O que é o Core Business de uma empresa?

Definição,significado, uso e exemplo de "core business".

Neste artigo, vamos detalhar Core Business, seu significado e sua aplicação para empresas. Veremos com detalhes:

  • O que é Core Business? Significado e definição.
  • Diferença entre Core Business, Missão, Visão e Valores.
  • Importância de definir o Core Business.
  • Como definir o Core Business para criar diferenciação de mercado.

Compreender as motivações e desejos humanos é importante para qualquer estrategista ou profissional de marketing. Afinal, estamos lidando com as pessoas, seu inconsciente, seus traumas e seus desejos. De nada adianta você definir seu Core Business se não validou isso com seu público e se não sabe comunicá-lo às pessoas.

Muitas das decisões de nossos clientes são tomadas no nível inconsciente, isso é óbvio. Um curso de formação em Psicanálise pode agregar valor ao profissional: para seu autoconhecimento, para compreender e liderar funcionários e clientes e também também para atuar como Psicanalista.

Recomendamos o Curso Completo de Formação em Psicanálise 100% EAD, com valor acessível e início imediato.

  • Informações: https://psicanaliseclinica.com

Definição de "Core business"

Core business é uma expressão em inglês que significa "a parte central ou nuclear de um negócio ou de uma unidade de negócios". Esse conceito muitas vezes é confundido com "modelo de negócios". Como essa noção de "modelo de negócios" é muito ampla, com definições divergentes, seria melhor definir 'core business' como sendo a "sacada" ou "ideia básica" do negócio.

Esse conceito nem sempre é sinônimo de "ramo de atividade", pois dois concorrentes diretos podem ter 'core business' diferentes. Por exemplo, peguemos duas empresas que produzem revistas. Apesar de atuarem no mesmo ramo de atividade, a Revista A poder ter o 'core business' como sendo "conhecimento" e, a Revista B, "notícia".

Veja que essa abordagem é muito mais proveitosa que somente definir o ramo de atividade. Para ambas as revistas, o ramo de atividade seria "editora de revistas"; mas, por trás dessa aparente coincidência, estão 'core business' bem distintos, que podem modificar o jeito de a Organização se ver.


---------------------------------------------

CURSOS MAIS RECOMENDADOS:

  • Formação em Psicanálise EAD: https://psicanaliseclinica.com
  • Curso de Formação em Reiki Online: https://institutoreikiano.com
  • Curso de Constelação Familiar e Sistêmica EAD: https://constelacaoclinica.com

---------------------------------------------

Outro Exemplo de "Core business"

Core business de uma empresa de educação e consultoria pode ser "Capital Intelectual".

Diferença entre "Core business" e Estratégia

No exemplo anterior, percebemos que a Revista A tem uma visão mais ampla e mais profunda de seu negócio, que pode se refletir na sua estratégia, na qualidade de seus materiais e até abrir horizontes para outros negócios que também usem "conhecimento".

Apesar de permitir reflexões sobre estratégia, o 'core business' é anterior à "estratégia", não se confundindo com ela. No exemplo, a Revista A primeiro decidiu qual é o seu 'core business', e isso pode até ajudá-la a, depois, ampliar sua estratégia de atuação para outros negócios.

Um mesmo "core business" pode ser usado para várias estratégias, e até por empresas de ramos diferentes. Tanto a Revista A (no exemplo acima) quanto uma Escola podem ter como 'core business' o "conhecimento".


---------------------------------------------

Leia também: O que é Constelação Familiar?

Acesse: https://constelacaoclinica.com

---------------------------------------------

Se o 'core business' representa um negócio inovador, ou um jeito novo de tratar um negócio tradicional, é importante que, de alguma forma, não só o 'core business', como os outros elementos da Identidade Organizacional possam ser comunicados aos stakeholders, especialmente aos colaboradores internos e aos clientes.

Isso dará base para os colaboradores compreenderem melhor o negócio que estão construindo (fator interno) e ajudará a Organização em seu processo de posicionamento de mercado junto a seus clientes e concorrentes (fator externo).

A Organização pode investir na comunicação expressa de sua Identidade Organizacional, especialmente aos seus colaboradores internos, mas essa "comunicação" é muito mais efetiva quando vivenciada na prática, por meios de ações e comportamentos que deixam transparecer essa Identidade.

Como fazer para definir o 'Core Business' de uma Organização?

Para definir seu 'core business', a Organização deve se questionar sobre alguns pontos do tipo:

• Qual é o centro de seu negócio?

• Com o que trabalha a Organização?

• O centro de negócios da Organização a diferencia dos concorrentes?

• Podemos escolher um 'core business' para a Organização que seja bem distinto dos nossos concorrentes?

• Para os clientes e para uma diferenciação de mercado, esse 'core business' eleito pela Organização é relevante?

• O 'core business' eleito abre outras possibilidades de produtos ou negócios, por afinidade?

---------------------------------------------

Formação em Psicanálise EAD

Acesse: https://psicanaliseclinica.com

---------------------------------------------

Na definição do "core business", deve-se evitar o uso de advérbios e de verbos de ação. Deve-se evitar, também, responder a questões do tipo: "como fazemos?", "para quem fazemos?", "por que fazemos?", "onde fazemos?", "como seremos?", "quais nossos princípios". Essas perguntas serão respondidas na definição de "missão", "visão" e "valores".

Para dar um outro exemplo, o "core business" da Mercedes Benz poderia ser "transporte de pessoas e coisas", e não "transportar bem pessoas e coisas, de forma rápida, segura e confortável" (esta última declaração estaria mais próxima da definição de "missão").

Além do "core business", há outros três elementos que integram a Identidade Organizacional: missão, visão e valores.


---------------------------------------------

CURSOS MAIS RECOMENDADOS:

  • Formação em Psicanálise EAD: https://psicanaliseclinica.com
  • Curso de Formação em Reiki Online: https://institutoreikiano.com
  • Curso de Constelação Familiar e Sistêmica EAD: https://constelacaoclinica.com

---------------------------------------------

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Ricardo Teixeira

    Ricardo Teixeira

    www.grupoenova.com.br
    • Ricardo Teixeira - CEO do Grupo Enova Investimentos & Startup (www.grupoenova.com.br), com atuação no mercado de Estratégia, Eventos, Educação Corporativa e Consultoria desde 2006.
    • Todos os direitos de texto e imagem reservados ao autor e ao Grupo Enova.
    • Telefone: +55 (19) 991198540
    • Contato: r.teixeira@grupoenova.com.br
    • Redes sociais: Facebook | Linkedin.
    café com admMinimizar