Liderança: a escolha de influenciadores-chave para motivação de equipe

Recentemente estive lendo um livro da Harvard Business Review sobre Liderança Inovadora, este livro contém vários artigos sobre liderança, em um deles me deparei com a expressão "influenciadores-chave", bastou algumas pesquisas no oráculo (google) para entender que esse termo e muito utilizado em marketing para divulgação de marca/produto através de pessoas influentes

Recentemente estive lendo um livro da Harvard Business Review sobre Liderança Inovadora, este livro contém vários artigos sobre liderança, em um deles me deparei com a expressão "influenciadores-chave", bastou algumas pesquisas no oráculo (google) para entender que esse termo e muito utilizado em marketing para divulgação de marca/produto através de pessoas influentes.

Utilizamos isso no dia a dia na empresa, as vezes sem perceber, pois toda empresa tem um colaborador que serve de influência para os outros, tem o inteligente, o dedicado, o proativo, o organizado, etc. Escolher pessoas influentes para motivar a equipe é fundamental, pois abre campo para a inovação, facilita o aprendizado de todos e ajuda a obter resultados.

O influenciador deve ser aquela pessoa que acrescenta valor. O líder deve analisar as qualidades de seus liderados e através delas, utilizar para motivar tanto o influenciador quanto os que estão a sua volta. Vejamos algumas qualidades que um influenciador de equipe pode ter:

1- Respeito ao próximo
Não adianta escolher aquela pessoa cheia de "habilidades", se a mesma não respeita quem está do seu lado, não aceita opiniões, quer ser sempre dono da razão. A humildade sempre vem a frente da honra.

2- Perfil Hands on
Escollha a pessoa que sirva de apoio, aquele "pau para toda obra", que não mede esforço para ajudar.

3- Que saiba ensinar
Vivemos na era da informação, quem tem habilidade de ensinar e compartilhar conhecimento é bem visto nas empresas.

4- Visão Holística
Saber trabalhar com equipes diferentes, ser integrador, ter aquele perfil de "juntar as pessoas".

5- Comunicativo
Saber se comunicar de forma clara, com confiança e harmonia é a chave para interações bem sucedidas.

O desafio do líder é criar oportunidades de performance para seus liderados, sem abdicar de suas responsabilidades. Isso facilita a escolha de um sucessor e faz com que se conheça o perfil dos que trabalham ao seu lado.

ExibirMinimizar
Digital