O Brasil esta em ascensão em relação à tecnologia e a Internet esta cada vez mais acessível, o que contribui para o crescimento na modalidade EAD em diversas instituições de ensino,hoje facilmente podemos fazer um curso à distância, uma atualização pela empresa, enfim, cursos diversos em vários seguimentos estão sendo aplicados através desta modalidade, ultrapassando limites geográficos e condições financeiras. A modalidade EAD para ter realmente sucesso e atingir os seus objetivos conta com três componentes: Tutor , Tecnologia e Conhecimento. A tutoria é fundamental dentro deste contexto, pois este profissional irá interagir com o aluno, irá responder às suas perguntas, media-lo pelo trajeto, indicar um bom caminho, para que assim o conhecimento seja construído. Se o tutor falhar em algum ponto a consequência pode ser a desistência do aluno no curso à distância, por isso a formação e conscientização deste profissional irão influenciar diretamente neste curso. Os dispositivos necessários devem atender uma configuração mínima para que os softwares sejam executados com eficiência e o conhecimento por parte dos professores deve contribuir efetivamente para a construção do saber. O aluno que escolhe esta modalidade precisa também estar consciente da sua atuação, ter comprometimento, disciplina, conhecer um pouco de Informática, e assim buscando com afinco a construção do conhecimento a ponto de conquistar o seu diploma. ENSINO À DISTÂNCIA A Educação à distância é o processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologia, onde professor e aluno ficam separados, mas mantendo total relação para bom desenvolvimento do curso, permitindo também maior adaptação dos horários disponíveis para estudo. Esta relação ocorre com a ajuda de ferramentas online, que são disponibilizadas no portal da Instituição de EAD escolhida pelo aluno. A modalidade foi concebida conforme Otto Peters (1983 apud ARETIO GARCÍA, 1994) como “forma industrial de ensinar e aprender”. Em 1994 universidades brasileiras começaram a pesquisar e ofertar cursos à distância, em 1995 foi criada a Associação Brasileira de Educação a distância (ABED) cujo, a missão da entidade é: 'Contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância. Em 1996, foi publicada a lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB) que oficializou a EAD como modalidade válida na maioria das categorias de ensino. Em 2003, o Ministério da Educação –(MEC) autoriza a oferta de quatro cursos de Bacharelado à distância, O Instituto Universidade Virtual Brasileira, foi credenciado. A regulamentação da EAD, só aconteceu em 2005, com a publicação do Decreto nº 5.622, de 10 de dezembro que regulamentava o art. 80 da LDB e que estabelecia as diretrizes e bases da educação nacional. Com a regulamentação da modalidade EAD no Brasil e a demanda crescendo em busca do ensino à distância muitas pesquisas se iniciaram e gradativamente este modelo de sucesso passou a ser desenvolvido no âmbito nacional, e assim o Brasil deixou de ser importador para ser desenvolvedor de novos projetos que são implantados num tempo aceitável. O Brasil esta em ascensão no seguimento EAD, se consolidando principalmente no curso superior, não poderia ser diferente pois a tecnologia avança muito rápido, a informação esta acessível e a comunicação esta ágil e constante. O mundo tem por necessidade contar com profissionais que tenham uma predisposição para se atualizar e crescer e este terá que desenvolver varias habilidades, entre elas: solucionar problemas,adaptar-se a diversas situações e ter flexibilidade, principalmente no seu modo de pensar e ágil, sendo assim, um novo conceito é estabelecido, onde a formação é desenvolvida ao longo da vida, o crescimento e atualização são inevitáveis e no decorrer desta realidade sistemas bem projetados com ferramentas pedagógicas eficientes são ofertadas aos indivíduos. 1.2 Tutoria na Educação à Distância Apesar das contribuições da modalidade EAD , Segundo Moran a Educação a distância não é um “fast-food” em que o aluno se serve de algo e pronto. Existe diversos fatores que devem ser observados para que a formação do aluno não seja comprometida, o fato é que as práticas educativas devem ser mediadas e diversificadas, tendo aulas presenciais e à distância, pesquisas individuais e virtuais e hora em grupo e presencial , ou seja práticas combinadas. A presença do tutor virtual também é vista como peça fundamental, ele será o mediador entre o aluno, as ferramentas e o conteúdo. É neste novo ambiente em que a educação terá que adaptar-se, desenvolvendo novos métodos pedagógicos e formas diferenciadas de aprendizagem. A educação à distância contempla quatro pilares, que são : aprender a fazer, aprender a ser e aprender ao longo da vida, dentro deste contexto o tutor atua como mediador, facilitador, motivador, enfim, muitas atribuições competem a este profissional , proporcionando ao aluno condições de uma aprendizagem satisfatória. A comunicação entre o tutor e alunos é sem dúvida a chave da modalidade