Planejamento estratégico: a hora de investir

Fim de ano, momento de avaliar o que deu certo e repensar o que não foi da maneira desejada. E é aí que a empresa deve começar a refletir sobre suas ações e como vem se preparando para lidar com imprevistos. Certa vez, um especialista disse que administrar sem planejamento é como voar sem uma rota definida., aumentando os riscos de quedas e acidentes. Como sua empresa está se preparando para os desafios do próximo ano?

Todo trabalho de comunicação integrada precisa estar alinhado à missão, visão e valores das empresas. Não basta desenvolver uma série de atividades sem coordenação ou uma preparação prévia e achar que terá excelentes resultados. Em um ambiente altamente competitivo, as corporações precisam estar preparadas para lidar com uma gama de públicos estratégicos e ter desenhada uma estratégia para dialogar com cada um deles da maneira mais eficaz. Afinal, o silêncio é a pior saída em momentos delicados ou de crise.

Em tempos de redes sociais e do crescimento de novas formas de interação entre o públicos e as marcas, monitoramento é a palavra-chave. Estar presente na web, mas sem um objetivo definido ou saber o que se deseja alcançar é aumentar as chances de ruído na comunicação e de ter danos à imagem corporativa, maior patrimônio atualmente.

Antes de lançar qualquer campanha, você precisa planejar, literalmente, tornar o horizonte plano, para ver melhor. Faça uma análise do ambiente de marketing, que é o meio mercadológico onde acontecem as relações entre o público alvo e consumidores.

O que analisar?

• Forças

• Fraquezas

• Ameaças

• Oportunidades

Conhecendo o concorrente

• É preciso conhecer os concorrentes, seus objetivos,seu público e seu posicionamento

• Que participação de mercado ele possui?
Etapas do planejamento

• Entender o problema, a partir da análise

• Determinar o objetivo, a partir do diagnóstico

• Estabelecer metas

• Fixar as estratégias
O que minha mensagem deve ter?

• 1) impacto

• 2)atratividade

• 3)Durabilidade

• 4)Credibilidade


Estrutura de um plano de comunicação integrada

• Introdução

• Situação atual do mercado, do produto e do produto no mercado

• Meta da empresa

• Estratégia de planejemento

• Orientação da mensagem

• Orçamento

• Conclusão

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    Isabela Pimentel

    Isabela Pimentel

    Isabela é Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Com sete anos de experiência em Comunicação Corporativa, especialmente nas áreas de Ciência e Saúde, já atuou em empresas do setor como Fresenius Medical Care (FMC), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) . Estuda os impactos da filosofia da comunicação integrada no contexto organizacional e possui curso de Jornalismo Científico pela World Federation of Science Journalists (WFSJ). Consultoria em produção de conteúdo (especialidade: ciência e saúde), comunicação interna e institucional, assessoria de imprensa, marketing, redes sociais e memória empresarial para diversas empresas. Coordenação, edição e produção de conteúdo do Portal Comunicação Integrada.

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