Prospectar de acordo com o dicionário online de Português é (lat prospectare) vint 1 Exercer as funções de prospector. vtd 2 Explorar (uma região) à procura de jazidas de minério. vtd 3 Fazer sondagens ou ensaios em uma mina ou jazida de minério para determinar o seu provável valor. Var: prospetar. Fazendo um paralelo da definição da palavra prospectar para a prospecção de mercado, analiso que um prospector seria um visionário empenhado em descobrir novos rumos novos mercados. As jazidas de minério são o raio de ação um mercado em potencial. Os ensaios ou sondagens conforme a definição do dicionário no meu entendimento poderia ser aplicada aqui a analise SWOT, as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças tanto do ambiente externo quanto do ambiente interno da empresa. É necessário conhecer bem qual a missão da empresa, qual a sua essência e o que possui de diferente de seus concorrentes. Para prospectar novos mercados é essencial transmitir segurança, para tanto à cultura da Organização tem que estar internalizada, no que se refere aos produtos e serviços é preciso frisar que o conhecimento aqui só cabe de forma mais aprofundada transmitindo assim maior confiança e credibilidade. Então prospecção de novos mercados é a exploração de novos territórios onde o desígnio maior é despertar interesse de clientes com potencial de compra dos produtos os serviços a serem oferecidos. A prospecção de mercado pode ser feita de diversas maneiras ter uma boa rede de Networking ajuda para trocar informações. Informações demográficas e geográficas podem ser facilmente visualizadas no IBGE, guias comerciais e listas telefônicas também podem ser usadas, publicações, propagandas ou até mesmo contato direto pessoalmente ou por telefone, Workshops, feiras. Para entrar em um novo mercado se deve pensar no possível cliente, o que, como, quando e porque ele compraria o que está vendendo. Visitas iniciais devem ser feitas não com a intenção de vendas e sim para conhecer melhor o raio de ação, os novos clientes têm uma vida já organizada com problemas, anseios, medos, fadigas e querem produtos ou serviços que lhes dêem a chance de realização e prazer. Assim fica de lado a opinião da empresa ou do pesquisador de campo. Entrevistas podem ser aplicadas a fim de definir o perfil do cliente e identificação geográfica, onde moram, trabalham. Dados simples como se são operários ou onde possuem residência podem revelar, por exemplo, uma estimativa de numero de famílias, quantas residências existem, quantas crianças se existe desemprego e etc. Tudo isso pode ser feito por amostragem. Na implantação da empresa neste novo mercado deve-se definir estratégias para conduzir os clientes revelados na prospecção até a loja. Cartazes, visitas, convites por telefone, carro de som ou até degustação e teste dos produtos e serviços oferecidos. O planejamento estratégico é de suma importância para que novos mercados sejam alcançados e assim que implantado todo o processo os resultados sejam efetivos levando a longevidade.