Comunicar sem planejar: onde foi que errei?

Milhões de reais investidos em uma campanha, sem retorno, sucesso e nem a meta que tanto o gestor almejava apresentar para a diretoria. Muitas empresas colocam a força de suas ações de comunicação institucional apenas no nível tático e depois querem ser respeitadas como se fossem estratégicas

Comunicar sem planejar é rebaixar a comunicação a algo que não precisa ser pensado, refletido, planificado ou feito com diligência e método.

Uma mera campanha não pode ser o foco do trabalho de uma empresa ou do setor de comunicação. Cada ação deve ter uma objetivo, meta e um indicador atrelado a si para dar certo. Não se pode entrar em uma floresta sem bússola achando que se vai chegar incólume ao outro lado do caminho.

Sim, a comunicação bem feita, estruturada e bem sucedida, precisa ser planejada e executada de forma ética, comprometida e responsável. Assim, saberemos onde erramos e que pontos podemos aprimorar. Não se vai a lugar algum quando não se sabe aonde se quer chegar.

Não foi a campanha que deu errado, nem o público que não souber ler as entrelinhas ou o anunciante que executou mal o plano de mídia: simplesmente, fomos nós e a falta de planejamento.

E como planejar?

Antes de lançar qualquer campanha, você precisa planejar, literalmente, tornar o horizonte plano, para ver melhor. Faça uma análise do ambiente de marketing, que é o meio mercadológico onde acontecem as relações entre o público alvo e consumidores.

O que analisar?

• Forças

• Fraquezas

• Ameaças

• Oportunidades

Conhecendo o concorrente

• É preciso conhecer os concorrentes, seus objetivos,seu público e seu posicionamento

• Que participação de mercado ele possui?

Etapas do planejamento

• Entender o problema, a partir da análise

• Determinar o objetivo, a partir do diagnóstico

• Estabelecer metas

• Fixar as estratégias


O que minha mensagem deve ter?

• 1) impacto

• 2)atratividade

• 3)Durabilidade

• 4)Credibilidade

Estrutura de um plano de comunicação integrada

• Introdução

• Situação atual do mercado, do produto e do produto no mercado

• Meta da empresa

• Estratégia de planejemento

• Orientação da mensagem

• Orçamento

• Conclusão

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    Isabela Pimentel

    Isabela Pimentel

    Isabela é Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Com sete anos de experiência em Comunicação Corporativa, especialmente nas áreas de Ciência e Saúde, já atuou em empresas do setor como Fresenius Medical Care (FMC), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) . Estuda os impactos da filosofia da comunicação integrada no contexto organizacional e possui curso de Jornalismo Científico pela World Federation of Science Journalists (WFSJ). Consultoria em produção de conteúdo (especialidade: ciência e saúde), comunicação interna e institucional, assessoria de imprensa, marketing, redes sociais e memória empresarial para diversas empresas. Coordenação, edição e produção de conteúdo do Portal Comunicação Integrada.

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