Café com ADM
#
Jerry Maguire: a grande virada - o jogo, o amor, os negócios
Jerry Maguire: a grande virada - o jogo, o amor, os negócios

Jerry Maguire: a grande virada - o jogo, o amor, os negócios

Jerry Maguire é em sua essência um filme sobre transformação: sobre dois homens que aprendem a valorizar algo muito mais importante do que o dinheiro

Em meus muitos anos como cinéfilo ferrenho, creio que nunca vi um filme misturar tão bem elementos de drama, romance, comédia, esportes e negócios quanto este Jerry Maguire: A Grande Virada (Jerry Maguire, EUA, 1996). O filme encanta, comove, empolga. Além de derramar um olhar extremamente humanista sobre a instituição corporativa. Em um mundo infestado de tubarões de terno e gravata, para os quais o sucesso e o dinheiro sempre falam mais alto, Jerry Maguire mostra que existem valores cuja importância supera qualquer conquista. O principal deles? A Ética. É justamente por ética que a vida de seu protagonista se transforma drasticamente.

Jerry Maguire (Tom Cruise, excelente), é um agente esportivo de atletas profissionais cujo céu é o limite. Todos o respeitam e alguns até o idolatram como a referência do negócio envolvendo agências esportivas e seus atletas que valem milhões. Maguire tem tantos clientes que na realidade, ele já não se importa realmente com nenhum deles. Ele passa a maior parte do tempo viajando, o aeroporto é sua segunda casa, correndo atrás dos milhões que se escondem em cada nova promessa do esporte.
Uma noite, porém, Jerry sofre um ataque de pânico (ou seria uma crise de consciência?) em um quarto de hotel, e decide no calor do momento escrever um memorando chamado "As Coisas que Pensamos e não Dizemos: O Futuro do Nosso Negócio". Uma destas coisas do título é que Jerry acredita que os agentes deveriam estar menos preocupados com dinheiro e mais preocupados com seus clientes. Ele manda imprimir várias cópias e faz com que as mesmas cheguem às mãos das pessoas de seu local de trabalho.

Quando Jerry chega ao escritório na manhã seguinte, é aplaudido de pé por todos no local, apenas para alguns dias depois, ser demitido ao estilo Roberto Justus e seu O Aprendiz. É assim que Jerry compreende porque afinal os agentes não dizem o que pensam. Maguire tira o time de campo em uma das melhores sequências do filme, e acaba ganhando a inesperada companhia de Dorothy (Renée Zellweger), uma das contadoras da agência. E a única pessoa que realmente acredita na mensagem do memorando de Jerry (talvez pelo fato de ser apaixonada por ele).

Apesar de jovem, Dorothy já é viúva e tem um filho pequeno, e aos poucos, o filme abandona o tom ácido de sua parcela corporativa da trama, para focar na parcela humana de sua narrativa, que envolve principalmente a relação que se desenvolve entre Jerry e Dorothy, mas sem nunca se esquecer do mundo dos negócios que seus personagens habitam. Há alguns momentos em Jerry Maguire onde o espectador sente o ímpeto de abraçar a si mesmo, tamanha a sensação de encanto que o filme traz. A cena em que Dorothy decide seguir Jerry na frente de todos no escritório, abrindo mão de sua segurança financeira em troca de uma chance de fazer as coisas do jeito certo, por exemplo, é um deleite, assim como mais tarde na trama, a cena em que Dorothy diz à sua irmã mais velha que ela realmente, ama Jerry com toda a alma e coração. Ambos os momentos envolvem Zellweger, cuja personagem é elemento-chave de um filme que se inicia cínico, mas que se transforma em algo que aquece o coração.

Outro elemento-chave da produção vem na figura de Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel), o único cliente que não dispensou Maguire após sua saída da agência. Tidwell é um jogador de Futebol Americano, que apesar de ressentir-se dos contratos fuleiros que Jerry arrumou para ele ao longo dos anos (na época em que Jerry era o bambambam e não precisava de Tidwell), ele de alguma forma, não abandona o agente. O diretor e roteirista Cameron Crowe (Vanilla Sky, Quase Famosos), também opera milagres na maneira com que conduz a relação que floresce de cliente/agente para uma verdadeira e decisiva amizade. Jerry ajuda Rod a aprender a jogar com o coração, e não apenas pelo dinheiro.

O filme é delicioso, especialmente quando Cruise e Zellweger estão juntos em cena. Ele interpreta Maguire com a sinceridade de um homem que quer encontrar a grandeza e a felicidade em uma ocupação onde apenas o sucesso realmente conta. Ela interpreta uma mulher que acredita no homem que ama, e nos lembra que o verdadeiro amor é idealista. As sequências esportivas são corretas, e nelas brilha a presença de Gooding Jr., no melhor papel de sua hoje ínfima carreira.

Jerry Maguire é em sua essência um filme sobre transformação: sobre dois homens que aprendem a valorizar algo muito mais importante do que o dinheiro. Não que o sucesso financeiro seja algo ruim, claro que não. Entretanto, quando o sucesso, a fama, o dinheiro ou o próprio trabalho interferem com a maneira com que o indivíduo conduz seus relacionamentos interpessoais e mais importante, seu senso ético, algo obviamente está errado. Todo o plot do filme se desenvolve baseado em uma escolha moral de seu protagonista, que percebe à duras penas que ser íntegro e ético em um mundo canibalizado como o de hoje exige coragem e caráter. Se o coração não está no lugar certo, sua cabeça também não estará.

Jerry Maguire: A Grande Virada é muito mais do que um romance, muito mais do que um filme esportivo e definitivamente muito mais do que um retrato da faceta mais mercenária do mundo corporativo. Trata-se de uma história incrivelmente humana, que evidencia a importância da ética em todas as esferas da vida, e de como os valores e o caráter moldam o verdadeiro talento profissional. Para encerrar, deixo aqui as palavras do personagem Dicky Fox, mentor do protagonista, que encerram o filme de maneira brilhante:

"Ei, eu não tenho todas as respostas. Para ser honesto, fracassei tanto na vida quanto tive sucesso. Mas eu amo minha esposa. Eu amo minha vida. E desejo à você o meu tipo de sucesso."

Jerry Maguire: A Grande Virada está disponível no mercado de Home-Video.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.