A importância da Tecnologia de Informação nas organizações

A sociedade atual caracteriza-se por alto grau de competitividade. As organizações contemporâneas estão inseridas nesse meio; entretanto, a diferenciação torna-se um fator fundamental ao desenvolvimento de suas atividades. O objetivo dessa variação está presente na atividade de elaboração de estratégias. A diferenciação consiste em distinguir o produto perante os clientes, criando algo que seja considerado exclusivo do mesmo.

O ambiente de negócios, atualmente, requer esforços na busca pela qualidade, o que constitui fator importante para uma organização que objetiva a caracterização de seus produtos ou serviços como únicos.

Sendo a Tecnologia da Informação (TI) definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, é necessário fazer uso dos recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo.

A nova economia mundial, baseada na Tecnologia de Informação, requer das organizações um conhecimento para coletar, trabalhar, interpretar e gerenciar este recurso. O desenvolvimento e o domínio destas habilidades serão fundamentais para as organizações buscarem uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, sendo necessário um engajamento na constante busca por inovação. Em contrapartida, as organizações que resistirem à economia da informação serão facilmente vencidas pela concorrência.

É importante ressaltar que, altos investimentos em tecnologia da informação não são suficientes para gerar vantagem competitiva. Uma maior capacidade de uma empresa diante de seus concorrentes só será obtida através do uso inteligente da TI, ação que se concretizará através do real uso deste recurso estratégico sob a ótica da lucratividade e competitividade empresarial.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.