Este artigo tem como objetivo demonstrar a eficiência do Planejamento Estratégico em uma empresa de pequeno porte, especializada em equipamentos de prevenção ao incêndio. O objetivo principal é demonstrar técnicas necessárias para o crescimento corporativo, otimizando seus resultados. Quais são os elementos consideráveis para o melhor desempenho organizacional de uma pequena empresa do ramo diante do Planejamento Estratégico e quais vantagens ele agregará para a empresa? Assim, através de um estudo de caso exploratório, algo que aparenta estar distante das pequenas empresas, é visto como condição necessária para a sobrevivência da mesma. O Brasil possui aproximadamente 5.500 municípios constando no período de 2009 a 2019 apenas 32 empresas credenciadas no INMETRO para inspeção e manutenção de extintores registradas e autorizadas para realizarem esse tipo de serviço, sendo a maioria delas pequenas empresas de acordo com o registro no INMETRO. Esse artigo se justifica pelo fato das pequenas empresas não apresentarem um planejamento estratégico em seu desenvolvimento, grande parte delas se apoiam somente no conhecimento de seus gestores e ao decorrer de seus processos acabam não percebendo a ineficiência das suas atividades e podem chegar a falência. Palavras Chaves: Eficiência, Crescimento, Pequena Empresa, Sobrevivência e Planejamento Estratégico. Introdução Afim de que, uma empresa se torne competitiva no mercado, destacado por evoluções continuas, esse artigo tem como objetivo trazer para empresa as inúmeras vantagens de se implantar o planejamento estratégico em uma pequena empresa de manutenção e vendas de equipamentos de combate e prevenção ao incêndio. Gerando a ela capacidade de elaborar meios para alcançar a otimização de seus resultados, de maneira eficiente, eficaz e efetiva, ou seja, fazer com que a empresa atinja os objetivos previstos e alcançar os resultados, utilizando as formas mais econômicas, precisas e saudáveis possíveis. A maioria das pequenas empresas não possuem um planejamento estratégico, pois muitas delas fundamentam seu desenvolvimento no conhecimento prático e técnico de seu gestor e até mesmo em seus funcionários com mais experiências e acabam não percebendo seu declínio diante da falta de um planejamento. Os gestores de pequenas empresas muitas vezes desconhecem essa ferramenta tão importante para seu desenvolvimento ou até mesmo sentem receio e desconfiam da eficiência da mesma, isso se dá pela falta de conhecimento que os pequeno negócios possuem, e aqueles que as conhecem tem a tendência em pensar que este tipo de ferramenta somente é válida para empresas grandes sendo que o Planejamento Estratégico pode ser desenvolvido para qualquer área e quando bem aplicado gera ganhos imensuráveis para a empresa. 'Micro e pequenas empresas tendem a se diferenciar das grandes empresas em relação a sua sobrevivência e crescimento, o que depende de uma única pessoa no caso o proprietário ensinando a falta de Cultura organizacional e a centralização para a tomada de decisão, gerando assim, uma dificuldade de planejamento e formação de estratégias, já que as atividades diárias acabam por consumir todo o tempo do proprietário ou gerente. ' (Souza 2017) Ainda existem muitas empresas que são construídas sem nenhum tipo de planejamento e por esse motivo, essas não crescem e ficam paradas no tempo, correndo um grande risco de fecharem suas portas para sempre. Dados apresentados pelo Sebrae da pesquisa de sobrevivência das empresas no Brasil divulgou que a 'falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no país, sendo que 97% de todas as organizações do país são micro e pequenas empresas. ' (SEBRAE, 2016) Dornelas (2005), 'aponta como a as principais causas para o insucesso de pequenas empresas, a falta de planejamento, deficiência na gestão políticas de apoio, insuficiente conjuntura econômica e fatores pessoais. ' Deste modo, o planejamento estratégico gera uma possibilidade de análises dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, gerando estratégias para alcançar os objetivos desejados. Acredita-se que com essa implantação a empresa desenvolva melhor