EAD, pois deve ser clara, objetiva e, ao mesmo tempo, possibilitar aproximação, calor humano e compartilhamento de saberes. O tutor deve também criar uma atmosfera descontraída, acolhedora e amiga. Segundo Moran (2000), o papel principal do tutor é amparar os alunos em todos os momentos. É preciso formar o aluno para comunicar-se adequadamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no sentido de construir um ambiente instigante e enxergá-lo como uma fonte de aprendizagem. Diante da importância atribuída ao Tutor o professor que assumir este cargo deve considerar significativamente sua responsabilidade , sendo assim, se ele não tiver os requisitos necessários (tutor+tecnologia+aluno) com certeza irá comprometer todo o curso. O professor dever ser entrevistado e conscientizado dos requisitos, caso seja identificado alguma deficiência no conhecimento tecnológico, antes de atribuir a ele a vaga de tutor a instituição dever primeiro capacita-lo com cursos. As instituições de EaD devem ter a preocupação de formar o tutor através de cursos de capacitação e averiguar o seu desempenho. É importante que se ofereçam permanentemente cursos preparatórios, para que conheçam o funcionamento dessa modalidade de ensino. Hanna (apud Alves; Nova, 2003:37) apresenta algumas sugestões para o professor que deseja iniciar algum curso à distância. Sugere que, logo no início, ele deve: Desenvolver habilidades para o ensino online Conhecer o ambiente online Aprender sobre os recursos tecnológicos. Com o domínio técnico , o professor passa a ser um facilitador, pois irá transmitir este conhecimento aos seus alunos. É fundamental que o aluno perceba a presença da tutoria, através do acompanhamento de seu desenvolvimento acadêmico, do retorno sobre exposição de dúvidas, as quais devem ser respondidas o mais brevemente, das provocações através da apresentação de outros pontos de vista, além de oferecer dicas e outras fontes de pesquisa, através de uma relação de acompanhamento constante. O correto é disponibilizar um feedback tão imediato quanto possível, seja em relação aos trabalhos, seja em relação aos emails enviados, aos fóruns , entre outros. Caso o tutor esqueça de responder as perguntas dos alunos, involuntariamente poderá perde-los ,ou seja, o aluno poderá se sentir desmotivado , sem acompanhamento , sem respaldo , resultando na sua desistência. Outro fator a considerar é a posição do tutor em relação a uma atividade entregue pelo aluno plagiada, caso o tutor queira resolver a questão com o aluno ele deve ter cuidado com as críticas pois alguns estudantes podem se sentir insultados se suas ações forem criticadas, porém é coerente apontar ao aluno onde houve falhas, no seu texto, na escrita, na participação das atividades, esta ação irá contribui para que ele aprenda a estudar e cada vez mais tornar-se autônomo. Para melhor compreensão desse papel entre tutor e aluno, considero pertinente Dewey (1959), quando diz que entre a imaturidade da criança e a experiência amadurecida do adulto, pode se estabelecer uma relação de interação. 1.2.1 Atribuições conferidas ao tutor – Assumir atitude colaborativa e proativa, visando ao aperfeiçoamento constante; – Avaliar o desempenho dos alunos oferecendo retornos constantes sobre suas dificuldades e êxitos no desenvolvimento das competências e habilidadesrequeridas, contribuindo para a superação de dificuldades; – Conhecer o conteúdo do curso de seus alunos, tanto por meio do material didático como de atualizações disponíveis nos meios de comunicação, livros e demais publicações da área; – Estabelecer estratégias de integração da turma na busca da construção coletiva do conhecimento; – Estimular e estabelecer a troca mútua de aprendizado com os alunos, com os colegas e com o coordenador; – Mediar o processo de aprendizagem dos alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, estimulando o trabalho em grupo e uma postura crítica e empreendedora; – Motivar e orientar os alunos para a necessidade de se aprofundar nos conteúdos estudados por meio do material didático, usando meios diversos de conhecimento (livros, artigos, textos de imprensa etc.); – Oferecer esclarecimento permanente às dúvidas e estar atento às sugestões dos alunos em relação à aprendizagem e encaminhar soluções; – Organizar as atividades do grupo de alunos, registrando seus trabalhos e acompanhando o desenvolvimento das competências requeridas nessas atividades; – Orientar os alunos para a sistematização de seus hábitos e métodos de estudo; – Planejar e elaborar aulas, bem como revisar e elaborar conteúdos. Este modelo apresentado por Otto Peters(1983 apud ARETIO GARCIA, 1994) , propõe uma forma industrial de ensinar e aprender, ou seja, aprendizagem em massa, onde a população é atendida em grande escala. O material é disponibilizado ao aluno que terá responsabilidade em realizar as tarefas solicitadas. Neste modelo a responsabilidade do tutor se restringe em receber as atividades, identificar se o aluno está com dúvidas e se está claro o objetivo da unidade de ensino. 1.2.2 A tutoria baseada no auto-didatismo A instituição parte do principio que o seu aluno é adulto e possui condições de construir o conhecimento da maneira que achar conveniente. Esta visão é defendida por Michael Moore(1973), autor da Teoria da Autonomia e Independência Intelectual, sustentada por Charles A. Wedemeyer (1981). Este modelo coloca o tutor com baixa responsabilidade, pois ele faz o papel do 'facilitador', indicando ao aluno que o procura caminhos que podem ser trilhados, sites de busca , disponibiliza material , enfim, o tutor facilita a realização da atividade proposta. 1.2.3 Tutoria como conversação dialógica De uma maneira equilibrada e humanizada este modelo trabalha com a interação e comunicação. Essa teoria é conhecida como 'conversação dialógica guiada', orientada para a aprendizagem, de Borje Holmberg (1970-80), a teoria da distância transacional de Michael Moore (2002) e a teoria da presença transacional de Shin(2002). A construção do conhecimento se faz através das mídias, da autonomia do aluno e na mediação do tutor, que sonda o processo e evidencia a interação dos atores envolvidos, o vínculo entre eles a compreensão das situações psicológicas, tais como, isolamento, dificuldade com as ferramentas, entre outras. 1.3 Educação à distância na formação de professores À meta estabelecida no Plano Nacional de Educação – PNE (2000, p. 74), é ampliar o investimento público em Educação de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% (sete por cento) do Produto Interno Bruto PIB do País no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% (dez por cento) do PIB ao final do decênio. Para que esta meta seja alcançada o modelo EaD esta sendo um instrumento importante para formação e qualificação de professores para o exercício do ensino básico. Apesar da busca em promover a inclusão social, existe uma demanda superior de busca pelo conhecimento em relação a profissionais atuantes. No que se refere à compreensão da EaD como mecanismo de aumento da oferta no ensino superior, o Plano Nacional de Educação – PNE estabelece, na meta nº 4, a formação de um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando-o, inclusive, para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, tanto os regulares como os de educação continuada, observando as metas estabelecidas no capítulo referente a essa modalidade de ensino. (PNE, 2000: 74). O Brasil é um país onde a renda é mal distribuída, por consequência uma grande parte da população não possui condições financeiras, a dificuldade geográfica também impede a freqüência na escola e estes fatores fazem com que a modalidade EAD ganhe cada vez mais forças, possibilitando o ingresso dos indivíduos em diferentes níveis educacionais. 1.1.2 Educação à distância na capacitação/atualização de profissionais Muitas empresas estão investindo na capacitação de seus funcionários através da modalidade EAD, pois os mesmos podem estudar em qualquer lugar com acesso à internet, e assim realizar as atividades dentro do seu ritmo. A construção do conhecimento é constante e imprescindível ao colaborador para que a empresa tenha condições de competir neste mundo globalizado. As empresas precisam capacitar seus colaboradores em tempo reduzido para que possam ser competitivos e também é necessário pensar em reduzir custos, por isso ,a modalidade EAD vem ganhando forças, pois vem de encontro com as expectativas das empresas. Segundo dados do Portal e-Learning Brasil, o ensino pela web no mercado corporativo vem crescendo 40% ao ano. “Esse índice é um pouco superior aos verificados nos EUA e Reino Unido, que já adotaram o EAD há mais tempo”, informa o presidente da MicroPower e do Portal e-Learning Brasil Francisco Soeltl. Empresas como Banco do Brasil e Bradesco investiram na capacitação de seus funcionários através dos cursos EAD em parceiria com a Fundação Getúlio Vargas Online. Se os cursos oferecidos aos funcionários, de diversas agências, fossem presenciais a empresa levaria muito tempo para capacita-los, más através dos cursos online os mesmos tiveram a mesma formação ao mesmo tempo e com qualidade. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) Conforme Barajas (2003) apud Um Salto para o Futuro, AVA pode ser definido como 'um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender'. Este ambiente proporciona aos alunos a possibilidade de aprendizagem constante e através deste suporte tecnológico a troca de informações acontece sem restrições geográficas ou financeiras, a construção do saber é incrementada, concretizada com ações interativas. As instituições acadêmicas e as empresas ao se projetarem percebem que necessitam cada vez mais destas tecnologias, portanto se faz necessário investir em ambientes virtuais para conseguirem atender a demanda. O conceito e aceitação da tecnologia e aprendizagem devem fazer parte da estrutura humana. o Ministério da Educação (2007), conceitua Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como: – Programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato