A importância da rotina

A rotina é algo primordial para quem quer planejar grandes objetivos na vida. Sem ela, é possível que a nossa sociedade não tivesse evoluído para os parâmetros atuais.

É comum que a sociedade – sobretudo nos dias atuais, em que as novas tecnologias e as redes sociais pautam o dia a dia – encarem a expressão rotina com certo receio. Rotina, para a maioria das pessoas, remete a algo monótono, chato, cansativo, que não dá prazer. Quando querem fazer algo novo, as pessoas costumam dizer que “vão sair da rotina”, isso sim vale pena, diverte e emociona.

Vale dizer, no entanto, que a rotina é algo primordial para quem quer planejar grandes objetivos na vida. Sem ela, é possível que a nossa sociedade não tivesse evoluído para os parâmetros atuais. A fixação da nossa espécie em determinados lugares, assim como o desenvolvimento da agricultura, buscava uma realidade menos instável para a sobrevivência. Sem isso, ainda estaríamos vagando em busca de alimentos.

Questões fundamentais em nossa vida, como cumprir um horário no trabalho, ter um horário para dormir, para se alimentar, ou se exercitar, nada mais são do que rotina. Na faculdade, pós graduação, MBA, ou em qualquer tipo de qualificação, lá está ela de novo: a rotina das aulas, das provas, dos trabalhos, sem a qual não experimentaríamos, provavelmente, novos conhecimentos.

Isso não implica dizer, evidentemente, que a nossa vida deve ser uma sucessão cronometrada de rotinas para cada ação que devemos fazer. É importante que tenhamos tempo para conhecermos coisas novas, que não estão no nosso dia a dia. No entanto, quando reclamamos da rotina, mal sabemos que é justamente a organização dela que vai nos permitir mais momentos de folga.

A organização da rotina é, portanto, não uma inimiga a ser combatida, mas um caminho que pode nos possibilitar planejamento para os nossos sonhos e objetivos, ao mesmo tempo em que pode nos criar mais tempo para as atividades de lazer que desejamos, como viagens e passeios com a família. Assim como só é possível a existência do som por causa do silêncio, para fugir da rotina, é necessário ter pelo menos um pouco de rotina na vida.


ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento