Como se manter vivo no mercado.

A empresa, como nós seres humanos, precisa ingerir diariamente alimentos para suprir de nutrientes o organismo, fornecendo a energia necessária para suas atividades vitais. Mas quais são os alimentos da empresa? O principal deles é a inteligência do ser humano, que possibilita transformar as suas energias em recursos para o desenvolvimento das vendas e do próprio negócio. Outros alimentos participam na formação dos nutrientes empresariais, necessários a manter o nível de energia do negócio, como seguem: Gestão Empresarial Qualquer empresa deve ter uma pessoa que conheça as necessidades e limites reais da organização, suas relações com mercado, orientando como e quando agir, de forma a fazer o negócio evoluir e a conquistar seu espaço. Infra-estrutura Somente um excelente gestor não basta, a estrutura física adequada às conveniências dos clientes certamente é fundamental à evolução comercial e do negócio. Processos e sistemas Procedimentos e sistemas operacionais e funcionais que atendam os clientes internos e externos, proporcionando aos dois, condições ideais de relacionamento comercial, são fundamentais para o sucesso empresarial. A informatização, portanto, deve atender ao pré-requisito citado acima, possibilitando ao gestor informações corretas, em tempo hábil de todos os processos empresariais, para a análise de resultados e tomadas de decisões estratégicas. Sistema de Logística Como o ser humano, a empresa não tem a necessidade vital de se alimentar a todo instante, deve aprender a analisar a quantidade de energia adequada para atender a demanda solicitada do organismo, ou seja, o estoque faz parte do mecanismo de compra e venda, não do poder do fornecedor ou do cliente. Pessoal motivado Uma vez estruturado o negócio é necessário compor as peças que fazem parte do suporte funcional para o crescimento da empresa. Não apenas contratar a pessoa certa para o local certo, mas oferecer os recursos para que o seu desempenho traga benefícios para todos os envolvidos. Objetivos claros Para atender as carências do mercado é primordial definir os limites do negócio e as suas metas de curto e longo prazo, espalhando a notícia a todos os parceiros, deixando claro onde a empresa quer chegar. Propaganda Se a empresa ficar escondida em algum endereço sem avisar ao mercado que existe e o que comercializa, obviamente ninguém conseguirá comprar nada dela. Portanto, sinalize onde está, o que tem condições de oferecer e para quem, todos os dias, se possível. Recursos financeiros Saber buscar e utilizar os recursos financeiros ele não faltará, mas para isso a empresa tem que ter a capacidade de oferecer diariamente os recursos adequados para a análise do mercado e da empresa ao gestor. O crescimento da empresa está diretamente ligada as tomadas de decisões inteligentes e oportunas, pois o mercado a cada dia que passa é mais oscilante e sujeito a alterações de rotas.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.