Web. Dentre esses, destacam-se: aulas virtuais, objetos de aprendizagem, simuladores, fóruns, salas de bate-papo,atividades interativas, tarefas virtuais (webquest), modeladores, animações, textos colaborativos (wiki), entre outros. Vários formatos são utilizados para compor o material didático que dará suporte ao aluno, o importante é preparar o recurso adequado para o público certo. FAHY(2004) cita que o material deve ser preparado cuidadosamente e planejado pela equipe considerando o público alvo, sendo assim, PEREIRA(2007), diz ainda que o uso de CD´s e DVD´s devem ser considerados, é um recurso de mão única más que irá garantir o controle total da aprendizagem pelo aluno. PEREIRA(2007) cita a importância do texto e do áudio , ativando assim dois canais sensoriais no aluno, a animação também deve ser contemplada de maneira especial, pois demonstra passo-a-passo procedimentos reconhecidos pelo aluno como complexo. O ambiente virtual deve proporcionar também: – Uma comunicação interativa síncrona, onde os alunos devem participar em tempo real; – Atividades de pesquisa que estimule a construção do saber; – Ambientes para avaliação formativa, pontuando assim sua progressão; Conforme citações acima, muitas são as ferramentas disponíveis para serem aplicadas no ambiente AVA, no entanto as práticas pedagógicas devem ser planejadas cuidadosamente para favorecer a construção do saber. A modalidade EAD se aperfeiçoa , na medida em que as ferramentas vão sendo desenvolvidas acompanhando assim as novas tecnologias de comunicação e informação e assim os instrumentos mediadores de aprendizagem vão melhorando e conseguindo cada vez mais resultados. Ferramentas disponíveis para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Modlle É um software livre que foi desenvolvido por diversos programadores de todo o mundo, é um ambiente modular de aprendizagem dinâmica. Atualmente o Moodle é um sistema consagrado, com uma das maiores bases de usuáriosdo mundo, com mais de 25 mil instalações, mais de 360 mil cursos e mais de 4 milhõesde alunos em 155 países. O sistema suporta uma grande quantidade de alunos logados, A maior instalaçãodo Moodle tem mais de 6 mil cursos e mais de 45.000 alunos. A Universidade Aberta daInglaterra recentemente adotou o Moodle para seus 200.000 estudantes, assim como aUniversidade Aberta do Brasil. O Moodle tem a maior participação de mercadointernacional, com 54% de todos os sistemas de apoio on-line ao ensino e aprendizado. Os professores vão criando o ambiente do curso, inserindo fóruns, questionários, wikis, bate-papo, e-livros; recepção de atividades geradas em arquivos, disponibiliza apostilas, vídeos, enfim todos os recursos para a aprendizagem são disponibilizados pelo Moodle. O Moodle utiliza o conceito de construtivismo, onde o conhecimento vai sendo construído e assim o saber vai sendo desenvolvido. É um ambiente colaborativo e com foco no aluno e não no professor. Para ter acesso ao curso , tanto o professor quanto o aluno dever ter um usuário e uma senha, para que então o ambiente seja disponibilizado. Os alunos podem também editar o seu perfil , foto, onde reside, onde trabalha ,enfim , dando a possibilidade de haver mais interação ao grupo. A ferramenta também é eficiente na avaliação e progressão do aluno, já que possui três instrumentos para pontua-los. O professor pode avaliar os alunos pela quantidade de acessos , pela participação , por exemplo do fórum e por fim avaliação formativa e somativa, através de questionários, dissertativos. O AVA baseado no Moodle tem todas as ferramentas que os professores conteudistasnecessitam para construir o ambiente on-line. Inicialmente estes professores sãotreinados extensamente na filosofia pedagógica e no uso eficiente, rápido e de qualidadedos recursos disponíveis no Moodle. 2.1.2 Wikis É uma ferramenta muito útil e pode contribuir bastante com a construção do saber. O termo Wiki vem da expressão Hawaiana “Wiki wiki” que significa muito rápido. Um Wiki é composto por uma ou várias páginas, interligadas por hiperlink, o professor inicia um assunto e a turma vai colaborando para incrementar as informações. Como exemplo temos o Wikikpédia, onde as pessoas que se interessam pelo assunto abordado vão contribuindo para que o assunto seja bem explanado. Esta ferramenta é muito utilizada em grupos de trabalhos em corporações, empresas e instituições de ensino. O professor que decide por esta ferramenta precisa iniciar o assunto e os alunos vão inserindo mais informações, o professor vai gerenciando o conteúdo incorporado e se encontrar algum texto ofensivo é removido , porém permanece um histórico do ocorrido. Fórum Fóruns são ferramentas poderosas que podem ser utilizadas como um quadro de avisos, enviando assim todas instruções que os alunos deverão seguir para criar a atividade. Esta ferramenta também pode ser utilizada para que o professor crie um assunto e apartir deste os alunos vão se posicionando, deixando registrado o seu pensamento sobre o tema abordado, e assim todos vão contribuindo e deixando o seu parecer. Esta ferramenta é assíncrona , ou seja os alunos não precisam estar on-line ao mesmo tempo para participar do fórum , eles precisam se inscrever no fórum da semana e a partir daí recebem por e-mail todas as postagens e observações realizadas pelo grupo/professor. Ao contrário da ferramenta Chat, onde todos devem estar on-line ao mesmo tempo para que objetivo seja cumprido. 2.1.4 Glossário Toda área possui sua linguagem técnica, termos que são normalmente desconhecidos para os leigos que estão iniciando na área. Com esta ferramenta cada termo importante e que será utilizado durante os estudos são explicados, existindo assim a construção de dicionários, facilitando a comunicação entre alunos e professor. 2.1.5 Vídeo conferência Segundo Santos N. (1998), é uma forma de comunicação interativa que permite que duas ou mais pessoas que estejam em locais diferentes possam se encontrar face-a-face com áudio e comunicação visual em tempo real. Esta ferramenta facilita o acesso a informação e economiza tempo e dinheiro. Blogs Cada vez mais professores e profissionais se apropriam desta ferramenta, onde o usuário não precisa de conhecimento complexo para manipular as informações e as mesmas são postadas cronologicamente , do mais recente para o mais antigo. Os alunos podem acompanhar o andamento de um projeto, analisando a progressão do mesmo e a contribuição de cada integrante do grupo. A educadora Sônia Bertocchi diz que esta ferramenta envolve os alunos num ambiente interativo com grande potencial para se construir o conhecimento. Muitos profissionais utilizam esta ferramenta para expor informações para os setores da empresa, muito executivos possuem seu próprio blog , no ramo da política , os governantes postam seu projetos e conquistas, enfim é um meio de interagir com o conhecimento e criatividade . DropBox É uma aplicação que utiliza o conceito de computação em nuvem, onde o conteúdo é sincronizado com o site a partir da instalação do programa no computador. É possível também não instalar e acessar o DropBox , e assim fazer o upload dos arquivos. Os arquivos podem ser organizados em pastas e as pastas são compartilhadas com o grupo de alunos. Os arquivos disponibilizados na conta podem ocupar até 2GB e podem ser acessados de qualquer parte do mundo e de diferentes equipamentos, como tablet, smartfone, notebooks, entre outros. Second Life É um sistema que tem como objetivo disponibilizar um ambiente virtual em 3D, onde os usuários criam seus avatares , a SL possui inclusive moeda própria , denominada Llinden Dóllar, sendo então possível vender produtos e serviços, comprar e negociar. No mês de outubro de 2007, o número de usuários ultrapassava a faixa dos 9 milhões de pessoas/avatares utilizando o Second Life como meio de sociabilidade, aprendizagem e até mesmo em transações financeiras (mais de 1 milhão de dólares são negociados por dia no SL).. No Brasil, são mais de 250 mil usuários (AVATARE INTERNET, 2007). O professor Doug Pennell ,da TELRport Island, criou um projeto simulando uma viagem (de carrinho) pelo caminho doespermatozóide na fecundação. Outro projeto interessante é o Virtual Hallucinations, da Universidade da California Davis, em que seu avatar faz um percurso sentindo-se como um esquizofrênico (ou seja, tendo visões, ouvindo vozes ). Nonny de la Peña, aluna de mestrado da USC (University of Southern California), recriou recentemente a prisão de Guantánamo: você clica e seu avatar começa a ser torturado. Esta ferramenta é muito especial, pois permite a interação, a simulação de situações que na vida real os alunos poderiam correr riscos , más este ambiente permite ao aluno ter uma visão concreta, visual, com uma sequencia lógica de instruções , possibilitando assim uma construção do conhecimento . 3- ALUNO VIRTUAL A modalidade EAD esta em ascensão , de acordo com a revista escola de 2000 para cá cresceu 45.000% em números de alunos no país , porém algumas pessoas e empresas ficam um pouco receosas em aceitar a formação EAD apresentada pelo candidato. Segundo a Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), Em 2000, 13 cursos superiores reuniam 1.758 alunos. Em 2008, havia 1.752 cursos de graduação e 786.718 alunos em cursos pós-graduação lato sensu. Para os alunos que residem longe da Universidade e também não dispõem de renda o suficiente para investir nos estudos a modalidade vem para ajuda-los a resolver estas questões, como por exemplo, o aluno que é de Ribeirão Cascalheiras, a 900 quilômetros de Cuiabá, pode se formar em Pedagogia pela Universidade federal de Mato Grosso (UFMT), que possui um pólo na cidade. Uma pesquisa dirigida por Dilvo Ristoff e analisada por Anísio Teixeira , do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) , demonstrou que o desempenho dos estudantes nas modalidades EAD se saíram melhor em sete cursos: Pedagogia, Biologia, Física, Matemática ,Ciências Sociais, Administração e Turismo, evidenciando que o fato das aulas serem a distância não significa um défict na aprendizagem A quantidade de alunos que estão optando pela modalidade EAD esta aumentando gradativamente, no entanto muitas informações devem ser observadas para que o mesmo não se decepcione e consequentemente gerando desista do curso. Segundo Laaser (1997),os alunos que buscam esta modalidade possuem formações, objetivos, dificuldades , bem diferentes, uma turma é formada de uma maneira totalmente heterogênia , portanto com necessidades e desempenhos distintos. Com este cenário se faz necessário o papel do coordenador , criando mecanismos para conseguir identificar o perfil do aluno e assim direcioná-lo. Para Azevedo (2007), o aluno virtual é,na maioria das vezes são adultos com mais de 25 anos, que buscam a atualização ou formação através da modalidade EAD porque isto possibilita a eles estudarem em horários disponíveis , já que normalmente trabalham e possuem família. O curso EAD disponibiliza ferramentas como multimídia, hipertexto, realidade virtual, fórum , entre outras, sendo esta realidade totalmente virtual se faz necessário traçar o quanto se pode o perfil do aluno e assim contribuir com mais eficiência em suas necessidades/dificuldades e portanto oferecer maior flexibilidade, personalização e interatividade. Para SMITH (2002) , é possível aplicar teorias que mapeiam o perfil do aluno e assim identificar o quanto as diferenças individuais interferem na efetiva aprendizagem. 3.1Teorias de Estilos de Aprendizagem Segundo ALMEIDA , as característica internas e inconscientes podem direcionar o estilo de aprendizagem que levará o aluno a aprender melhor. Em sua teoria os elementos que contribuem para isso estão ligados ao estilo de vida e podemos destacar alguns: Cultura,Emoções,Motivações,Status Social,Percepções,Personalidade e Valores. Dentre outras teorias existe o modelo Kolb que estabelece quatro fases para diferenciar quatro tipos de estilos de aprendizagem que são : divergente-ativo, convergente-reflexivo, assimiladores-teóricos e acomodadores-pragmáticos. Segundo CAVELLUCCI, os estilos são classificados em quatro dimensões. • Ativo: aprende praticando, prefere trabalhar em grupo – Reflexivo: aprenderefletindo, prefere trabalhar individualmente. • Racional: concreto, prático, busca fatos e procedimentos – Intuitivo: conceitual,inovador, busca teorias e significados. • Visual: prefere a representação visual do material (fotografias, diagramas,fluxogramas) – Verbal: prefere explicações escritas e faladas. • Seqüencial: linear, ordenado, aprende através da execução de pequenas etapas O modelo de Felder / Silverman mostrou-se valioso no desenvolvimento de ummódulo de hipermídia para um curso de ciência da computação. Através de umaversão online do instrumento de Felder / Silverman, uma interface hipermidiáticapermitia que o estudante avaliasse seu estilo de aprendizagem, para depois definircomo o conteúdo deveria ser apresentado (FELDER, 1996). Um questionário foi elaborado pela revista Escola para fazer um mapeamento dos alunos interessados na modalidade e assim poder identificar se o mesmo teria um bom desempenho no curso. As perguntas formuladas foram: a) faz um plano de estudos e um cronograma para cumpri-lo b) dá uma olhada nos conteúdos e seleciona o que tem mais dificuldade c) prioriza e seleciona os conteúdos em que tem mais facilidade a) se atém apenas às páginas relativas aos conteúdos b) se dispersa com sites de relacionamento e afins c) até entra em sites de relacionamento, mas não deixa de estudar por causa disso a) Estabeleço, no cronograma, uma rotina diária ou semanal b) Estudo quando dá c) Procuro estudar conforme as datas das provas e das entregas de trabalho a) Pesquiso possíveis respostas e depois procuro o professor para me ajudar b) Deixo a dúvida para lá e passo para a frente c) Espero até o professor estar disponível para me responder a) costuma buscar referências sobre os assuntos e compartilhá-las com colegas e professor b) se atém aquilo que o professor e os colegas abordam c) só traz novas referências se o assunto em questão é de seu interesse a) adora ler e acha que é a forma mais eficiente de se estudar b) detesta ler e só o faz quando é necessário c) até lê, mas menos do que deveria a) não tem problemas e o faz de forma rápida e eficiente b) se enrola pois não tem muita prática c) escreve apenas o essencial a) uso para tudo e tenho facilidade b) complicada, pois não sei usar os recursos c) não gosto e só uso quando é preciso a) achar um bom curso que seja perto da minha casa b) falta de tempo c) não sei se é o momento ainda Um dos resultados positivos é : Você tem o perfil do aluno de um curso a distância. Organizado, estudioso e pró-ativo, tem todos os pré-requisitos para aprender num curso de qualidade. Um dos resultados negativos é: A Educação a Distância não é a melhor opção para você. Para se dar bem no curso é necessário ter uma rotina de estudos bem planejada, tempo e muita dedicação. Se o aluno estuda apenas quando quer ou nunca pode estudar, o conteúdo se acumula e fica impossível acompanhar as aulas 3.2 Cuidados necessários ao escolher um curso EAd Para o secretário de EAD da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sérgio Franco, alguns cuidados devem ser observados: a) Qual a legislação que regula a educação à distância? b) A instituição é credenciada pelo MEC? c) Pesquisa para saber se a instituição de EAD é idônea e de qualidade? d) Como se dá a relação professor-aluno? e) Quais são as características que um estudante de EAD deve ter? f) O que é um polo de educação à distância? g) Quais são os pontos positivos da EAD? h) A procura pela EAD no Brasil tem mesmo aumentado? i) As empresas preferem profissionais formados em cursos presenciais? j) Como é o cenário mundial da EAD? k) Cursos com disciplinas técnicas, como Engenharia, podem ser oferecidos à distância? 3.3 – Medicina na modalidade EAD Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP identificou que os alunos aprovaram a modalidade EAD. Na especialidade Dermatologia os alunos tem 25 horas para entender sobre o assunto, no entanto não se sentem capazes de atuar tendo apenas esta carga horária, desta maneira a escola proporcionou a metade da turma um complemento nos estudos, disponibilizando as aulas presenciais e aulas à distância. As ferramentas disponibilizadas aos alunos foram video-aulas, textos, forum de discussão e questões de reforço após as aulas. Após este período uma avaliação foi aplicada aos alunos que tiveram somente aula presencial e aos alunos que tiveram aula presencial e à distância , através da modalidade EAD. O resultado demonstrou que os alunos do segundo grupo tiveram um melhor desempenho. Este resultado mostrou também que 98% dos alunos que tiveram aulas à distância aprovaram esta metodologia e por consequência passaram a cobrar aulas deste tipo. Esta modalidade também mostrou a aceitação por parte do aluno/professor pois não precisaram se deslocar para participarem dos estudos. Outro fator que foi positivo por parte dos alunos é o fato dos instrumentos (imagens, discussões, animações) utilizados contribuírem de maneira efetiva a compreensão do conteúdo. A conclusão final do projeto foi positiva, a segurança também contribui para que o conteúdo fosse disponibilizado somente aos alunos cadastrados e entenderam que esta modalidade vem apenas para melhorar a construção do saber. 3.4-Impactos da modalidade EAD Algumas citações de alunos que fizeram cursos EAD: Sou formada bacharel em Administração de Empresas pela faculdade CESPRI – Centro de educacional de Porto em Primavera -SP. E estou concluindo o curso de Artes Visuais pela UNAR – Araras -SP., a qual é EAD. Eu acredito que a EAD foi a melhor invenção já criada no mundo. Quanto a qualidade, para mim, é a mesma que uma sala presencial, o curso para decolar e dar certo depende do aluno e não só dos professores. No meu caso estudo muito, leio, participo dos fóruns e estou amando o curso. Assim que concluir pretendo ingressar em outra. Rosineide Pazzini, 27/10/2012 Hoje, na UNOPAR, temos apenas uma aula por semana, enquanto que o correto seria ter duas ou três aulas por semana, essas aulas viriam a completar o que você vê na semana pela WEBAULA, os cursos são ministrados à distância uma vez por semana, e se nós tivessemos mais uma aula na semana e em uma das semanas no mês fossem três, poderiamos ter um melhor aprendizado. Na semana além da aula à distância, teria um dia na semana que seria para rever, fazer exercícios e discussão com tutores e alunos. E a terceira aula da semana seria para que pudessemos fazer os trabalhos que são exigidos que façamos pela internet, que contam como nota e presença, mas fica difícil pois não ficamos as 24 horas usando o computador. Para mim os cursos em EAD vieram para revolucionar e ajudar aqueles que não se dispõe de tempo para estarem todos os dias em sala de aula, mas precisa ser revista e melhorada a forma de aproveitar o tempo para que o aprendizado seja mais qualificado. Mas da forma que vejo as aulas em EAD, como são dadas, não vejo bons profissionais atuando no mercado. André Alves, 16/10/2012 A EAD não deixa em nada a desejar em relação a educação presencial e acredito que se aprende muito mais com o auxilio da tecnologia e disciplinas desenvolvidas pelo aluno. Além de se ter o conforto e o auxílio do tutores presenciais e a distância e de professores. Porém, para que se tenha uma formação eficaz é necessário escolher uma instituição séria. Abordo esse tema por experiência própria, pois cursava licenciatura em uma universidade presencial o que me exigia todo o horário noturno e gasto com transporte, além de estresse com o transito ao me deslocar de minha residência até a universidade, após passar no vestibular de uma universidade federal iniciei o curso na modalidade EAD e posso afirmar com convicção que não perde em nada no ensino e estou construindo o conhecimento dentro de um processo de ensino compromissado com a formação profissional e ética junto a sociedade. luiz jr, 18/09/2012 Ola pessoal! sou formada bacharel em Administração, curso feito a distância