Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Portal Administradores
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Anuncie
  1. Home
  2. Artigos
  3. Negócios e Gestão

7 erros do empreendedor de TI que podem levar o negócio para o buraco

Milldesk
Milldesk
09 set 2025 às 18:05
Última atualização: 09 set 2025
7 min leitura
09 set 2025 às 18:05
7 min leitura
Última atualização: 09 set 2025
7 erros do empreendedor de TI que podem levar o negócio para o buraco

Créditos: Adobe Stock

A tecnologia é uma grande amiga do suporte de qualidade. Porém, ela só pode trazer resultados se a sua empresa tiver, também, uma cultura que prioriza a satisfação do cliente.

Existe uma característica bastante comum do empreendedor de TI, que representa um grave perigo para seu negócio. Embora esses empreendedores sejam “feras” nos aspectos técnicos do produto ou serviço que desenvolvem, falta a eles o conhecimento das melhores práticas de gestão em negócios. Então, eles acabam tomando decisões que não são boas para a empresa.

Nesse post, reunimos os sete erros mais comuns que um empreendedor de TI pode cometer. Será que você já tropeçou em algum deles? Siga a leitura até o fim e descubra como evitá-los!

Não refletir adequadamente sobre o modelo de negócio

O empreendedor de TI geralmente cria sua empresa a partir de uma ideia inovadora de produto ou serviço, mas o fato de ser uma ideia tão inovadora significa que o modelo de negócio não é necessariamente óbvio. Em alguns casos, até mesmo a fonte de receita não está clara.

Sem refletir adequadamente sobre o modelo, você corre o risco de descobrir tarde demais que o negócio não é viável na prática. Não existe maneira de lidar com esse erro, senão encarando de frente. Uma boa ferramenta para usar nessa tarefa é o Canvas, que permite definir o modelo de negócio a partir de nove aspectos-chave, incluindo as fontes de receita e a estrutura de custos.

Está precisando de um software para gerenciamento do Help Desk e Service Desk? Teste grátis o Milldesk para gerenciar sua infraestrutura de tecnologia.

Precificar mal seu produto ou serviço

A precificação do produto / serviço é outro ponto em que o empreendedor de TI (não) pode errar. Se os preços forem muito altos, vão afastar os clientes e derrubar as vendas; se forem muito baixos, vão prejudicar a lucratividade da empresa. Os dois cenários são graves.

Existem diversos métodos que você pode usar para precificação. Um deles é buscar referências para comparação no mercado, ou seja, analisar os preços de concorrentes diretos e indiretos. No entanto, não estamos sugerindo que você necessariamente precise cobrar mais barato; afinal, o preço deve ser coerente com a estrutura de custos do negócio e, também, o valor que seu produto carrega.

Não ter uma proposta de valor clara

Já que estamos falando em valor, esse é outro ponto de erro. O empreendedor de TI naturalmente consegue enxergar muito bem o valor do produto ou serviço que sua empresa oferece; mas será que o cliente também consegue? Uma proposta de valor deve ser clara, para que mesmo quem não é especialista no assunto possa entender porque vale a pena comprar.

Tente expressar a proposta de valor da sua empresa em uma única frase. Se não for possível, é hora de reavaliar a proposta (ou, quem sabe, o próprio produto / serviço).

Falhar na formação de uma boa equipe

Sem a ajuda adequada, o empreendedor de TI pode formar sua equipe com mais profissionais como ele: com um perfil excessivamente técnico. Infelizmente, para obter resultados de alto nível, sua empresa precisa de mais do que habilidades técnicas; também é necessário que os colaboradores apresentem competências relativas a comunicação e negociação, organização, foco, proatividade, liderança.

Nossa dica é contar com uma consultoria de Recursos Humanos – pelo menos, até que a sua empresa tenha a própria equipe de RH, e que seja um setor de atuação estratégica.

Se você já tem um setor de RH, mas ele só é voltado a questões burocráticas, como a organização da folha de pagamento, é uma boa hora para mudar isso. Invista em qualificação para a equipe de RH, para que ela possa ajudá-lo a trazer (e reter) talentos para sua empresa.

Fazer uma gestão financeira fraca

Nenhuma empresa pode sobreviver sem recursos financeiros e, portanto, a gestão desses recursos é um assunto muito importante. Se não for bem conduzida, a situação pode se complicar rapidamente: as saídas começam a superar as entradas, deixando a empresa  endividada. Com a dívida, torna-se difícil continuar as atividades, já que os fornecedores cortam relações.

Qual é a solução para esse erro? Por um lado, é preciso planejamento. Desenvolva um orçamento anual para a empresa, que servirá de guia para as decisões financeiras. Por outro lado, você deve adotar controles rígidos sobre as movimentações reais da empresa; o controle de fluxo de caixa é um bom exemplo.

Não se esqueça de que o controle deve ser tanto sobre as saídas quanto as entradas. Afinal, a inadimplência de clientes e a queda no faturamento são problemas financeiros graves.

