O egocentrismo dentro do ambiente organizacional.

Dentro do ambiente organizacional as pessoas estão tendo problemas de EGO. Colaboradores com esse perfil normalmente ficam isolados dentro do seu ambiente de trabalho e isso pode prejudicar muito no desenvolvimento profissional. Hoje vamos conversar sobre o egocentrismo dentro do ambiente organizacional.

Você sabe o que é o egocentrismo? Egocentrismo é a condição ou estado de espírito do egocêntrico. Tem origem no grego, sendo a junção de egôn e kêntron, que significa "eu no centro", segundo o site significados.com. Uma pessoa egocêntrica é aquela que se acha independente e autossuficiente, que não precisa de ajuda e normalmente não aceita a opinião dos colegas de trabalho. Será que você trabalha com alguém com esse perfil?

Tenho certeza que você deve conhecer alguém egocêntrico. Não é tão difícil identificar um. Vou contar uma história para você de uma pessoa com o perfil egocêntrico: “Marcelina trabalha em uma empresa de grande porte e ela não tem cargo de líder, ou seja, ela é subordinada. O líder da Marcelina tem muitos anos dentro da empresa e uma carreira sólida dentro do mercado de trabalho. Ela é formada em uma universidade federal, tem uma especialização na área e não tem tanto tempo de atuação no mercado de trabalho. Ele é formado em uma instituição privada e não tem especialização. Certo dia o líder de Marcelina chamou ela para conversar e disse que ela precisava refazer um trabalho, porque não estava como ele havia solicitado. Marcelina pegou e disse que tudo bem, iria refazer. Quando chegou na sua estação de trabalho ela começou a falar com seus colegas que não aceitava a postura do líder deles, porque ela é formada em uma universidade federal e ele não (sendo que não tem nenhuma diferença), tem especialização na área de atuação e que ela nunca erra... enfim, ela é perfeita. Marcelina extremamente chateada e com ideias cristalizadas, começou a falar mal do seu líder apenas porque ele pediu pra ela refazer um job. Revoltada, ela denegriu a imagem do seu líder, chegando ao ponto de dizer que ele que é incompetente por não enxergar o trabalho ótimo e sem falhas que ela realiza. Pelo egocentrismo da Marcelina, ela foi desligada pelo motivo de produção insatisfatória”.

A pessoa egocêntrica vai se enxergar sempre como a perfeita (igual a Marcelina), se exaltando excessivamente como se realmente ela fosse o centro das atenções e isso é um modelo mental que faz com que a pessoa se prejudique, não se desenvolva e ainda fica mal vista dentro da organização.

O indivíduo egocêntrico não consegue demonstrar nenhum tipo de empatia, ou seja, ele raramente vai se colocar no lugar do outro colega de trabalho, porque sempre está preocupado com o seu “EU” e com seus próprios interesses. Esse comportamento acaba ocasionando mal-estar, afastamento dos demais e não agregando nada de positivo na empresa e na sua equipe de trabalho.

Mas como lidar com pessoas egocêntricas no trabalho? Você que é líder e tem dificuldades com subordinados egocêntricos, uma ferramenta que pode ser bem utilizada é o feedback construtivo (leia o artigo sobre o Feedback Transformador). Através do feedback constante o líder deve começar a observar o comportamento do colaborador, se o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e as entregas melhoraram. Se caso não melhorar após os feedbacks, vou ser bem direto, substituição de pessoa. Uma organização existe para dar lucro, gerar receita e para isso é necessário capital humano. Se o próprio colaborador não quer colaborar para isso acontecer, substitua por outro que queira. Relação empregado x empregador é igual um casamento, se uma das partes está demonstrando insatisfação, já foi conversado para resolver o problema, teve diálogo, teve outra chance para melhorar e não ocorreu como o combinado, o relacionamento acaba!

Eu sempre falo “VAMOS TER MAIS EMPATIA”, o ambiente de trabalho ultimamente está virando um campo de batalha. É uma guerra de egos onde um quer mostrar que pode mais que o outro; ou menosprezar determinado colega de trabalho por ele estar em um nível hierárquico mais baixo. Dentro de uma organização todos precisam um do outro! Um relógio não funciona se uma engrenagem estiver danificada. Antes de falar algo para outro colega de trabalho se coloque no lugar dele.

Espero que a leitura de hoje tenha lhe trazido algum insight, alguma informação nova e que tenha lhe ajudado no seu processo de desenvolvimento. O meu objetivo é descomplicar o mundo corporativo com uma linguagem simples e direta. Até a próxima!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Afonso Egidio

    Afonso Egidio

    Sou um profissional dedicado e responsável, sempre procuro saber aquilo que não tenho conhecimento e gosto de aumentar meu portfólio de informações, estou atuando no mercado de trabalho já fazem 10 anos. Já atuei na área de atendimento ao cliente, vendas, RH e comercial. Tenho vasto conhecimento em ferramentas de gestão de pessoas, conhecimento generalista em RH, atuo no departamento mercadológico na área comercial de uma instituição de ensino, possuo competências para gerir e analisar.

    café com admMinimizar