O maior erro que Henry Ford cometeu

No livro Gestão, Peter Drucker conta a história de Henry Ford e qual foi erro que ele cometeu que custou 20 anos de declínio da sua empresa.

Olá empreendedor,

Você sabia que todo empreendedor tem três escolhas que mais cedo ou mais tarde ele terá que fazer?

Todas as empresas que hoje são grandes e referência no mercado começaram pequenas, como eu e você começamos as nossas empresas. E conforme elas foram crescendo e se tornando mais complexas o empreendedor a frente do negócio teve que fazer uma escolha.

Todo empreendedor pode escolher se tornar o gestor da sua empresa, contratar um gestor para sua empresa ou ver a sua empresa quebrar.

No livro Gestão, Peter Drucker conta a história de Henry Ford. Sim, Henry Ford também teve que fazer esta escolha. E eu vou te contar o que foi que ele escolheu.

Henry Ford em apenas 15 anos construiu a maior e mais lucrativa empresa manufatureira do mundo. A empresa dominava o mercado americano de automóveis. E seu capital girava em torno de 1 bilhão de dólares.

Porém poucos anos depois a empresa começou a perder mercado e passou a perder também dinheiro por 20 anos consecutivos.

Pelo caminho que da história já dá para imaginar qual foi a escolha de Henry Ford. Segundo o que Drucker conta Ford queria provar que os gestores não eram necessários. Por isso nem ele e nem outras pessoas de sua empresa seriam gestores.

Isso custou a ele 20 anos de declínio. Só que para sua sorte ele tinha um negócio bilionário e por isso não quebrou completamente.

Quando seu neto Henry Ford II assumiu a empresa logo montou uma equipe de administração formada por gestores e salvou a empresa.

E porque que eu estou te contando essa história?

Uma vez me perguntaram como é que eu convenceria alguém que está indo bem na empresa a realizar o Planejamento Estratégico Simples.

Para quem me acompanha já viu que uma das funções do gestor é o Planejamento Estratégico. E se você ainda não viu, procure por "Qual o papel do gestor nas organizações".

Então a menos que você não se importe em ter 20 anos de atraso na sua empresa eu aconselho que mesmo que você esteja indo muito bem que você se torne o gestor da sua empresa.

E na sua empresa, qual vai ser a sua escolha?

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar