O mercado está cada dia mais inovador, sobressaindo-se aquele que busca algo que traem e retém o cliente. A qualidade no atendimento não é apenas falar bem num atendimento e, sim, deixar o cliente satisfeito com seus produtos e serviços prestados, ou seja, você tem que superar as expectativas do cliente, desde atendimento a até o produto final. Para se ter um atendimento eficaz, com qualidade, é importante que o nível de atendimento seja aprimorado nas organizações constantemente. O cliente interno precisa está preparado, buscando conhecimentos e recursos para aprimorar, cada vez mais, seu atendimento. A organização tem que buscar estratégias e inovações para ter um produto com qualidade, pois os consumidores estão buscando novidades, ficando mais exigentes, e com isso é necessário satisfazer suas necessidades e desejos. É essencial que as empresas saibam que o cliente é a peça fundamental de uma organização, e procurem atender suas expectativas, ou terão poucas chances de vencer os desafios lançados pelo o mercado. Cada cliente perdido representa um cliente ganho pelo concorrente. 1.Compreendendo o Termo Qualidade A gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa. Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra Mundial para corrigir os erros dos produtos bélicos, mas anteriormente o termo utilizado era 'Controle de Processos'. Com sua evolução, passou a denominar-se Garantia da Qualidade, utilizando normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle da Qualidade, no início do século XX por Frederick Taylor e Ford. Qualidade tem um amplo significado, ela Pode ser interpretada de diversas maneiras, ou seja, ela pode representar busca da satisfação, a excelência e a fidelização, agregando valores aos produtos e serviços adquiridos e destinados. A busca pela a qualidade é muito intensa, ela não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado e, sim, uma necessidade de sobrevivência. Para a empresa ganhar confiança no mercado, ela precisa produzir e oferecer produtos e serviços com qualidade, ganhando, assim, durabilidade. 1.1 Qualidade no atendimento ao cliente Qualidade é essencial para o desenvolvimento de um trabalho bem feito. Nem todas as empresas fazem disso uma prática. Pensar somente no lucro sem qualidade é pensar a curto prazo. Os clientes querem cada vez mais qualidade nos produtos e serviços.Não basta somente o treinamento para garantir a qualidade,pois o importante é fazê-lo de maneira correta.A qualidade no atendimento esta simplificada nos indicadores da limpeza, verdade e prazer. 1.2 Qualidade Total Apesar do movimento da qualidade total ser fundamentado na administração norte-americana, os princípios da qualidade total foram consolidados, após a II Guerra Mundial, no Japão com os círculos de controle da qualidade. Nos países ocidentais os princípios foram difundidos somente a partir da década de 1970.A qualidade total compreendida como uma técnica de administração composta porprogramas, ferramentas e método surgiu para fins de controle do processo de produção dasorganizações competitivas. O resultado desta sistematização (qualidade total) foi obtenção de bens e serviçoscom baixo custo, melhor qualidade e acima de tudo, atendimento das exigências dos clientes.Treinamento como ferramenta da qualidade total Diversos são os desafios de uma empresa que pretende investir em treinamento de funcionários. O desafio pode ser a própria rejeição de parte dos funcionários se negando a participarem de treinamentos e desenvolvimento em prol dos objetivos da empresa. Acontece de funcionários que estão acostumados com a mesma rotina de trabalho não conseguirem ter uma visão de crescimento profissional, já que consideram o investimento alto, além de exigir tempo, dedicação e automotivação. É uma experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade de desempenhar um cargo. Também é um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. 1.3 Entendendo o Consumidor (Cliente) Na antiga economia a concorrência era menor e a caderneta era considerada aferramenta de relacionamento que melhor definia o significado da palavra cliente. No velho contexto, o conceito de cliente era o sujeito que entrava no estabelecimento comercial, chamava a atenção batendo sua mão no balcão e fazia seu pedido do produto que desejavacomprar. Como o cliente não tinha muitas opções de produtos e pontos comerciais, se nãoficasse satisfeito, deixaria de adquirir a mercadoria ou então voltaria contra sua vontade noestabelecimento. O poder estava nas mãos dos proprietários do comércio.