E se as áreas não se falam?

A integração torna-se um dos maiores desafios da comunicação organizacional. Cada empresa é composta por diversas áreas, mas, nem sempre, elas se falam e na hora de divulgar uma informação, ela acaba “caindo” na imprensa de maneira indevida. Como evitar que isso aconteça? Antes de tudo, é preciso compreender que a comunicação envolve o processo de gestão

Para que cada baia não se torne um mundo singular e estanque, é preciso trabalhar a importância da comunicação internamente, com cada setor, explicando o conceito de informação, notícia, fluxos e também o papel estratégico que cada conteúdo sobre a empresa tem, diferenciando o que é público dos dados sigilosos.

Uma das situações que pode causar um ruído na comunicação interna e mal estar entre os colaboradores é quando eles são informados sobre uma novidade a respeito de sua empresa apenas quando a notícia é publicada pela imprensa.

O ideal, em situações de fusão, aquisição, mudança de gerência ou qualquer tema estratégico, é preparar, concomitantemente, um plano de comunicação interna e externa, para evitar constrangimentos entre os funcionários. Se o colaborador é o principal embaixador da marca, ele deve ser um dos principais destinatários dos conteúdos informativos a respeito da empresa.

Para que cada área contribua, enviando subsídios que possam ser transformados em notícias, tanto para os veículos internos, quanto para a imprensa, é preciso empreender algumas iniciativas. Não basta culpar as áreas, alegando que as mesmas não enviam informações.

É preciso, antes de tudo, ir aos setores, se apresentar e fazer com que todos saibam que a Comunicação não é uma atividade da direção, mas de cada departamento, não importa o tamanho.

Confira algumas dicas para melhorar o fluxo de informação entre os demais setores e a área de Comunicação:

- Crie, no seu veículo de comunicação interna, um espaço que explique como a área de comunicação funciona e outro, detalhando como podem ser sugeridas pautas e matérias para o jornal;

- Envie, periodicamente, um comunicado solicitando contribuições para o fechamento da pauta dos veículos de comunicação interna;

- Promova reuniões de pauta abertas, com pessoas-chave de cada área (que podem ser indicadas pela chefia);

- Dedique um espaço para que o colaborador envie sua nota, percepção ou crítica sobre determinado tema ou acontecimento;

- Não faça da comunicação interna a voz da diretoria: sempre deixe claro que a comunicação interna é de todos, feita por e para qualquer funcionário;

- Saia de sua baia, vá às áreas e se apresente: “Sou da comunicação e caso tenha um tema, projeto ou novidade da sua área, que seja relevante para a instituição, converse com a gente”;

- Na intranet, crie uma área para envio de pautas e sugestões;

- Aja com humildade e ouça o que as outras áreas tem a dizer.

Para que a comunicação seja integrada, mais que no nome, é preciso que as áreas atuem em sinergia, em prol da organização, de acordo com sua missão, visão e valores. Se as áreas não se falam, a imagem que o público terá é de uma instituição desintegrada e desorganizada. Pense nisso!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Isabela Pimentel

    Isabela Pimentel

    Isabela é Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Com sete anos de experiência em Comunicação Corporativa, especialmente nas áreas de Ciência e Saúde, já atuou em empresas do setor como Fresenius Medical Care (FMC), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) . Estuda os impactos da filosofia da comunicação integrada no contexto organizacional e possui curso de Jornalismo Científico pela World Federation of Science Journalists (WFSJ). Consultoria em produção de conteúdo (especialidade: ciência e saúde), comunicação interna e institucional, assessoria de imprensa, marketing, redes sociais e memória empresarial para diversas empresas. Coordenação, edição e produção de conteúdo do Portal Comunicação Integrada.

    café com admMinimizar