A divulgação de uma empresa não se resume mais a apenas uma carta de apresentação. Muitas empresas se descuidam, ignoram, ou mesmo desconhecem a influência da apresentação de uma empresa, que é tão fundamental no processo de prospecção de clientes. É importante entender que a apresentação da empresa é protagonista de um momento chave na relação com seus futuros clientes: a primeira impressão. Ela precisa ser a melhor possível para que seu futuro cliente construa uma imagem positiva da empresa. Além da carta de apresentação, sua exposição pode ser oral, com ajuda de material gráfico ou digital, como folder e power point, ou via email, quando você tem o contato do cliente e deseja fornecer-lhe mais informações. Seja qual for a forma, é importante conter na sua apresentação: Quem é a empresa? Faça um breve histórico da atuação da empresa. Descrevendo tópicos como missão, valores e comprometimento; Descrição dos produtos ou serviços Seja rápido e sucinto. Não é necessário incluir todas as especificações técnicas dos produtos ou serviços. Uma descrição curta e vendedora é o ideal. Enriqueça esta seção com fotos dos produtos; Clientes Liste seus principais clientes citando apenas o nome da empresa. Equipe Uma breve descrição do currículo dos profissionais envolvidos. Cite resultados e empresas. Esta seção é fundamental para empresas iniciantes com poucos clientes. Contato Endereço, e-mail, telefone, whatsapp – Você pode entender melhor sobre whatsApp para empresas aqui! Apresentações digitais devem ser dinâmicas, contendo muitas imagens e textos curtos. Vídeos cartoon, por exemplo, são uma ótima forma de apresentar sua empresa porque são curtos e animados, deixando a sua apresentação leve e de fácil entendimento do cliente. Os slides ou Prezi devem seguir essa mesma ideia: pouco texto, muitas imagens e dinamismo. Apresentações orais devem ser rápidas e pontuais. Diga sempre as informações mais importantes como o que é a sua empresa e o que ela vende, deixando o cliente querendo saber mais. As outras informações devem vir em forma impressa, como cartão de visita contendo um número de telefone, endereço de email, website, ou seja, informações que levarão o cliente a ter mais esclarecimentos. Na apresentação ao vivo seu grande trunfo é seu relacionamento interpessoal, a forma como você vai agir. A partir da forma como você se comportar poderá gerar empatia ou antipatia com as pessoas que assistirão sua apresentação e, nesse caso, é sempre melhor gerar empatia! Seja simpático (a), sorria falando, mostre entusiasmo com seu produto ou serviço, isso sempre vai gerar bons resultados. Se sua apresentação for gráfica evite informações que possam estar erradas em um curto prazo de tempo. Por exemplo, um produto que ainda não se estabilizou na empresa ou o endereço que pode ser temporário. Apresentações gráficas geralmente são feitas em grandes quantidades e você não quer ter que rabiscar alguma informação caso ela mude. Isso dá um aspecto de semi-profissionalismo. Saiba as necessidades do cliente. Para a apresentação de empresa ter bons resultados, você precisa saber o que o cliente de fato procura. Se sua empresa pode oferecer a ele o que está buscando, deixe isso bem claro. Para provar isso, amostras e protótipos dos produtos podem ajudar. Uma apresentação bem feita pode ajudar a melhorar os resultados de vendas da sua empresa.