5 Motivos Para Fazer Um Plano de Negócios

Veja cinco motivos determinantes pelos quais você deve fazer um bom plano de negócios antes de entrar em qualquer atividade empresarial. Aproveite a oportunidade e conheça o Kit Como Abrir Um Negócio.

Elaborar um plano de negócios é a base para abrir uma empresa de sucesso, bem como uma ferramenta importante para monitorar o progresso e crescimento da sua empresa. Logo abaixo destacamos 10 razões principais pelas quais você deve fazer um plano de negócios.

1. Para atrair os investidores e instituições financeiras.

Antes que os investidores podem decidir se deve ou não dar de volta o seu negócio financeiramente, eles precisam saber tanto quanto possível, sobre como o negócio irá funcionar e como o seu investimento será gasto. Um investidor assim como uma empresa funciona na base do retorno do investimento. Simplesmente dizer que sua empresa será lucrativa não atrairá investidores, sejam sócios ou instituições financeiras.

No video sobre o sucesso da empresa Buscapé, um dos sócios fundadores relatam da dificuldade que foi encontrar um investidor. Enfim fizeram um excelente planejamento. O sucesso não vem por acaso.

2. Para saber se sua idéia de negócio irá funcionar.

É como dar uma espiada no futuro. Ao escrever detalhadamente um plano de negócios e planejar cada aspecto de seu negócio, você pode determinar se sua idéia é realmente viável e prever as possibilidades de sucesso da futura empresa.

Como Montar Uma Empresa

3. Para definir cada área do negócio.

Um plano de negócios irá fornecer uma visão global de todos os aspectos da futura empresa. Você será capaz de detalhar o que, quem, onde, quando, por que e quanto custa operar cada área da empresa.

4. Para estabelecer objetivos.

Você irá prever onde a sua empresa estará em seis meses, um ano ou cinco anos, você não está apenas planejando o negócio para iniciar e sim dando um norte de como a empresa deve estar no futuro, de acordo com os números e análises efetuadas. Você será capaz de estabelecer objetivos realistas para você e sua equipe de funcionários.

5. Para conhecer sobre o mercado em que você entrará.

Pesquisando, analisando e escrevendo sobre o mercado, não só lhe dará uma visão geral para o plano de negócios, mas permitirá um maior conhecimento sobre o mercado consumidor, concorrente e fornecedor. Detalhes estes que lhe poderão se tornar uma vantagem competitiva se devidamente usados.

Caso você tenha alguma dificuldade na realização do seu plano de negócios você pode conhecer o Kit Como Abrir Um Negócio no site Como Montar Uma Empresa.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Vinicius Gonçalves

    Vinicius Gonçalves

    Vinícius Gonçalves é administrador e fundados do site www.novonegocio.com.br, onde escreve artigos sobre diversas idéias de negócios, plano de negocio e dicas para trabalhar em casa entre outros sobre gerenciamento de micro e pequenas empresas.

    café com admMinimizar