Criptomoedas: nunca diga dessa moeda não comprareis
Criptomoedas: nunca diga dessa moeda não comprareis

Criptomoedas: nunca diga dessa moeda não comprareis

A dualidade das aplicações financeiras

O mega investidor Warren Buffet, na carta aos acionistas do relatório anual da Berkshire Hathaway de 2011, relatou que investe em ativos produtivos, sejam empresas, fazendas ou imóveis. Para ele, esses ativos devem em tempos inflacionários ter rendimentos que manterão o valor de seu poder aquisitivo enquanto exigem um mínimo de capital de investimento novo.

2019, julho. Quase as totalidades das publicações de investimentos financeiros brasileiros comentam sobre os ganhos estratosféricos das Criptomoedas. Em meio a tantos relatos de ganho, fico me perguntando se realmente vale a pena. Para refletir, podemos dividir a questão em dois pontos: a clara convexidade e a relação do investimento com os princípios de cada investidor.

A convexidade diz que se você investir R$ 1000,00 em criptos e perder terá perdido apenas o capital investido, se você não se alavancou, logicamente. Mas na outra ponta os ganhos são ilimitados, podendo multiplicar-se por 1000, ou mais. A convexidade também pode acontecer com um negócio próprio, porém dificilmente acontecerá no mercado acionário, uma vez que as chances de uma empresa crescer de tamanho ilimitadamente são reduzidas.

Já a relação do investimento com os princípios traz consigo uma introspecção. Caso o investidor tenha como princípio, assim como Buffet, ver sua riqueza voltando para a sociedade em forma de desenvolvimento econômico sustentável, investir em ações de empresas, embora não convexo, se torna muito mais gratificante e enriquecedor do que apenas ganhar dinheiro.

Warren sofreu rendimentos inferiores ao mercado em sua carteira nos anos 2000, tendo em vista que um de seus princípios é de que não investe em ativos que não domina, quando questionado sobre sua perda ele responde: o importante é dormir tranquilo. Portanto, não há certo e errado nessa escolha, mas o que existe é cada um pensar com a sua cabeça e a partir dai ter escolhas conscientes.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento