A Logística e a Cadeia de Valor

A Logística e a Cadeia de Valor O conceito de cadeia de valor formulado por Porter (1986) destaca a agregação de valor através da realização de atividades primárias e secundárias. Para Porter, não é possível entender a vantagem competitiva sem analisar a empresa como um todo. A análise da cadeia de valor busca enxergar a empresa como um conjunto de atividades inter-relacionadas que buscam agregar valor específico ao cliente. Muitos autores destacam ainda que a cadeia de valor é um modelo que descreve como um produto se movimenta desde a etapa da matéria-prima até o consumidor final, sendo que o objetivo é adicionar o máximo de valor aos elos da cadeia de maneira menos dispendiosa possível. Segundo o conceito de Porter, as atividades que geram valor podem ser agrupadas em atividades primárias e atividades de apoio, e podem ser explicadas da seguinte forma: a) Atividades Primárias Logística Interna: atividades relacionadas com o manuseio de materiais, armazenagem e controle de estoques utilizadas para receber e disseminar os insumos de um produto. Operações: atividades necessárias para converter os insumos fornecidos pela logística interna na forma de produto final. Logística Externa: atividades relacionadas com a coleta, armazenagem e distribuição física do produto final para o cliente. Marketing e Vendas: atividades concluídas para fornecer os meios que permitam que os clientes adquiram os produtos e induzam a adquiri-los. Serviços: atividades destinadas a realçar ou manter o valor de um produto
b) Atividades de Apoio Suprimento de serviços e materiais: atividades realizadas visando a compra dos insumos necessários à fabricação dos produtos, bem como ativos fixos máquinas, equipamentos de laboratórios, equipamentos e materiais de escritórios e edificações. Desenvolvimento tecnológico: atividades realizadas com o objetivo de melhorar o produto e os processos utilizados em sua fabricação. Assume várias formas, como equipamentos de processo, pesquisa básica, design do produto e procedimentos de serviços. Desenvolvimento tecnológico: atividades realizadas com o objetivo de melhorar o produto e os processos utilizados em sua fabricação. Assume várias formas, como equipamentos de processo, pesquisa básica, design do produto e procedimentos de serviços. Gestão de Recursos Humanos: atividades relacionadas com recrutamento e seleção, admissão, treinamento, desenvolvimento e remuneração do pessoal. Infra-estrutura da organização: inclui atividades necessárias ao apoio total de toda a cadeia de valor como direção geral da organização, planejamento, finanças, contabilidade, apoio legal e relações governamentais. A partir da infra-estrutura, a organização tenta identificar de forma eficaz e consistente as oportunidades e ameaças externas, os recursos e capacidades e fornecer apoio às competências essenciais. É importante ressaltar que, o sucesso da organização, depende não apenas da excelência do trabalho de cada departamento isoladamente, mas principalmente da coordenação e integração destes. Como podemos perceber, o conceito de cadeia de valor está diretamente ligado aos conceitos de logísticas e sendo assim, podemos entender que as empresas que buscam a otimização de seus processos logísticos buscam também adicionar valor aos produtos e serviços ofertados aos seus clientes, fornecedores e colaboradores, conseguindo assim, aumentar a sua vantagem competitiva. * Por Hélio Meirim hrmeirim@ig.com.br Mestrando em Administração possui especializações em Logística, Marketing, Análise e Projeto de Sistemas, Gestão da Qualidade e Docência Superior; Nos últimos 15 anos atuou como executivo de Logística em empresas nacionais e multinacionais, coordenando as áreas de Planejamento da Produção, Manufatura, Compras, Estoques, Almoxarifados, Importação e Exportação, Faturamento, Distribuição / Transporte e Serviço ao Cliente. Durante sua carreira desenvolveu projetos logísticos no Brasil e no Exterior(EUA, México, Chile, Portugal e Espanha). Professor universitário e associado da HRM Logística onde desenvolve projetos de Consultoria e Treinamento nas áreas de Logística e Estratégia Empresarial.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.