1. INTRODUÇÃO Independente da área de atuação ou de conhecimento serão abordadas diretrizes gerais e práticas que se aplicam em trabalhos científicos não só podendo ser intuitivos, mas também com base em dados comprobatórios. 2. ELABORANDO O PROJETO DE PESQUISA Segundo Severino (2003), antes de ser realizado um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O pesquisador precisa ter bem claro o seu objeto de pesquisa, como ele se coloca, o problema, hipóteses, elementos teóricos, recursos instrumentais e quais etapas pretendem percorrer. Já Lakatos (2007) assevera que a pesquisa é um reflexivo sistemático, controlado e crítico permitindo descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. Portanto para que seja um trabalho de pesquisa depara-se com vários fatores determinantes, ou seja, a capa contendo o tema do trabalho, desenvolvimento, as referências bibliográficas, considerações finais e vivenciar uma experiência problemática. O trabalho de pesquisa tem como um planejamento das atividades a serem executadas que possibilitará ao pesquisador não só com procedimentos lógicos e metodológicos e sim como temos de organização produzindo um resultado eficaz. 2.1 A Estrutura do Projeto enquanto Texto a) Título: O titilo do trabalho é de extrema importância tendo em vista que o leitor saberá exatamente sobre o que estará lendo inconscientemente tendo uma expressão de impacto. b) Apresentação: Será apresentado como se chegou ao tema, qual foi o problema, que interferiu no processo, porque teve uma opção sendo parte pessoal da exposição do seu trabalho referindo-se ao motivo de ordem pessoal do pesquisador. c) Objeto do problema de pesquisa: Expondo que foi feito na apresentação sendo objetiva e técnica, explicitar como o tema é problematizado deixando claro e delimitando seu trabalho e respondendo nas considerações finais. Qual é o problema a ser resolvido? d) Justificativa: Na justificativa do seu trabalho cabe salientar a contribuição que se espera obter com o resultado da pesquisa. É o processo para que se possa avaliar o que se produziu sobre o assunto. Porque estou fazendo a pesquisa para determinado trabalho? Qual a sua importância? e) Hipóteses e objetivos: Deve ser inserida de maneira avançada para solução do problema, sendo que essas demonstrações constituem um raciocínio lógico de determinada ação. A palavra hipótese, segundo dicionário Aurélio, significa uma suposição, uma resposta plausível relacionada ao tema. Para quê? f) Quadro Teórico: Assevera que são os instrumentos que se apóia para conduzir o trabalho investigativo e seguindo o raciocínio tratando de esclarecer as varias categorias que serão utilizadas para dar conta dos fenômenos abordados e explicados, ou seja, um material de apoio ao pesquisador para se orientar. g) Fontes, procedimentos e etapas: devem ser anunciadas as fontes empíricas, ou seja, relacionado à experiência. Outra está relacionada aos documentos e referências bibliográficas, fazendo com que o pesquisador conta para a realização da pesquisa e os procedimentos metodológicos e técnicos que será usado. h) Cronograma: O pesquisador terá que seguir rigorosamente para que não haja desperdício de tempo, distribuindo as atividades previstas pela pesquisa. i) Bibliografia: estando sempre de acordo as normas técnicas previstas, os títulos básicos, as complementares a serem utilizados para a elaboração do seu trabalho, discriminando se for preciso, as fontes, os textos de referência teórica, os documentos legais que poderão ser consultados em relação ao seu trabalho. 3. DESENVOLVENDO O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Quando se fala em investigação, pode se dizer que usam a intuição, da descoberta, da formulação de hipótese provocando o espírito atuante e ficando muitas incógnitas do que as variáveis. As pessoas são diferentes uma das outras, algumas tendo mais facilidades e outras pessoas com dificuldades em desenvolver o processo de investigação, sendo que a atitude é o melhor caminho pra se começar a trabalhar determinado tema. A Princípio prevalece algumas idéias, outras são abandonadas, acrescentam-se novas, reformulam-se outras, não necessariamente definitiva: inicialmente do ponto de vista lógico, será somente provisória. No momento em que amadurecida uma idéia, se parte de uma formulação definitiva para se aprofundar na investigação considerando um ponto de vista técnico de sua elaboração. 3.1 Levantamento das Fontes e Documentos O trabalho de pesquisa deverá dar conta dos elementos necessários para um bom desenvolvimento do raciocino demonstrativo, intuitivo e crítico do pesquisador recorrendo a um volume significativo e suficiente para execução da pesquisa. De certa forma temos as fontes bibliográficas, a internet que nos dias de hoje está sendo um veículo de comunicação importante, , correio eletrônico, revistas, artigos, sendo fontes confiáveis, pois a internet ou revistas nem sempre temos que acreditar em tudo que está escrito, mas sim um senso crítico e peculiar. 3.2 A Atividade de Pesquisa e a Prática da Documentação Após o levantamento das fontes, é hora da leitura e coleta dos dados como exploração das fontes bibliográfica que o pesquisador deve ter presente a estrutura geral do seu trabalho que essas idéias irão guiar a leitura e a pesquisa inicial. De posse de um roteiro de idéias, parte-se para a análise dos documentos em busca dos elementos que se revelam importantes para o trabalho, como uma triagem em todo material recolhido durante a elaboração da bibliografia, Severino (2003). 3.3 Análise dos dados e a Construção do Raciocínio Demonstrativo Com a construção lógica das idéias pode-se dizer que se faça uma reunião desses dados e montando um roteiro provisório propondo que para o futuro tenha um plano definitivo e plausível. A montagem do livro, capítulo, artigo, entre outros, exige uma certa coerência para que o leitor sinta confiança e se interessa pela obra pesquisada. Com certa coerência pode-se afirmar que existem três partes fundamentais do trabalho, sendo a introdução, o desenvolvimento e a conclusão que dentro desta estrutura que se irá desenvolver o raciocínio demonstrativo do discurso em pauta. Na introdução deve-se conter algo que esta relacionada ao tema, justificativa e uma breve consideração, para que após uma leitura do interessado desperta-se um ganho pecuniário, ou seja, um interesse de cada pessoa em ler o seu trabalho e claro, sendo prazeroso. O desenvolvimento corresponde ao plano elaborado e subdividido para que não confunda o leitor e sim dando uma idéia expressiva e condizente com que elaborou na introdução. A conclusão, sendo elementos que reúnem toda documentação e intuição e solucionando o problema para que fique clara a decisão tomada, ou seja, todo levantamento pesquisado, examinado, discutido e finalmente concluído com uma posição positiva ou negativa. Se for uma pesquisa aberta onde possuem varias críticas ou conclusões, que geram polêmicas é aconselhável uma consideração final. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS De acordo com que foi coletado, analisado, constatou que obteve sucesso nas investigações, intuitivas, racionais, baseadas em livros, revistas, jornais e internet, consideramos que o trabalho está praticamente pronto faltando somente à estrutura do seu trabalho. Para trabalhos de pesquisas científicos do ponto de vista da apresentação geral, estrutura ficaria com a Capa inicial, Página de Rosto, Sumário, Listas de Tabelas e Figuras, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão ou Considerações Finais, Bibliografia ou Referências Bibliográficas e finalmente Capa final do seu trabalho sendo depois da aprovação poderá expor publicamente e com orgulho. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico: 23. ed. rev. atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade, Fundamentos de Metodologia Científica: 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. LUCENA, Gilmar Milewski, FERREIRA, Marlette Cássia, OLIVEIRA, Wagner Rodrigues, Manual para Normalização de Trabalhos Científicos da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos: Ourinhos: Estácio de Sá, 2007.