Saiba mais sobre Soft Skills
Saiba mais sobre Soft Skills

Saiba mais sobre Soft Skills

Soft Skills sao habilidades suaves que tem como base a inteligencia emocional e com o alcance dos resultados satisfatórios

Na era tecnológica, com novas profissões, e várias gerações atuando juntas, um currículo brilhante, porém, muito técnico já não é mais o suficiente para contratação e manutenção de uma pessoa em uma organização.

Além das competências técnicas, hard skills, o que o mercado quer são as soft skills.

Soft skills são habilidades suaves que contribuem com a boa performance profissional e com o alcance dos resultados satisfatórios.

São traços de comportamento que têm como base a inteligência emocional.

Algumas das mais importantes soft skills são:

Empatia- A capacidade de perceber e entender as necessidades, problemas, dúvidas e/ou dificuldades do outro e contribuir com seu desenvolvimento.

Capacidade de influenciar- Posicionar-se com soluções criativas, ideias claras e colaborativas.

Inteligência emocional- Reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções e respeitar as alheias.

Curiosidade - Ter o desejo de aprender para contribuir e ter um mindset progressivo.

Escuta ativa- Escutar para compreender, livre de prejulgamentos e pressa.

Humildade- Tratar a todos com respeito e cordialidade.

Comunicação- Expressar-se com eloquência; reconhecer o canal de comunicação do interlocutor e relacionar-se utilizando esse recurso. Usar o feedback como prática regular.

Resolução de problema- Ter foco em soluções. Estar aberto às novas ideias e ser flexível.

Resiliência- Aprender com, e a partir, dos erros.

Observação- Desenvolver o olhar sistêmico. Enxergar novos cenários.

Contextualizar- Saber explicar uma situação, dar um contexto adequado à uma posição, solução, e/ou decisão.

Perguntar- Dominar a arte de fazer perguntas para ajudar no entendimento e para encontrar respostas e soluções.

Recomendar- Dar opinião, indicar, propor e sugerir. Ter autoconfiança, preparação e desejo de contribuir.

Relacionamento- Bom relacionamento intra e interpessoal. Confiar e ser confiável.

Autoconhecimento- Indispensável para viver e conviver satisfatoriamente.

Empresas que valorizam as competências comportamentais garantem um excelente ambiente de trabalho, pessoas comprometidas, produtivas e éticas.

Quais são as soft skills que você tem e quais precisa desenvolver?

Fontes de referencia: Forbes, Harvard Review

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento