Como motivar sua equipe

Os desempenhos de alto nível são cada vez mais necessários dentro das organizações. Os grandes investimentos em tecnologia, máquinas e processos ficam comprometidos quando as pessoas não estão motivadas adequadamente. Criar um ambiente propicio à motivação é um dos principais desafios das empresas atuais

Para gerar motivação, é necessário compreender a necessidade de cada colaborador, pois cada um tem seus próprios valores e hábitos. A melhor maneira de descobrir é perguntar ao próprio colaborador o que lhe motiva mais. Quando o estímulo aplicado não é suficiente, pode gerar frustração. Assim, o colaborador acaba preenchendo esse vazio com mecanismos de defesa.

Segundo Freud, eis os principais mecanismos de defesa:

- Racionalização: desdenhar de algo que não se pode ter;
- Projeção: atribuir aos outros a causa de seus problemas;
- Generalização: estender o descontentamento a todas as situações ou pessoas;
- Isolamento: afastar-se das pessoas;
- Apatia: indiferença a outras oportunidades.

A motivação, ou a ausência dela, é um fenômeno intrínseco e pessoal. Por isso alguns estímulos externos funcionam para algumas pessoas e para outras não.

Os desempenhos de alto nível são cada vez mais necessários dentro das organizações, assim como no contexto globalizado. Os grandes investimentos em tecnologia, máquinas e processos ficam comprometidos quando as pessoas não estão motivadas adequadamente. Este é um dos grandes desafios para as empresas atuais, como diz Vergara: "lidar com essas diferenças é a arte e a magia do gestor".

Para motivar as pessoas, Byham (1992) sugere três comportamentos que o gestor deve adotar:


"1) Manter ou aumentar a autoestima dos colaboradores
As pessoas com elevada autoestima são mais motivadas, produtivas e criativas e tem maior facilidade de trabalhar em equipe. É preciso concentrar-se nos fatos, e não nas pessoas:
- seja especifico: ao elogiar é importante esclarecer o quanto aquela tarefa é contributiva para a empresa.
- seja sincero: jamais faça elogios falsos, pois são fáceis de perceber.

2) Ouvir e responder com empatia
Mostrar ao colaborador que ele está sendo atentamente ouvido e entendido estimula a cooperação, pois ele percebe que seus sentimentos estão sendo levados em consideração.

3) Pedir ajuda para solucionar problemas
Solicitar ideias aos colaboradores cria um clima de cooperação e valorização que estimula a pessoa a apresentar sugestões. Se a idéia for inviável deve-se dizer com franqueza e respeito o porquê da não utilização e pedir-lhe outras idéias."

Autor: Jose Augusto Ferreira Couto

Consultor especialista em gestão de operações, estratégias empresariais, processos e inovação.

email: coutoja@yahoo.com.br

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