O que é Turnaround?

Em casos extremos, quando a organização apresenta sinais claros de crise, com enormes prejuízos, simplesmente enxugar o quadro não é uma saída

As expressões renovação corporativa, recuperação do valor e da performance empresarial ou turnaround significam mudar substancialmente o desempenho de uma empresa ou, simplesmente, "virar o jogo", não raro tirando-a de uma rota de declínio para colocá-la, novamente, em crescimento. Trata-se de uma mudança de rumo, ou seja, um redirecionamento para a obtenção de resultados superiores aos da média do mercado ou diferentes dos alcançados anteriormente, de maneira sustentável.

Em casos extremos, quando a organização apresenta sinais claros de crise, com enormes prejuízos, simplesmente enxugar o quadro não é uma saída. Torna-se necessário analisar todas as opções, o negócio em si, as condições internas e externas e, a partir daí, promover uma sequência de transformações. Normalmente, são contratadas consultorias especializadas em Estratégia de Negócios, Gestão Empresarial e Turnaround para planejarem e conduzirem todo o processo.

No primeiro momento, é preciso implementar ações de fôlego: estancar perdas financeiras; reduzir custos operacionais; renegociar o perfil da dívida; gerar caixa em curto prazo; excluir redundâncias de processos e de pessoal; racionalizar o portfólio de produtos; aumentar a produtividade; investir em treinamento e tecnologia; gerir a administração tributária e fiscal; adequar e, muitas vezes, elaborar o planejamento estratégico; e, eventualmente, preparar o negócio para uma possível venda. Um fator importante é motivar a participação da direção da empresa em todas as etapas dessa renovação, mantendo-a informada sobre os riscos envolvidos em cada tomada de decisão.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Hélder Castro

    Hélder Castro

    Administrador de Empresas, graduado em Processamento de Dados. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano (Universidade Salvador, Brasil | Universidade Nova de Lisboa, Portugal); Mestre em Administração (Universidade Salvador, Brasil); MBA em Gestão Empresarial (FGV); e Especialista em Planejamento e Gestão de Projetos Logísticos (FCA). Associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e ao Instituto Português de Corporate Governance (IPCG). Experiência na recuperação de empresas, com concentração em Governança e Gestão. Participação em projetos executivos de governança tributária para grandes agentes econômicos, bem como estruturação de serviços compartilhados. Desde 2010, é Diretor Executivo de um Grupo de Consultoria em Gestão. Business Management and Informatics Degree. Regional and Urban Development PhD Candidate (Salvador University, Brazil | New University of Lisbon, Portugal); Master in Business Administration (Salvador University, Brazil); MBA in Business Management (FGV); Logistic Projects Planning and Management (FCA). Brazilian Institute of Corporate Governance (IBGC) and Portuguese Institute of Corporate Governance (IPCG) Associate. Experience in company recovery, with concentration in Governance and Management. Executive projects in large economic agents tax governance, as well as shared services modeling. Management Consulting Service Group CEO, since 2010.
    café com admMinimizar