sugestão tomada de decisão, clientes, concorrentes e parcerias garantido sua sobrevivência no mercado. Através de um estudo de caso exploratório, onde busca-se por meio de métodos e critérios uma proximidade da realidade do tema estudado. ' Por ser um tipo de pesquisa muito específica quase sempre ela assume a forma de um estudo de caso. ' (GIL, 2008) 'Pesquisa exploratória é quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que vamos investigar, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. (Prodanov; Freitas, 2013). Diante de um levantamento bibliográfico, que irá permitir a escolha de técnicas adequadas para decidir sobre questões relacionadas a introdução do planejamento estratégico em uma pequena empresa do ramo. Essa pesquisa vai ter como base autores renomados entre outros artigos e pesquisas. Para levantamento de dados, foi escolhida uma pequena empresa de manutenção e vendas de equipamento de prevenção e controle ao incêndio, na cidade de Cerquilho, que atua no ramo há cerca de 10 anos e está à procura de inovação e destaque no mercado. Vai ser aplicada na alta administração e gerência para obter as principais problemáticas na empresa, como a falha na comunicação que colaboram com os frequentes erros de data de entrega de extintores, que devem ser de conhecimento geral a data de entrada e saída dos equipamentos conforme combinado com o cliente, agendamento de visitas que também deve ser de conhecimento de todos pois a empresa em questão possui somente um técnico responsável e o mesmo deve realizar todas elas, dito isso as visitas devem ser programadas corretamente para evitar os conflitos de horários que são constantes pela falta de comunicação entre os colaboradores. Falta de conhecimento hierárquico na empresa, todos devem ter bem claro suas funções e a quem se reportar mantendo a hierarquia e o respeito dentro da organização. Com informações necessárias, um estudo será realizado para conhecimento da melhor ferramenta disponível, será cruzada as informações obtidas com as técnicas e ferramentas do planejamento estratégico, para chegar a melhor retorno possível. O Planejamento Estratégico está dividido em fases, que devem ser trabalhadas na empresa para um bom desenvolvimento. Identificação das Oportunidades, Ameaças do Ambiente Externo, Pontos Fortes e Fracos do Ambiente Interno, Definição de Visão, Missão e Objetivos Estratégicos, Implementação, Feedback e Controle. (KOTLER, 1999) A Metodologia aplicada neste artigo vai ser baseada nesta definição, para que a empresa possa aprender a identifica-los e trabalha-los corretamente, em busca de efetividade. Planejamento Planejar significa o ato de criar, preparar antecipadamente uma ação, formar meios para atingir um determinado objetivo. Esta atividade é importante para compreensão dos pontos fortes ou aqueles que podem ser potencializados. Para Storner e Freeman (1995), 'o planejamento possui dois aspectos básicos, vitais para organizações: determinação dos objetivos da organização e escolha dos meios para alcançar estes objetivos. Vale enfatizar que estes aspectos básicos não podem ser encarados como intuitivos. Necessitando de métodos, técnicas, planos ou lógica para suporta-los. ' Portanto o Planejamento é uma importante ferramenta de gestão que se relaciona com o preparar, organizar e estruturar uma tarefa. É de extrema importância em tomadas de decisões e na execução de projetos, confirmando os resultados com feedback, se as decisões tomadas deram certo ou não. Essa ferramenta prevê processos futuros preparando a organização com ações preventivas e reparadoras. Estratégia A estratégia é uma competência de desenvolvimento de operações para atingir objetivos. Consiste em um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais para atingir o melhor desempenho da empresa. Acarreta em apontamentos detalhados de recursos disponíveis em capacidades reais, direcionamento, concorrência entre outras tantas práticas voltadas para a meta da organização. Segundo Costa Silva (2002), 'a estratégia é de maneira global, linhas mestras ou cursos de ação para seguir com intuito de resolver algo predefinido, ou ainda movimento ou