Se suprir uma empresa é importante, e vender é o que a mantém, não se pode perder todo este trabalho no momento da entrega. Pouco valorizada até então, a entrega ou a distribuição dos itens aos clientes passa a ser algo que podemos encarar como o diferencial para muitas empresas. Entregar no tempo certo, no tempo oportuno transformou-se em obrigação na realidade atual. Os maiores desafios têm sido realmente a busca por saídas rápidas, eficientes e a um custo interessante. pode-se facilmente perder uma parte do lucro da operação de vendas simplesmente com uma entrega desastrosa, cara e atrapalhada. Parece simples entregar, mais a realidade não mostra esta face tão amiga. Dificuldades como o trânsito, acesso aos locais (prédios, condomínios, ou empresas com normas rígidas de recebimento), gera um verdadeiro tumulto no setor de entregas de uma empresa de porte médio. Temos nos deparado constantemente com este problema, entregar torna-se prática complexa quando por exemplo não enxergamos que ela é a continuidade da venda e que o cliente exige bons serviços em toda a relação comercial. Portanto a entrega começa na boa abordagem da venda, principalmente identificar claramente as necessidades do cliente, se trata-se de uma urgência, de uma necessidade casual ou então se pode ser algo planejado. Devemos sempre caminhar para o planejamento, conduzir a negociação de forma clara sem transferir a responsabilidade para a entrega, imaginando ser um setor externo da empresa, e acreditar que isto isenta a responsabilidade se houver uma falha na entrega. Neste primeiro momento é importante estar ciente da responsabilidade da entrega e qual o impacto que esta pode ter se não for concretizada. Portanto não oferecer o “impossível” parece ser o caminho, aliado ao bom senso nas negociações de vendas. Feito este passo de forma consciente, devemos agora entender como empresa que precisamos honrar o prazo junto ao cliente. planejar-se para a atividade e buscar um serviço que possa representar bem a empresa, neste momento tão importante. Recordemos bem que a entrega é a continuidade da venda, portanto o zelo e respeito ao cliente deve continuar, disponibilizando uma frota apresentavel e segura, como também pessoal vestidas de forma correta e respeitosa, e treinados para apoiar esta atividade. Não podemos crer que entregar de qualquer forma e as pressas resolve, temos que entender que a entrega é a extensão da empresa, é como se o vendedor estivesse ali complementando a venda. Outro fato importante é usar a tecnologia, com ferramentas que possam passar ao cliente a previsão de entregas com data e hora. Isto deve ser reforçado nos momento que ocorrem as anomalias (problemas). acompanhamento é a palavra de ordem. Ter metas de entregas, acompanhar e tratar as distorções. comunicar ao cliente de forma antecipada eventuais atrasos e posicionar este sobre a nova data e hora da entrega é parte deste sistema. Portanto a gestão e o controle da informação é a garantia do sucesso desta operação. Não existem milagres neste setor, no entanto aqueles que tratarem de forma séria e ágil terão muito sucesso em seus empreendimentos comerciais. Portanto devemos nos dedicar ao tema e buscar as melhorias que o setor exige, vamos persistir e buscar alternativas para a realidade atual. Walderik Araújo.