Como elaborar o seu plano de negócios?

Para escrever um Plano de Negócios, o empreendedor deve criar uma estrutura básica com as seções organizadas de forma a manter uma sequencia lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos e estratégias, produtos e serviços, o plano de marketing e o plano financeiro

O Plano de Negócios é um documento utilizado pelo empreendedor para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. O plano de Negócios não é o negócio propriamente dito, ele serve para gerenciar de forma mais eficaz a nova empresa e tomar decisões eficazes.

O Plano de Negócios serve também para conseguir os financiamentos e recursos juntos a Bancos, Governo, Sócios e Investidores.

Em síntese, os principais objetivos de um Plano de Negócios segundo o autor José Assis Dornelas (2007), são: 1. Atrair recursos financeiros; 2. Testar a viabilidade de um conceito de negócio; 3. Desenvolver a equipe de gestão; O plano de negócios é o mapa de percurso do empreendedor, e deve ser elaborado pessoalmente, baseado em informação que você mesmo levantou na pesquisa sobre o mercado, os fornecedores, concorrentes e clientes. “ Se quiser que algo seja bem-feito, faça você mesmo”.

Existem outras pessoas interessadas em conhecer o seu plano de negócios, pois vários são os públicos-alvo, os investidores, os capitalistas de riscos, pessoas jurídicas, bancos de investimentos, fornecedores para negociação, matéria-prima e formas de pagamento. Os sócios para convencimento e a formalização da sociedade. A própria empresa internamente, também tem interesse em conhecer o plano de negócios, para comunicar a gerência e aos empregados, quais os objetivos, metas e estratégias do empreendimento.

Para escrever um Plano de Negócios, o empreendedor deve criar uma estrutura básica com as seções organizadas de forma a manter uma sequencia lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos e estratégias, produtos e serviços, o plano de marketing e o plano financeiro.

Segundo Dornelas (2008), a estrutura básica de um plano de negócios é constituída de:

1.CAPA- a primeira parte visualizada por quem ler o seu plano de negócios.

A CAPA deve conter as informações necessárias como o nome da empresa, telefone endereço, site, logotipo, cargos dos empreendedores, endereço e telefones dos donos da empresa, o ano em que o plano foi elaborado e o nome de quem elaborou o plano de negócios.

2. SUMÁRIO- aqui você escreve o título da cada seção do plano e a página respectiva onde se encontra os principais assuntos relacionados em cada seção.

A estrutura de um Sumário se apresenta da seguinte forma: a) Sumário executivo; b) Descrição da empresa; c) Produtos e serviços; d) Mercado e competidores; e) Marketing e vendas; f) Análise estratégica; g) Plano financeiro.

O Sumário executivo é a principal seção de plano de negócios, pois fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o plano. O Sumário Executivo deve conter uma síntese das principais informações que constam no plano de negócios. Ele deve ser dirigido ao público-alvo do plano e ser escrito no final, pois depende de todas as outras seções do plano de negócios a ser elaborada.

No sumário executivo, você faz um resumo dos principais pontos do plano, apresenta os indicadores de viabilidade, o indicador de lucratividade, de rentabilidade, o ponto de equilíbrio e prazo de retorno do investimento. Apresenta também, os dados dos empreendedores, a experiência profissional e atribuições dos sócios. Os dados do empreendimento com a declaração de missão da empresa, os setores de atividade e a firma jurídica, no âmbito federal, estadual e municipal, define também a forma do capital social dos sócios e a origem dos recursos necessários para a abertura da empresa.

Na seção da análise estratégica são definidos os rumos da empresa, sua visão, missão, a situação atual, oportunidades e ameaças, os pontos fortes e fracos, objetivos e metas do seu empreendimento. Na análise estratégica, você faz a análise da matriz FOFA- Forças , Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. As forças ou pontos fortes são características internas da empresa ou de seus proprietários que representam vantagens competitivas sobre seus concorrentes ou uma facilidade para atingir os objetivos propostos, como exemplo: o atendimento personalizado ao cliente, o preço de venda competitivo, a equipe treinada e motivada, e a localização estratégica da empresa.

As oportunidades são situações positivas do ambiente externo que permitem à empresa alcançar seus objetivos ou melhorar sua posição no mercado. Como exemplos; o aumento crescente da demanda por produtos populares, a maior disponibilidade de bens imóveis para locação. As ameaças devem ser evitadas, aquelas situações nas quais se têm pouco controle e que colocam a empresa diante de dificuldades, ocasionando a perda de mercado ou a redução da lucratividade, são os impostos elevados e as exigências legais muito rigorosas.

As fraquezas ou pontos fracos, são os fatores internos que colocam a empresa em situação de desvantagem frente à concorrência ou que prejudicam sua atuação no ramo escolhido, como exemplo podemos citar a falta de experiência anterior no ramo e a pouca qualificação dos funcionários.

Na seção seguinte, vem a descrição da empresa, o histórico, o crescimento e o faturamento dos últimos anos, a previsão de faturamento, a localização e a razão social, impostos e parceiros. Na próxima seção, o empreendedor relata os produtos e serviços, como são produzidos, recursos utilizados, o ciclo de vida, além do processo de pesquisa e desenvolvimento.

Na sequência, você escreve o plano operacional, o plano de recursos humanos, onde serão apresentados o nível educacional e a experiência dos gerentes e executivos. A outra seção importante, que não pode faltar na elaboração do seu plano de negócios, é a análise de mercado. Dados sobre o tamanho do mercado, crescimento do setor, dados sobre os clientes, a localização e uma análise da concorrência. Nesta seção é criado o plano de marketing com detalhes sobre o composto mercadológico: produto, preço, praça e promoção.

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