Planejamento em tempos de crises

Planejamento em tempos de crise. Esse tem sido um dos maiores desafios das empresas de comunicação e que investem no setor e vem vivenciando perda de contas e clientes, associada ao considerável corte nas verbas disponíveis para campanhas

Como obter bons resultados se é difícil prever o que irá acontecer nas próximas horas, em um contexto altamente suscetível às transformações da política e economia? Confira abaixo algumas dicas sobre a importância da Comunicação Interna. Setembro e outubro são os meses em que as empresas começam a desenhar seus planejamentos orçamentários, levantar o budget disponível e neste momento, é preciso pensar o que se pode e se está disposto a investir em comunicação interna para 2016. E nas reuniões de diretoria e com o financeiro, como lutar para que a área de comunicação interna, justamente ela, que é tão estratégica em tempos de crise, sofra os temidos cortes?

Antes de tudo, cada profissional de CI deve ter consciência do seu papel dentro da organização, não apenas para o cumprimento da missão institucional, como na difusão dos valores e promover mais motivação entre os colaboradores.

Antes de iniciar o processo de planejamento, pare um pouco e avalie, detalhadamente, o quanto foi investido em ações de comunicação interna dentro da empresa no ano anterior, que tipo de campanhas foram mais caras e quais tiveram o melhor custo x resultado, avaliando se foram eficazes e se isso justifica repetir o investimento em ações parecidas em 2016.

Trabalhar de forma integrada é outro caminho possível. Que ações da engenharia irão demandar uma campanha de incentivo? que tal conseguir inserir a verba para a comunicação deste projeto na verba prevista e diluir os gastos entre as áreas?

Como o público interno é o principal disseminador da imagem da empresa (são os embaixadores da marca), é preciso que ele seja considerado prioritário no desenvolvimento das políticas de comunicação, sendo permanentemente ouvido e consultado, para que as ações realizadas sejam eficazes e fortaleçam a missão, visão e valores.

Planeje-se para não perder tempo, trabalho e investimentos em capital financeiro e humano.

Publicado originalmente no site Comunicação Integrada

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    Isabela Pimentel

    Isabela Pimentel

    Isabela é Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Com sete anos de experiência em Comunicação Corporativa, especialmente nas áreas de Ciência e Saúde, já atuou em empresas do setor como Fresenius Medical Care (FMC), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) . Estuda os impactos da filosofia da comunicação integrada no contexto organizacional e possui curso de Jornalismo Científico pela World Federation of Science Journalists (WFSJ). Consultoria em produção de conteúdo (especialidade: ciência e saúde), comunicação interna e institucional, assessoria de imprensa, marketing, redes sociais e memória empresarial para diversas empresas. Coordenação, edição e produção de conteúdo do Portal Comunicação Integrada.

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