Como SEO On-Page e Off-Page trabalham juntos para melhorar a performance nos buscadores

Entenda como funcionam as técnicas de SEO on-page e off-page

Estratégias de SEO on-page e off-page são igualmente cruciais para o sucesso de qualquer campanha de como ser encontrado através dos buscadores, como o Google por Exemplo. Embora o algoritmo do Google para classificar o conteúdo esteja continuamente mudando, fatores relacionados a SEO fora da página carregam 50% ou mais do peso total da classificação, de acordo com a Moz . É por isso que os profissionais de marketing, trabalhando para melhorar o PageRank de seu site e a SERP organicamente, precisam colocar um esforço igual em ambas as estratégias.

O que é SEO on-page?

O SEO na página é um conjunto de técnicas que você pode implementar diretamente em suas páginas do site para melhorar os rankings de busca. A publicação de conteúdo otimizado para SEO para palavras-chave específicas levará naturalmente a melhores resultados, pois é mais fácil para o Google entender quais pesquisas o conteúdo é mais relevante. Há algumas estratégias em que as pessoas tendem a pensar quando ouvem, SEO on-page, como segmentar palavras-chave nas tags H1 e H2, usar texto alternativo descritivo para suas imagens e escrever uma meta-descrição atraente. A variedade de técnicas de SEO na página é infinita, desde o carregamento mais rápido da página até a colocação de palavras-chave estratégicas e a garantia de alta qualidade de conteúdo. Essas pequenas alterações nas suas páginas da Web influenciam a forma como o Google interpreta o conteúdo da sua página e pode influenciar sua classificação junto aos buscadores.

Você não deve confundir SEO on-page com SEO no texto, que se concentra em todo o site. Algumas técnicas no texto devem incluir a otimização da arquitetura da informação do seu site, incluindo um sitemap.xml e a adição de marcação de dados estruturados. Outros pontos que influenciam são: Servidor onde o site está hospedado, a velocidade do site, código bem estruturado seguindo as regras do W3C. Essas táticas se concentram em tornar mais fácil para os rastreadores de pesquisa indexarem seu site.

Todas essas alterações podem parecer irrelevantes, mas ajudam os provedores de pesquisa a entender melhor seu site e seu conteúdo. Quanto mais os provedores de pesquisa souberem sobre o seu site, melhor será a chance de o Google ou o Bing apresentar seu site durante as pesquisas relevantes.

O que é SEO fora da página?

O SEO off-page é uma estratégia que afeta seus rankings de pesquisa, mas não está diretamente ligada ao seu controle. Essas técnicas afetam a popularidade e a autoridade do seu site.

Criar links é o exemplo clássico, por isso a importância de um Blog dentro dos sites, para que você possa gerar tráfego para o mesmo. Com uma estratégia de criação de links, você precisa criar autoridade por meio da publicação de conteúdo de alta qualidade, na esperança de que outros sites façam links para seu site. No passado, as frequentes estratégias de backlinking do black hat forçavam o Google a atualizar seu algoritmo. A nova mudança introduziu o conceito de links dofollow e nofollow, o que tornou o backlinking significativamente mais desafiador para os profissionais de marketing. É por isso que Frost disse: "no final das contas, até mesmo a melhor campanha de link building não garante que você realmente aumentará seu número de backlinks".

Junto com backlinks tradicionais, outra área a ser focada é o engajamento social. O Google leva a maneira como você interage com os clientes ou visitantes do site, os canais de mídia social que você usa e outros sinais sociais a sério. Ter uma forte presença na mídia social e seguidores que compartilham regularmente seu conteúdo sugere ao Google que seu conteúdo é altamente valioso.

Backlinks, sinais sociais e outras estratégias de SEO fora da página influenciam a maneira como os outros percebem seu site. A maioria das táticas de SEO fora da página, portanto, está relacionada à criação de marcas e ao gerenciamento de reputação.

Por que ambos são importantes para SEO

Para classificar, você precisa de um site bem otimizado e de sinais de confiança externos. Isso significa que você não deve se concentrar muito em um aspecto do SEO sobre o outro.

A maioria dos especialistas recomendam que você comece com SEO on-page porque está diretamente sob seu controle e não há motivo para não otimizar seu site. Em resultados competitivos, até as menores otimizações podem fazer a diferença. Você deve frequentemente auditar seu site para garantir que as tags HTML, metadados, URLs internos e muitos outros detalhes menores sejam otimizados para os mecanismos de pesquisa.

A partir daí, é essencial iniciar o SEO off-page antecipadamente, porque leva tempo para causar impacto. O essencial para o SEO off-page é produzir consistentemente conteúdo de alta qualidade que naturalmente levará a backlinks e compartilhamentos de mídia social. Se o seu site tiver alguma autoridade, será mais fácil tentar outras técnicas off-page, como o envolvimento de blogueiros e o engajamento de mídia social, para melhorar ainda mais a sua estratégia de SEO.

Se você se concentrar muito no SEO on-page, poderá atingir um ponto de retorno decrescente, mas se focar demais no SEO off-page, poderá estar limitando o potencial do seu site. Quando se trata disso, o Google está tentando oferecer a melhor experiência de pesquisa para os usuários, e ambas as estratégias de SEO contribuem para isso.

Não existe uma combinação perfeita entre os dois, é preciso testar e experimentar sempre e perceber quais performam melhor porque os algoritmos mudam o tempo todo, para determinar o que é melhor para o seu site. SEO on-page e off-page contribuem para o seu potencial de classificação geral, e os profissionais de marketing devem se esforçar em ambas as áreas para garantir que estão cobrindo todas as suas bases em termos de SEO, e assim você poderá cada vez mais organicamente gerar mais resultados para o seu negócio, indicadores de resultados e não indicadores de vaidade.

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