No seu dia a dia, casa, escola, trabalho você tem móveis, eletrodomésticos, materiais dentre outros produtos utilitários. Você está cercado de produtos, mas já parou para pensar como foi o processo de transporte da prateleira da loja até dentro da sua casa? Este processo se chama logística é voltado para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Este processo passou por várias fases antes de chegar a você, como o carregamento do caminhão, transporte para seu destino, descarga, armazenamento e distribuição. Falando mais sobre a influência logística, certamente você também utiliza a internet para fazer compras, e antes de tomar a sua decisão você faz pesquisas de preços, do produto desejado e, também do fornecedor responsável pela entrega, além do valor do frete e o prazo de entrega. Esse exemplo pode parecer simples, mas ilustra claramente a influência e a importância da logística na tomada de decisão, que claramente afeta o consumidor final. Com a informatização dos processos de venda e transações, a logística precisou se reestruturar adaptando aos avanços tecnológicos para atender as necessidades do cliente. Nesse sentido, torna-se cada vez mais importante atender bem os clientes e prestar um serviço de qualidade, o que envolve obrigatoriamente as características da logística na decisão de compra. Antes de um cliente fechar a compra de um produto ele deve se atentar a alguns pontos importantes que relacionam a logística. Prazo de entrega: Imagine um consumidor que faz uma compra pela internet que deseja uma entrega rápida, dentro do prazo combinado.Qualidade na entrega: As compras pela internet podem transitar por uma infinidade de produtos alguns muito frágeis e necessitam de um cuidado maior. Informações sobre o andamento da entrega: difícil ficar sem informações quando o assunto é uma compra realizada pela internet com um prazo de entrega definido. Além de cumprir o prazo de entrega estabelecido, manter o cliente informado sobre o andamento da entrega também é importante para sua segurança. Na rotina de uma empresa de transporte não é muito diferente. Em meio às negociações para o fechamento de uma nova parceria, seu cliente em potencial quer conhecer melhor sua operação. Além dos valores do transporte, questões como os processos de trabalho da empresa e o território atendido também são considerados. Essas informações concedidas ao cliente gera a maior confiabilidade do mesmo em relação aos serviços prestados. Optar por sistemas informatizados para trazer novos clientes e fidelizar os antigos pode ser o diferencial de sua empresa para alcançar o sucesso. A qualidade do serviço prestado com a utilização de softwares dedicados à operação logística, certamente irá influenciar a tomada de decisão de seus clientes com o uso da tecnologia pela empresa que é muito eficiente na atualidade.