Por fim, compare o planejado com o real. Dessa maneira, será possível identificar onde as finanças estão saindo dos trilhos e tomar medidas eficazes para corrigir o problema.

Investir de maneira insuficiente em marketing

Com a alta competitividade do segmento, o marketing para serviços de TI tornou-se uma ferramenta indispensável para promover as vendas. O empreendedor de TI, no entanto, nem sempre compreende toda a dimensão da importância do marketing e, portanto, não o prioriza como merece.

O marketing vai muito além de criar campanhas promocionais. Ele envolve conhecer o mercado e conhecer seu cliente, para posicionar sua empresa da maneira ideal. É por isso que grandes empresas concorrentes, como Apple e Samsung, não canibalizam uma à outra até o fim: cada uma delas decidiu posicionar-se de maneira diferente dentro do mercado e, por isso, elas vendem para clientes que têm perfis distintos. Então, todas as suas ações de marketing são construídas pensando no perfil do cliente, o que garante maior eficácia.

Negligenciar o suporte ao cliente

Você oferece o melhor produto / serviço do mercado aos clientes, com um excelente custo-benefício. Porém, quando esses clientes precisam de suporte, eles se deparam com um atendimento lento, desorganizado, incapaz de resolver suas dúvidas e problemas, desumanizado e “genérico”.

O resultado é que os clientes, antes satisfeitos, ficam decepcionados e mais propensos a buscar outra empresa. Esse é o grande problema de negligenciar o suporte ao cliente, um erro comum para qualquer empreendedor de TI que ainda não entende bem como funciona a psicologia dos consumidores.

Como corrigir esse erro? Aqui vão algumas recomendações:

  • Formar uma equipe de atendimento com profissionais comprometidos e trabalhar pela motivação e engajamento dessa equipe;
  • Investir em capacitação recorrente, para garantir que todos apliquem as melhores práticas ao lidar com o cliente;
  • Adotar um bom sistema de help desk, que otimize o trabalho e também permita monitorar o desempenho do setor de suporte ao usuário;
  • Apostar em tecnologias que tornem o atendimento mais conveniente para o cliente, como o chat online;
  • Valorizar o feedback do cliente, como fonte de informações sobre os principais problemas do suporte.

A tecnologia é uma grande amiga do suporte de qualidade. Porém, ela só pode trazer resultados se a sua empresa tiver, também, uma cultura que prioriza a satisfação do cliente.

Você, empreendedor de TI, se identificou com algum dos itens acima? Sabendo que esses erros podem levar seu negócio para o buraco, você não tem tempo a perder: comece a tomar providências agora mesmo, para eliminá-los de uma vez por todas.

Se o suporte é a sua maior dificuldade e você quer mais dicas sobre como organizar um helpdesk de primeira qualidade, acompanhe o blog da Milldesk e não perca nossos conteúdos sobre suporte ao cliente!

Leia mais:

Este manual gratuito ensina Inteligência Emocional para RHs aplicarem nas empresas
20 livros que todo líder de RH precisa ler
Este livro gratuito mostra os 7 pilares das equipes de alto impacto
7 livros para líderes que querem se comunicar com mais impacto
Como manter a motivação em tempos desafiadores no trabalho
7 livros que todo profissional deve ler para crescer na carreira
Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#461

Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Milldesk

    Milldesk

    Milldesk é um sistema de atendimento ao cliente que tem o objetivo de organizar as solicitações, além de permitir o acompanhamento e a satisfação do cliente com relatórios.

    Milldesk é um sistema de atendimento ao cliente que tem o objetivo de organizar as solicitações, além de permitir o acompanhamento e a satisfação do cliente com relatórios.

    Comentários

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais artigos deNegócios e Gestão

    Ver todos
    Negócios e Gestão
    O fio invisível da estratégia: por que o VMO ainda é um corpo estranho na governança corporativa?

    O fio invisível da estratégia: por que o VMO ainda é um corpo estranho na governança corporativa?

    08 set 2025
    3 min leitura

    Por: Victor

    08 set 2025
    3 min leitura
    Negócios e Gestão
    Os embates na intralogística com a mão de obra e a evolução tecnológica

    Os embates na intralogística com a mão de obra e a evolução tecnológica

    08 set 2025
    3 min leitura

    Por: Reinaldo A.

    08 set 2025
    3 min leitura
    Negócios e Gestão
    Do sonho ao planejamento: as lições atemporais de Mauá, Matarazzo, Simonsen e Eliezer Batista para a estratégia empresarial atual

    Do sonho ao planejamento: as lições atemporais de Mauá, Matarazzo, Simonsen e Eliezer Batista para a estratégia empresarial atual

    08 set 2025
    8 min leitura

    Por: Olírica Cunha

    08 set 2025
    8 min leitura

    Assine nossa newsletter

    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #461 Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

    #461 Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

    00.0000.00