3 perguntas que todo gestor deveria fazer em reuniões individuais
3 perguntas que todo gestor deveria fazer em reuniões individuais

3 perguntas que todo gestor deveria fazer em reuniões individuais

Os melhores administradores interferem no dia a dia dos seus funcionários removendo obstáculos e ajudando-os quando necessário

Recentemente estive conversando com um executivo que lidera cerca de 150 funcionários em uma grande companhia. Em algum ponto da nossa conversa, ele sem querer mencionou uma tática de gerenciamento que achei muito boa e tinha que ser compartilhada: as três perguntas que ele faz a cada funcionário nas reuniões individuais.

Essas são perguntas que esse gerente tem utilizado durante sua carreira de longas décadas numa companhia de alta tecnologia. Aqui estão elas:

  1. Do que você precisa?
  2. O que está lhe atrapalhando?
  3. O que eu posso fazer, enquanto seu gestor, para lhe ajudar?

Essas perguntas parecem óbvias, de certa forma, uma vez que você dá a alguém uma visão e um objetivo e não os deixam rígidos. Funcionários inteligentes necessitam ser gerenciados, não micro-gerenciados.

Os melhores administradores interferem no dia a dia dos seus funcionários removendo obstáculos e ajudando-os quando necessário. Na verdade, embora pessoas inteligentes não precisem de micro-gerenciamento, eles frequentemente precisam de orientação e ajuda.

Esse gerente (que pediu para manter-se anônimo) também mencionou algo mais: que mensalmente ele se reúne com cada pessoa em seu time. Cada uma dessas reuniões duram de 15 a 30 minutos — durante esses encontros, ele desempenha seu verdadeiro trabalho.

As reuniões lhe permitem colher informações, descobrir quais problemas precisam ser resolvidos e servem para assegurar que todos no time estão indo na mesma direção.

As perguntas são simples, porém importantes. Se você é um gestor, faça questão passar por todas as três perguntas na sua próxima série de reuniões individuais — e se você realmente quer melhorar o jogo, torne essas reuniões um hábito.

O artigo foi publicado no blog do autor e cedido gentilmente ao Administradores.com.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Chris Bailey

    Chris Bailey

    Chris Bailey já publicou centenas de artigos sobre produtividade e é o autor de dois livros: Hyperfocus e The Productivity Project. Seus livros já foram publicados em 17 línguas, menos o português. Seu trabalho já foi exposto em diversas mídias, tais quais The New York Times, The Wall Street Journal, Harvard Business Review, BBC e a New York Magazine.

    café com admMinimizar