movimentos executados por determinadas empresas. ' Na ideia de Montgomery (1980), 'estratégia é analisar processos existentes atualmente para definição e ajustes para alcançar o estabelecido como meta. ' Estratégias são um conjunto de técnicas elaboradas para que a empresa possa atingir seus propósitos e ou melhorar a produtividade e os resultados da empresa. No mundo atual totalmente competitivo a elaboração de estratégias é extrema importância para que a mesma possa conferir vantagens aos seus concorrentes. Planejamento Estratégico O planejamento estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas, conduz para a direção correta, auxiliando em seu diagnóstico oportunidades e ameaças. O planejamento estratégico é um conceito onde o próprio nome explica as suas definições, planejamento é a elaboração e preparação para um futuro desejado, formar uma rota para atingir uma situação proposta. Essa junção de duas habilidades nomeia-se, planejamento estratégico. É o planejar estratégias para uma organização e definir como ela pode e vai ser atingida. A empresa estuda (Ward, 2003)a sua situação atual e elabora uma projeção para seu futuro, como ela vai estar depois de algum tempo. São processos metodológicos para definição de alvos e objetivos, empreendimentos de valores, recursos e tomada de decisões com a finalidade de obter um resultado otimizado. Para (Kotler 2000), 'o planejamento estratégico é como um processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos as habilidades e os recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em constante mudança. ' De acordo com (Chiavenato 1995), ' o planejamento estratégico é associado com um Horizonte situado de longo prazo. É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. ' Já para Oliveira (2007), é visto 'como um processo administrativo para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de fatores externos – não controlados – e atuando de forma inovadora e diferenciada. ' Fica claro que o planejamento estratégico nada mais é do que planejar estratégias para a maximização dos resultados para o futuro da empresa. Apesar de proporcionar essa direção muitas empresas são construídas sem nenhum tipo de Planejamento. É exatamente por esse motivo que não crescem e ficam estagnada com a probabilidade de fechamento. Significativa parte das empresas raramente usufruem dessas ferramentas, sendo a maior parte as micro e pequenas empresas. Pequenas Empresas As pequenas empresas são aquelas com particularidades diferentes, se caracterizando pelo seu limite de funcionários e faturamento. São empreendedores que empregam uma base de 52% de pessoas com carteira assinada no Brasil, sendo que 99% das empresas são consideradas micro e pequena empresa de acordo com o (Sebrae 2016). São consideradas pequenas empresas as que tem um faturamento anual superior a 360.000 reais e igual ou inferior a 3.600.000 reais, ou as que empregam de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços e 20 a 99 pessoas nas indústrias e construção. (Sebrae 2016). Define-se através do faturamento anual pela quantidade de número de funcionários. A microempresa é a sociedade empresária registrada no órgão competente que tenha uma receita bruta igual ou inferior a 360.000 reais ou aquela que emprega nove pessoas no caso do comércio ou serviço e 19 nos setores industriais e construção, (Sebrae). 'É notória a importância destas empresas na economia brasileira, dado que representam 98% das empresas existentes no país, além de serem geradoras de 67% dos empregos, ofertam produtos e serviços em nichos de mercado, participando de 20% do PIB brasileiro. (SEBRAE, 2010). ' Essas são definidas e regularizadas pela lei complementar 123/2006, conhecida como lei geral da micro e pequena empresa (MPE), que tem um papel de fortalecer a competitividade dos pequenos negócios. A Importância do Planejamento Estratégico na Pequena Empresa Pode se afirmar que o planejamento estratégico inserido em uma pequena empresa e um suporte de profissionais bem engajados, pode viabilizar a sobrevivência e um padrão de qualidade no negócio. Porem a preocupação com a falta de conhecimento das ferramentas referente ao planejamento, quando em comparação a uma grande empresa que possui acessos de forma facilitada e contam com profissionais bem preparados para os apoiar. 'Nas pequenas empresas, maioria dos casos, se direciona a atenção para o atendimento a uma série de eventos que dizem respeito somente ao cotidiano. Pois além do aspecto multifuncional verificado entre os profissionais, destaca-se ainda o fato do processo de gestão ficar a cargo dos sócios –proprietários (Silva 2007). ' 'Em função das suas limitações próprias dos modelos de negócio as pequenas empresas não devem atuar em várias frente simultaneamente, e devem assim analisar e direcionar estrategicamente suas ações para otimizar os recursos diversos investidos. ' (OLIVEIRA,1998) 'As pequenas empresas são eficientes no seu dia-a-dia, mas ineficazes nas decisões estratégicas, mas ineficazes nas decisões estratégicas. Há que se ponderar sobre esse paradoxo, apesar das reconhecidas limitações de recursos e profissionais, se compensa investir no desenvolvimento do Planejamento Estratégico para ampliar as chances de manutenção dos modelos de negócio ao longo do tempo, pois minimamente as pequenas empresas terão ao seu lado maior agilidade para reagir ás adversidades vivenciadas, quando previamente detectadas. ( Almeida 1994)' O planejamento estratégico da a base para organização para sustentar preparação de estratégias. Procurando ajudar, mapeando as problemáticas, porém para que isso ocorra a empresa deve ter funcionários qualificados para manter os processos sempre corretos. Entre tanto, muitas empresas evitam acrescentar o Planejamento Estratégico em suas operações e ignoram a necessidade e os benefícios que essa ferramenta traz, por se julgarem incapazes de absorver mais uma tarefa dentre todas já existentes. Estudo de Caso Com base na Metodologia de estudo exploratório foi realizado um levantamento literário e de informações reais atualizadas pela empresa em questão, onde foi diagnosticado as principais problemáticas primordiais neste momento, para que se de ênfase nos resultados referentes as mesmas. A empresa escolhida está situada em uma cidade do interior de São Paulo na cidade de Cerquilho onde existe 45.142 habitantes, porem ela atende em um raio de 100km pela região em qual possui diversos clientes e parcerias fortes de vendas e manutenção de equipamentos contra incêndio. Está em funcionamento desde o ano de 2009 fazendo exatos 10 anos de atuação na área. Para fazer manutenção periódica de extintores não é aceito qualquer empresa, a mesma deve ter credenciamento no Inmetro, que usa essa licença para atestar a qualidade de manutenção, inspeção e recarga de extintores de incêndio. Existem vários tipos de extintores e capacidades diferentes, cada qual possui normas a serem realizadas em seus processos e a empresa deve atender fielmente a cada uma delas para garantir a segurança do cliente, funcionários e manter sua licença ativa. Além de ser necessário treinamento de funcionários e certificação. Os extintores são coletados conforme a data de vencimento que está no cadastro de cada cliente, quando já são clientes. Caso não seja a empresa abre um cadastro imediatamente para que todo e qualquer serviço realizado fique salvo facilitando o acompanhamento da vida útil do equipamento, vencimentos e manutenções. Neles são realizados a manutenção ou inspeção e testes quando necessário, conforme norma ou situação do equipamento. Tendo como data mínima de 07 dias dentro da oficina, porem existem casos específicos que exigem menos ou até mais dias dentro da empresa. A empresa é responsável por retirar e entregar os equipamentos, variando do que cada cliente exige. Após o término do serviço os equipamentos são entregues e faturados conforme o combinado. Esse processo é realizado anualmente, pois sua validade é de 1 ano, aqueles que possuem uma data mais extensa de validade, deve passar por inspeção anual para ter acesso a garantia do fabricante. Caso o extintor seja acionado o processo deve ser realizado imediatamente, como a empresa não tem acesso a essa informação cabe a quem utilizou entrar em contato para que seja realizado a manutenção e o mesmo continue dentro da norma estabelecida. Além de manutenção a empresa também trabalha com vendas de equipamentos contra incêndio, tendo em estoque a maioria dos itens pedidos com mais frequência e quando não possuem, ela tem fornecedores dentro e fora do estado que fornecem produtos de qualidade e com agilidade na entrega. Diante do cenário atual de mercado é necessário fortalecer seus laços com os clientes aumentando parcerias e acima de tudo mantendo as que já são fidelizadas a organização. Em pesquisa com a gerencia foi sabido que, hoje a luta da empresa é fidelizar seus clientes para que evite a perda desses para concorrentes. Para que isso aconteça é necessário sincronizar a mesma em seus processos operacionais evitando atrasos em entregas de equipamentos e possíveis falhas que se dão pela falta de comunicação dentro dela e respeito e conhecimento da hierarquia da empresa pelos seus funcionários. Inicialmente vai ser trabalhado na Missão, Visão e Valores, com o intuito de que todos tenham clareza em questões antes não abordadas, como: Por que, e para que trabalhamos, qual o propósito da empresa, qual a motivação do funcionário que o faz acordar todos os dias e ir trabalhar no mesmo lugar? Saber o propósito das coisas facilita e direciona tomadas de decisões, com a visão se tem o olhar futuro da empresa, onde ela quer chegar e consequentemente seus colaboradores a acompanharão e valores ter a cultura da organização facilita no entendimento das práticas e tomadas de decisões, melhora a forma que o funcionário enxerga seu trabalho, uma razão para que eles acreditem, se orgulhem da mesma compartilhando esse compromisso. Próximo passo analisar os ambientes, onde será possível identificar oportunidades, ameaças e estratégias no ambiente externo, ficando mais fácil a minimização de impactos e direcionamento nos esforços, já no interno se encontra suas forças e fraquezas, onde a corporação vai conhecer suas características e também as do mercado. Após esses, vai ser formulado o objetivo organizacional, claro e de fácil entendimento para que todos entendam e se comprometam em atingi-lo. Todas essas práticas devem ser trabalhadas de forma explicita para que não só os gestores tenham o conhecimento, mas sim os colaboradores que estão no dia a dia em contato com os clientes e processos. Para que os colaboradores possam entender o que realmente a empresa precisa e o motivo de cada uma delas gerando um comprometimento moral. Na questão da comunicação organizacional vai ser necessário encontrar meios que facilite a troca de informações, investir em meios de comunicação, promover diálogos constantes, tornar a informação acessível, realizar reuniões informais e gerar reconhecimento para todos que se esforçam para o crescimento da empresa. Vai ser trabalhado em uma ordenação de autoridades que já existe, porém não é respeitada, um fluxograma de autoridades vai ser aderido para que os colaboradores vejam de forma clara e objetiva para quem deve se remeter, não gerando dúvidas e quebra de autoridade. Para a verificação vai ser realizado o feedback, onde vão ser analisados os resultados, avaliando se foram positivos ou negativos, caso algo precise ser alterado será apontado no feedback. O diferencial que a empresa almeja alcançar é a qualidade e satisfação do cliente. Para que ela seja reconhecida como a empresa de confiança afinal são equipamentos de segurança de patrimônios e vidas Clientes comuns tem a possibilidade de escolher ou não seu produto. Diferentes dos clientes fidelizados onde mesmo o mercado oferecendo inúmeras opções os mesmos sempre estarão dispostos a optar pela sua empresa de confiança. Análise de Dados Todas as informações obtidas neste contexto foram por meio de pesquisas realizadas por autores extremamente profissionais e reconhecidos. Já as que se referem a empresa foram aplicadas questões sobre Planejamento Estratégico, problemática, visão futura e objetivo para alta administração e gerencia da empresa escolhida, que foram respondidas pelos mesmos por meio de uma conversa formal dentro da organização. Portanto através dos gestores foi obtido toda e qualquer informação que se refere a empresa de manutenção e equipamentos de produtos de prevenção e controle ao incêndio. Com a finalidade de mostrar a importância do Planejamento Estratégico em pequenas empresas do ramo este artigo traz a realidade de muitas organizações de pequeno porte que pelo fato de não terem acessos a informações claras e objetivas ou mesmo pelo medo e a falta de orientação de um profissional com experiência nessas praticas, a empresa opta por continuar suas atividades sem o auxílio de um Planejamento, gerando a falta de crescimento e inovação, ficando paralisada no mercado acarretando possíveis perdas irreparáveis e com o passar do tempo até mesmo o encerramento da organização. Dessa maneira nota-se a grande importância da realização do Planejamento Estratégico nas Pequenas Empresas, pois a experiência, esforço e dedicação para guiar uma empresa não basta. Os gestores precisam adquirir muito preparo pois o mercado vai exigir conhecimentos para trabalhar com a instabilidade, mudanças e os desafios que vão surgir durante a vivência da organização. A melhor forma para encarar essas adversidades é adquirir estudos de mercado do ramo, definir metas e objetivos, acrescentar estratégias para seu cumprimento e criar um ambiente para sua empresa, trabalhar duro para que a empresa possa garantir a sobrevivência no mercado. Analise de Resultados O resultado encontrado no presente estudo sugere que a empresa que busca e realiza um Planejamento Estratégico adequado de qualidade conforme as necessidades, tamanho e formato da mesma, passa por uma experiência de conhecimento e realização, pois os trabalhos de integração entre funcionário e ferramenta é essencial para que todos trabalhem com algo que conheçam e tenha total confiança em seus conceitos e aplicação. E a realização vem com os resultados positivos que a empresa apresenta após a implantação do Planejamento Estratégico. Embora existam diversas tipos de publicações de metodologias diferentes referentes ao Planejamento Estratégico para Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) 'a grande maioria deles resumem-se na mesma ideia, ou seja, seguem a mesma concepção básica: a divisão do processo em etapas, a articulação de cada uma das listas de verificação e diversas técnicas, formulação de objetivos, orçamentos e planos. ' Visão, Missão do negócio; A Missão é o motivo da existência da empresa, ou seja, ter enunciado claro de seus propósitos, 'Nosso trabalho é guiado por uma constante busca pela excelência, para que possamos garantir a total segurança de nossos clientes Entendemos que uma empresa possa possuir milhares de extintores, contudo na hora que a utilização de um deles for necessária, ele é único.' A visão organizacional clara, objetiva, e aplicada com excelência orienta a empresa em sua evolução para que ela consiga ir adiante onde foi almejada por seus gestores. 'Tornar-se referência em qualidade e segurança para a sociedade'. Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças) Essas Oportunidades são todo e qualquer fator externo que simplifique as atividades da empresa e ou ajude a se manter viva no mercado. Como capacidade de adquirir recursos externos, a procura pelos serviços da empresa, crescimento de abertura de novas empresas na região, aumento da fiscalização por parte do corpo de bombeiros entre outras. Em questão das Ameaças é todo e qualquer fator externo que dificulte as atividades ou colabore ao fechamento da organização. Por exemplo, abertura de empresas do mesmo segmento, mudanças nas normas e leis do que se trata a segurança e prevenção ao combate ao incêndio, estagnação da empresa no mercado. Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas) A empresa realiza seus processos de forma efetiva com a máxima qualidade esse é um ponto forte, são qualidades ou aspectos positivos no ambiente interno da mesma. Tal como, funcionários capacitados, boa comunicação interna, qualidade de processos, compromisso dos gestores e outros. Já os pontos fracos são elementos no ambiente interno que afetam negativamente o rendimento da empresa, falhas no organograma, atrasos nos prazos de entrega ou até mesmo a falta de assistência técnica. Formulação de Objetivos Estratégicos Os objetivos são os frutos que a empresa espera conseguir atingir, são os desafios que ela deverá vencer para ser capaz de executar sua estratégia, são posições premeditas ao longo de anos e preveem alteração em relação a empresa e meio ambiente. São metas envolvendo o todo organizacional relacionadas com a visão e missão da mesma. Para cada um objetivo conquistado é um passo a menos no caminho para a conquista da sua visão. Elevar índices de capacitação dos funcionários, com cursos profissionalizantes com mais frequências, esses vão estar cada vez mais competentes para a realização dos processos. Funcionários 100% envolvidos com a missão e visão da empresa, através da melhor comunicabilidade todos os colaboradores deverão estar comprometidos e com a extrema clareza de onde a empresa quer chegar e o que ela espera dele como funcionário de confiança que participa desse caminho. Comunicação de qualidade efetiva dentro da empresa, melhorar a comunicação em todos os setores com mídias digitais e acima de tudo a comunicação verbal que foi perdida durante os anos, com a melhora da comunicação da empresa com o colaborador já será um grande passo e um incentivo para se manter a comunicação entre o mesmo visando a qualidade seus serviços. Excelência em seus processos e total satisfação do cliente, envolvendo o todo, cada etapa é significativa para essa conquista, para que isso ocorra todos os colaboradores devem estar comprometidos e envolvidos com a organização. Comunicação Organizacional Interna A boa Comunicação Interna possibilita que a empresa interaja de maneira eficiente sendo possível aperfeiçoar o convívio entre colaboradores e gerencia, aumentando a capacidade de diálogo, sendo assim, melhorando a produtividade e consequentemente os resultados e além disso, tornar um ambiente saudável que também é considerado um grande benefício. Dentre todas as vantagens da boa comunicação se destacam o fortalecimento da cultura organizacional, estímulo ao bom comportamento e clareza nas informações. Promovendo sinergia e interação no ambiente de trabalho. Deve ser trabalhado com o canal de comunicação, via mídia WhatsApp Corporativo, um grupo integral onde todos estão envolvidos, quando for necessário comunicar-se de longa distância. Pequenas reuniões semanais para que todos fiquem por dentro das atividades já programadas. Com a clareza da Missão, Visão e Valores os colaboradores se sentirão mais seguros em compartilhar informações, não existindo mais o receio de que passar informações para outro funcionário, o mesmo pode tomar o seu lugar. Os comunicados serão passados de forma de diálogos, onde o responsável vai realizar essa transmissão, no momento essas informações são passadas de forma extremamente precária, como um 'telefone sem fio', deixando muito a desejar cada um interpreta de uma maneira diferente. Cronogramas de realização de serviços vão ser criados, cada entrada de serviço é inserida em planilhas com data de entrada, quantidade de equipamento e data prevista de saída conforme o tempo máximo que esses devem ficar na oficina. Sendo assim fica de acesso a todos verificarem o cronograma de serviços. Com o organograma exposto a conhecimento de todos fica mais fácil visualização de quebra de hierarquia, a empresa deve ter um responsável para passar ordens necessárias sem causar confusão de informações, onde no momento várias pessoas mandam e desmandam sem nenhuma programação, causando desordem e desorientação a quem recebe as informações, assim os erros são frequentes. Feedback e Controle Essa é a etapa de verificação e avaliação das ferramentas introduzidas na empresa de acordo com o Planejamento elaborado a ela, foi observado como a organização respondeu as estratégias descritas no plano estratégico, sempre se orientando pelo ambiente interno e externo, missão e visão da organização. Essa avaliação foi elaborada através de relatórios de desempenho da empresa contendo, vendas e compras, e até mesmo por pesquisa de avaliação de satisfação de clientes ativos e não ativos, colaboradores e parceiros. Assim se a empresa em questão utilizar tais estratégias de planejamento, haveriam melhoras no ambiente organizacional e otimização nos resultados? Considerações Finais No mercado atual onde a concorrência é extrema, indiferente de sua classificação pequena, ou média empresa já não basta só existir gerenciamento da empresa, é necessário o gerenciamento do todo organizacional, envolvendo todos os fatores e variáveis externas e internas, buscando a sobrevivência e assim a competitividade no ambiente. Diante do Planejamento Estratégico, não existe a hipótese de se trabalhar com intuição sobre o que está por vir, a finalidade é criar objetivos futuros prováveis e sugerir atitudes para atingi-los, se preparando para possíveis ameaças, se beneficiando plenamente das oportunidades encontradas e vencendo toda e qualquer fraqueza. Em reposta ao questionamento anterior fica claro que sim, o Planejamento Estratégico auxilia as organizações a seguirem uma direção mais confiante, porque tem como base os conhecimentos sobre ela própria, suas concorrências, seus clientes e parcerias, conseguindo se controlar quando necessário e se organizar para isso, sempre procurando a efetividade de seus processos e pronta para encarar as adversidades e mudanças que podem ocorres no mercado , viabilizando a formação do diferencial da empresa, entre produtos, serviços, atendimento e tudo que ela pode oferecer. Os obstáculos ao planejamento e desenvolvimento de estratégias encarados pelas micro e pequenas empresas, pela realidade de estrutura, tamanho, características, cultura e limitações de recursos. A alta administração da empresa é escassa geralmente feita pelo dono que muitas vezes desenvolve muito mais tarefas, e consome todo seu tempo com o dia-a-dia, até mesmo participa dos processos de manutenção e vendas de extintores, além das atividades administrativas, não possui tempo para pensar em desenvolver ou mesmo aplicar na empresa mais uma função que se voltaria a ele mesmo a exercer. O que o deixa indisponível para o planejamento para o futuro de sua empresa. Toda a atenção é voltada para sobrevivência da empresa diante seus concorrentes no mercado, tempo esse que poderia ser investido nas formulações de estratégias e planejamento. Percebendo assim que um estudo de mercado e boa visualização de ambiente externo e interno a colocaria em uma situação mais confiante e consequentemente em uma posição competitiva garantindo sua sobrevivência. Este artigo teve como objetivo demonstrar o quão importante e necessário a uma micro e pequena empresa a realização de um Planejamento Estratégico. Demonstrando a importância a ser dada as ferramentas que trabalham com dados simples porem quando trabalhados garantem um bom resultado, onde uma empresa que não possui Planejamento não faz a utilização correta de tais dados. Favorecendo para que a empresa veja seu posicionamento tanto no mercado quanto na sua estrutura interna. Fica claro que a boa gestão organizacional é um fator que determina a sobrevivência da organização. O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão essencial para o sucesso da empresa que pode ser implantado em pequenas empresas com um baixo custo de forma simplificada somente exigindo um pouco de tempo da gerencia. Tendo em vista estas considerações fica claro a necessidade de qualquer empresa do ramo ou não possuir um gerenciamento eficaz que pode ser facilitado pela implantação de um Planejamento que se adeque a realidade vivida e estrutura da empresa desejada tornando-se proativa, mais competitiva, adaptativa em relação as mudanças no ambiente atual. REFERENCIAS Artigo, João Alberto Neves Resultados da |implementação do planejamento estratégico em uma instituição de ensino superior no município de Macaé. Gestão e Tecnologia para a Competitividade, 2013. BUCKINGHAM e DONALD O.CLIFTON, Alexandre |Brami. Descubra seus pontos fortes, 2018. CERVO e SILVA, Guia de estudo metodologia cientifica. CHIAVENATO, Idalberto. Autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humano. COSTA SILVA, Francisco Neto A importância do planejamento estratégico em tempos de crise. 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