Entendendo o comportamento de compra do consumidor diante da crise

O comportamento do consumidor para as empresas, em tempos de crise, com fatores básicos que influenciam a busca de produtos e serviços

Com o aumento do desemprego, diminuição de renda e a dificuldade das pessoas em obterem receitas nos últimos meses, fizeram e estão causando uma grande diferença no mercado nacional dos produtos de bens e serviços, pois, em tempos de crise se torna muito árduo manter o poder de compra dos brasileiros. Diferentemente dos últimos anos onde o poder de compra estava impulsionando toda a cadeia produtiva, o que se vê agora é uma total mudança no hábito de consumo das pessoas.

Portanto, diante destes fatos, o que as empresas deverão fazer para acessar e vender para esses novos consumidores frente à perspectiva altamente dinâmica do mercado em crise?

Estudar o comportamento do consumidor abrangendo uma série de fatores que levam o entendimento de como cada indivíduo é único e pensa de acordo com seus grupos, sua posição social, culturas, etc. E entender estes fatores é a grande jogada que leva ao propósito do marketing, que é atender e satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores, havidos para solução de seus problemas diante deste novo cenário.

Segundo Karsaklian, percebe-se que, formalmente ou não, a preocupação com o consumo a constatação e o fato de existir em cada um de nós um consumidor, tem gerado polêmica com relação a como lidar com os seus comportamentos.

Comportamentos estes que são acompanhados de vários fatores, muitas vezes determinantes para o consumo.

De acordo com Nascimento e Tobias (2008), "Então, se os consumidores, ou seja, as pessoas são diferentes umas das outras e necessitam de alimentar-se, vestir-se e até mesmo se divertirem, são as suas diferenças que vão determinar seus atos de compra e seus comportamentos em relação às outras no mercado de consumo. 'Mais do que nunca, compreender o consumidor é reconhecida como uma necessidade vital não apenas para as empresas, mas para toda a organização que se assuma como orientada para o mercado (DUBOIS, 1998, apud VIEIRA, 2004, p.3)'".

Fatores do Consumo

Os fatores relacionados ao comportamento do consumo giram em torno das ações dos consumidores, tornando-se, assim, essenciais à busca de sua compreensão.

Para Kotler o comportamento do consumidor são influenciados por 4 fatores:

1- Fatores Culturais: Os fatores culturais exercem uma forte influência no comportamento de compra das pessoas. A cultura não é dada e sim adquirida, passada de geração a geração. Talvez por isso seja de difícil compreensão.

2- Fatores Sociais: O comportamento do consumidor é também influenciado pelos fatores sociais como os grupos de referência, famílias e posições sociais.

3- Fatores Pessoais: O comportamento de compra dos consumidores também é influenciado pelos fatores pessoais de cada comprador, ou seja, momentos e experiências pelas quais cada pessoa está passando que interfere nos seus hábitos de compra. As principais características destes fatores são: idade e estágio de ciclo de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida, personalidade e auto-estima.

4- Fatores Psicológicos: Existem quatro importantes fatores psicológicos que influenciam as escolhas os consumidores: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

Entender o processo de compra dos consumidores é e sempre será umas das tarefas mais importantes das empresas, principalmente neste novo cenário mercadológico: de crise. Mas conforme descrito neste artigo pode-se notar que os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, destacados pelos autores em suas obras, ganham em importância e interferem diretamente na decisão e no comportamento de compra deste novo consumidor.

Ou seja, refletir e compreender o consumidor são necessidades básicas para as empresas, pois a cada dia o mercado fica competitivo e dinâmico, ainda mais em tempos de crise.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento