1.Introdução A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). A teoria de Max Weber é o contrário do que as pessoas geralmente imaginam, de papel ou processos lentos. A teoria da burocracia Max Weber é a forma detalhada de explicar como as atividades serão realizadas. 2.Principais características da teoria da burocraciaSegundo Weber a teoria da burocracia tem algumas características especificas. De acordo com o livro: Introdução da teoria da administração de Idalberto Chiavenato (2004, 7 ed.) essas características são: Caráter legas de normas e regulamentos, Caráter formal das comunicações, Caráter racional e divisão de trabalho, Impessoalidade nas relações, Hierarquia de autoridade, Rotina e procedimentos padronizados, Competência técnica e meritocracia, Especialização da administração, Profissionalização dos participantes e Completa previsibilidade do funcionamento 2.1 Caráter legal de normas e regulamentos: O caráter legal é a criação de normas e regulamentos por escrito a fim de definir como a burocracia deverá agir, impondo a disciplina. 2.2 Caráter formal das comunicações:O caráter formal é comunicação feita pela escrita a fim de evitar múltiplas interpretações em ações e procedimentos. 2.3 Caráter racional e divisão de trabalho:O caráter racional trabalha com a sistemática de divisão do trabalho para obter a eficiência dentro das organizações, ou seja, a divisão do trabalho divide o poder dentro da organização. 2.4 Impessoalidade nas relações:A impessoalidade nas relações não distingue as pessoas, mas sim cargos e funções que as mesmas exercem na organização. 2.5 Hierarquia de autoridade:Hierarquia informa que cada cargo que possui um peço inferior na organização não deve ficar sem supervisão. A Hierarquia de autoridade também define as chefias e os cargos das autoridades. 2.6 Rotina e procedimentos padronizados:Regras e procedimentos impõe o poder de regular a conduta do funcionário dentro da organização, os procedimentos e regras podem mudar de acordo com o cargo que o colaborador ocupa para obter disciplina. 2.7 Competência técnica e meritocracia:Competência e o mérito são responsáveis direto pela admissão, classificação e mudança de função dentro a organização. 2.8 Especialização da administração:O membro do corpo de administração nem sempre é proprietário da organização, mas sim um colaborador especializado na função de administrador da organização. 2.9 Profissionalização dos participantes:Os colaboradores de uma organização são profissionais pois se encaixam em diversos fatores como especialista de um cargo. 2.10 Completa previsibilidade do funcionamento:Consequência do uso da teoria de Max Weber foi a antecipação e das tarefas e a previsibilidade das atividades estabelecidas em normas e regulamentos. Considerações FinaisConclui-se que Max Weber teve uma contribuição de extrema importância para o desenvolvimento da matéria de administração e para a organização das empresas e instituições que encontramos nos dias atuais. Weber encontrou problemas nos processos de organização das empresas, e com seu pensamento visionário contribuiu a com as mesmas fornecendo seu conhecimento avançado. ReferênciasCHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria da Administração: modelo burocrático de organização. 7. ed. São Paulo. Editora CAMPUS, 2004.