Por Reinaldo Gomes* Ultimamente temos acompanhado muitos eventos voltados para o mundo do RH, um setor de fundamental importância dentro de qualquer corporação, seja pequena, média ou grande. A Gestão de Pessoas tem sido um dos temas mais discutidos e estudados no mundo corporativo nos últimos tempos. Gerir pessoas é tão ou mais importante quanto gerir o administrativo, o financeiro, o departamento de vendas ou qualquer outro setor dentro de uma corporação. Eu me arrisco dizer que gerir o 'Capital Humano' é a 'coisa' importante em qualquer empresa. Se esse capital não for bem cuidado, o 'capital financeiro' terá dificuldades para entrar no negócio. E como cuidar do capital humano? Vamos começar pela Comunicação. Para chegar ao colaborador você precisa se comunicar com o mercado para achar o profissional ideal, qualificado, preparado e que atenda às suas necessidades. Depois de conquistada essa fase, você precisa da comunicação para guiar os passos desse colaborador, treiná-lo, moldá-lo, adaptá-lo aos seus padrões, seguindo os objetivos da empresa. Enfim…em tudo você precisa da comunicação, e o RH é o setor que será responsável por isso. Há um grande despreparo dos profissionais, diretores e líderes de grandes e pequenas corporações, no que se refere a dificuldade de se comunicar nas mais variadas ações, seja em negociações de maneira geral, seja em vendas, em reuniões, em relacionamentos, em apresentações em público, etc. O líder precisa saber falar, e não somente saber falar, mas falar bem. E não só com seus liderados, mas também com seus colegas de profissão, coletas de trabalho e com a diretoria da empresa. Tem de saber usar a comunicação com técnica, empatia, objetividade e naturalidade. Há uma frase que eu gosto muito de usar que diz o seguinte: '60% de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação', esta frase é de Peter Drucker, um dos papas da administração no mundo. E ele tem razão! A comunicação é tudo… Seja para contratar uma pessoa ou para vender sua imagem ou seu produto. E a comunicação administrativa, geralmente feita pelo RH, não passa pela área de especializada em Comunicação de uma empresa. Aliás, às vezes a empresa nem tem uma área de Comunicação e se vira com o Marketing – departamento que tem outro objetivo: vender. Para a viabilização de todo o sistema organizacional, o planejamento, a coordenação, a direção, enfim, tudo relacionado à política administrativa, deveria existir uma Comunicação alinhada por meio da aplicação de um conjunto de métodos e técnicas que são especialidades do profissional em Comunicação, é claro, em conjunto com o RH. Trabalho em Conjunto (Comunicação e RH) Eu costumo dizer o seguinte: 'A felicidade do meu colaborador é igualmente proporcional ao sucesso da minha corporação'. O trabalhador feliz e motivado veste a camisa da empresa. Com isso, o que for preciso fazer para que a companhia cresça, aumente as vendas ou obtenha sucesso, ele o fará. Por isso a importância de cuidar do Capital Humano. O trabalho conjunto entre os departamentos permite, entre outros temas, cuidar da Comunicação Organizacional; desenvolver Alinhamento Estratégico; tratar da Comunicação Motivacional; planejar estratégias para evitar Turnover (um dos pesadelos do RH); ajustar a produtividade; prevenção de acidentes; cuidar do alinhamento cultural e estratégico; da qualidade; da competitividade; da transparência; da comunicação formal e também da informal (a chamada rádio peão), enfim…Tudo isso feito sob a gestão do administrativo e utilizando as diversas ferramentas de comunicação existentes como: Visuais– instruções e ordens escritas, circulares, jornais e revistas, relatórios de atividades, cartas pessoais, manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos, formulários, fax, e-mail– pinturas, fotografias, desenhos, diagramas, mapas– luzes (andon), bandeiras– cartazes, filmes mudos com legenda, gráficos, diplomas e certificados Auditivo– conversas, entrevistas, reuniões, conferências– telefone, rádio, alto-falantes– sirenes, apitos, buzinas, sinos Audiovisuais– vídeo, videofone, filmes, demonstrações, televisão, etc. Se você se identificou com dificuldades em algumas dessas situações, não deixe de consultar um profissional que poderá auxiliá-lo a fazer um diagnóstico e identificar as suas necessidades. *Reinaldo Gomes é jornalista, consultor de comunicação, especialista em gestão de pessoas e apresentador do programa de TV A Chave do Negócio.