O que significa o termo conflito? Indo ao dicionário (Ferreira, 1986:363) encontra-se: 'do latim conflictu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias e ameaças; desavença; guerra; luta; combate; colisão; choque; o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre diferentes forças'. Percebe-se que o conflito está ligado à frustração, o fato que o desencadeia. Quando se pensa em negociação, deve-se levar em conta que praticamente todas as negociações se iniciam a partir de algum tipo de conflito. Essa origem das negociações nos conflitos pode ser de diferentes naturezas, conforme observado por Hodgson (1996:206): conflitos de interesses, conflitos de opinião. Se não houvesse nenhum tipo de conflito, não haveria necessidade de negociação. Hampton (1991:303) afirma que existem quatro modos distintos de administrar conflitos: Acomodação; Dominação; Compromisso; Solução integrativa de problemas; A acomodação pode ser o instrumento para manipular o conflito. Porém, quando os problemas são encobertos, eles não se resolvem por si mesmos; na verdade, eles sempre se agravam quando não se toma uma atitude. Uma maior sensibilidade para buscar a manutenção da harmonia no ambiente, através da acomodação, pode em muitos casos funcionar melhor do que partir para a realização do confronto de maneira irreversível. Já a dominação pode ser considerada o exercício do poder levado ao extremo. A dominação tem, muitas vezes, a condição de resolver de uma forma muito rápida e decisiva o problema, através da utilização do poder de uma maneira muito intensa. O compromisso, por sua vez, significa que cada um cede um pouco. Na verdade o compromisso tende a não ser muito utilizado, pois falha ao servir apenas parcialmente a cada uma das partes. O método integrativo de solução de conflitos, na verdade, tem suas origens nas idéias de Mary Follet, expressadas já na década de 20, e que tomou a solução integrativa como a preferida para solucionar situações de conflito. Esse método não envolve barganha de posições, nem possui tentativas de imposição de algo de uma pessoa sobre a outra. Em vez disso, a solução integrativa de problemas busca encontrar a solução que serve completamente aos interesses de cada uma das partes envolvidas. Para ter sucesso em uma negociação, a acomodação e a dominação não é o caminho, é preciso conhecer o caso, conversar com os stakeholders separadamente, analisar a situação, para entender e identificar o que realmente está acontecendo, se preciso, envolver o superior dos envolvidos, não misturar o lado pessoal, focar na solução do problema. É preciso dar voz a esse cliente/colaborador, prestando atenção em seu comportamento, no seu tom de voz, há quanto tempo esse problema vem acontecendo, não se pode ser totalmente imparcial é preciso se colocar no lugar desse cliente/colaborador, para poder resolver o problema da melhor forma possível. Usando de todas as ferramentas que temos ao nosso alcance, criando uma relação com esse cliente/colaborador, interagindo com o cliente nos diferentes canais de comunicação. Fonte: Almeida Ana Paula, Martinelli P. Dante