadas às suas exigências e fazer vendas cruzadas. A empresa deve se voltar a atender quem realmente dá lucro as suas atividades fins e tentar traçar estratégias para transformar os consumidores que não dão lucro em clientes potencialmente lucrativos. O ato de conquistar e manter clientes exige mais do que um bom produto e um canal de relacionamento eficiente. A verdadeira exigência está na demanda, em saber ouvi-la, compreender, planejar e coordenar a organização inteira de maneira integrada para construir relacionamentos prósperos e duradouros, se baseando em entender e atender uma necessidade, e não no esforço de vender produtos desnecessários que não agreguem valor. Este é o segredo da existência a longo prazo na relação entre empresa e consumidor.