pela UNOPAR do Paraná, depois de ter parado de estudar por 16 anos. E afirmo a quem quer estudar em EAD que não me arrependo, o aprendizado depende do aluno. Maria Lenir Ardenghi Talamini, 21/08/2012 O EaD atualmente dá aos novos discentes uma certa insegurança quanto à questão do reconhecimento nas universidades, porém as pesquisas nos mostram que o resultado em relação ao conhecimento tem sido bem mais proveitoso do que nos ensinamentos presenciais, devido exatamente a sua disciplina e exigência que o EaD vem demonstrando. Tenho plena convicção de que em nossos tempos, esses novos conhecimentos por meio das atuais tecnologias irão se tornando cada vez mais atuantes, basta apenas que a sociedade esteja realmente consciente do seu papel e se insira atualizando-se cada vez mais neste imenso e vasto campo tecnológico. Antonio Batista, 24/05/2012 Acho que banalizou-se a educação, ela é a base de tudo mas se for mal interpretada, mal dirigida, pode pôr no mercado de trabalho profissionais formados sem nenhum preparo. Não acho que a educaçao presencial será substituída pela da distância, mas ela perderá alunos pela promessa do fácil. Estou me formando em pedagogia, foram três anos ali, todo dia na batalha, pessoas com um ensino de finais de semana terão o mesmo diploma que eu. Não estou pondo em dúvida o potencial de pessoas que não têm acesso à faculdade e este é seu único recurso para se atualizar. Pessoas assim seriam ótimos educadores de qualquer jeito, pois o amor à educação está dentro do seu coração. Eu questiono as pessoas que recorrem a estes cursos para obter curso superior sem maiores pretensões. É difícil saber o futuro, mas na ânsia de educar todo mundo, estão “dando asas a cobras”… Lilian, 06/02/2003 Conclusão A modalidade EAD já conquistou uma grande 'fatia' nas instituições de ensino, proporcionando aos interessados uma oportunidade efetiva para buscar formação, para crescer profissionalmente, para se especializar em seguimentos específicos, porém, as pessoas envolvidas devem ter um perfil para que o processo tenha sucesso. Os profissionais que atuam no curso precisam estar capacitados e ter como ponto principal o aluno. Os alunos precisam de respaldo, de mediação, e ter consciência da sua responsabilidade no processo. Muitas ferramentas são utilizadas na modalidade EAD, sendo assim, é exigido do aluno muito mais do que em aulas presenciais pois também terão que conhecer a funcionalidade das ferramentas.O aluno terá também que ser disciplinado, persistente , autodidata, enfim, buscar as informações para que o conhecimento seja construído. Muitos docentes estão percebendo esta grande tendência e estão investindo nesta modalidade, buscando formação para atuarem com eficiência. Muitas instituições compreendem a importância da boa formação dos profissionais envolvidos e também investem em capacitações para que os mesmos atuem com qualidade. A modalidade também tem os pontos negativos, pois muitos alunos se matriculam sem ter o perfil necessário, muitas dúvidas não são sanadas, muitos tutores deixam a desejar, muitos alunos não conseguem dominar as ferramentas propostas e acabam desistindo do curso, porém, a modalidade EAD vem sendo a opção de um grupo específico, aqueles que têm dificuldade para se deslocar ate a escola, que não possuem condições financeiras favoráveis para pagar investir nos estudos, ou aqueles que tem problemas para conciliar o horário da escola e do trabalho, por isso, a modalidade à distância permite ao aluno se formar conforme as suas condições. Bibliografia MONTEIRO,S.Futuros Médicos estudam à distância.Agência Usp de Notícias.2013. Disponível em : http://www.usp.br/agen/?p=101938. Acesso em 13/8/2013 LOPES,A.Cultura Wiki facilita o processo de educação.Aix Sistemas.2008. Disponível em: http://www.aix.com.br/educacao-a-distancia/cultura-wiki-facilita-o-processo-de-educacao.html. Acesso em 4/12/2013 TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação Disponível em: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm Acesso em 27/8/2013 SABBATINI,Renato.A plataforma Moodle.Instituto EduMed.2007. Disponível em: http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf . Acesso em 10/12/2013 MATTAR,João Augusto.O uso do Second life como ambiente virtual de aprendizagem.Comunidades Virtuais.2007. Disponível em :http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/trab/jamn.pdf.Acesso em 10/12/2013 FRANCO,Sérgio.Como escolher um curso à distância sem correr riscos.Unisinos Educação à Distância.2011. Disponível em: http://www.unisinos.br/blogs/ead/2011/07/14/como-escolher-um-curso-a-distancia-sem-correr-riscos/. Acesso em : 14/12/2013 http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/teste-voce-tem-perfil-aluno-educacao-distancia-512197.shtml. Acesso em: 17/12/2103 http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.php?cod_per=15 . Acesso em: 17/12/2013 http://pt.slideshare.net/Cecifm/apresentao-sobre-a-plataforma-edmodo. Acesso em : 16/1/2014. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.