Nem sempre os fatos relevantes para o sucesso de um negocio estão às vistas, geralmente estão escondidos e quase nunca são percebidos sem um grande estudo, não abra mão de uma consultoria externa para lhe ajudar a encontrar os Fatores Críticos de Sucesso do seu negócio. De vez em quando, vemos negócios dando muito certo, evoluindo tendo lucros e logo aparecem mais alguns modelos de negócios iguais ou similares tentando 'copiar' o que deu certo e nem sempre o sucesso de um é conseguido por todos, simplesmente porque foi 'copiado', o sucesso de qualquer negócio passa por conhecer os fatores críticos de sucesso daquele negócio, esse é o talento do empreendedor em prova. Causa e efeito Em um negócio podemos perceber as relações de causa e efeito. A falta de planejamento (causa) precede o fracasso (efeito). Não se preocupar com capital de giro (causa) pegar dinheiro emprestado e pagar juros (efeito). Não traçar uma estratégia (causa) não sabe onde tem que chegar (efeito) Não avaliar os fatores críticos de sucesso (causa) Não encontra o modelo ideal de negócios muito menos conhece as questões mais relevantes para o seu desenvolvimento (efeito). Visto isso, subtende-se que o mais importante é responder a pergunta: Esse método ou teoria pode ser aplicado ao meu negócio? Se a resposta for sim, você está no caminho certo, nada de sair copiando negócios simplesmente por ser um negócio de sucesso, conheça os fatores crítico de sucesso do seu negócio. O que são Fatores Críticos de Sucesso? São fatores preponderantes que definem o sucesso ou o fracasso de uma organização. Os FCS são pontos-chave que todo empreendedor deve ter muito mais cuidado, através desse pontos-chave é que o negócio vai ser avaliado, se tornar amado ou ser ignorado pelo seu cliente. Um dos maiores problemas dos empreendedores é não conhecer os FCS do seu negócio na visão do seu cliente, não dar atenção a eles é correr o risco de ser ignorado. Quando os fatores críticos de sucesso são bem definidos eles tendem a se tornar um ponto de referência daquela empresa para as pessoas que amam ou admiram a marca, isso pode ser extensível a um produto ou até mesmo a pessoa do empreendedor. Notou a força de conhecer os fatores críticos de sucesso? Após identificados os FCS eles devem ser colocados hierarquicamente priorizando primeiro aquele fator que influencia diretamente no desenvolvimento da empresa e logo em seguida os que tem impacto na satisfação do cliente. Exemplos de Fatores Críticos de Sucesso De acordo com MENDES (2017) esses são alguns exemplos de fatores críticos de sucesso, por segmento de negócios. Indústria Automobilística: Estilo do veículo, economia de combustível, controle de custo de produção. Indústria de Computadores: Capacidade de inovação, facilidade de utilização do produto. Indústria Alimentícia: Eficácia na propaganda, eficácia na distribuição, capacidade de inovação dos produtos. Universidades, Faculdades e Escolas de Negócios: Competência reconhecida de seus professores, qualidade e tamanho da base de prospects, alunos e clientes. Industria Farmacêutica: domínio de processos, certificações de qualidade, capacidade técnica. Em média são identificados de 7 a 10 fatores críticos de sucesso e um deles é o principal fator de desenvolvimento da empresa e o segundo deve ser o principal fator de satisfação do cliente e os outros devem ser acompanhados com rigor e sanados quaisquer problemas. O empreendedor que consegue entender o conceito dos fatores críticos de sucesso e solucionar os eventuais problemas a eles relacionados estarão menos suscetíveis as crises econômicas e a concorrência de mercado. O principio básico do sucesso nos negócios é conseguir fazer as coisas da melhor maneira possível, sempre em busca da excelência e conhecer bem os seus fatores críticos de sucesso além de fazer isso pela empresa vai também distanciá-la de seus concorrentes. Quando um negócio está nascendo é indiscutível se pensar na concorrência, mas este pensamento não deve ser em sentido de comparação, nunca se compare com seu concorrente. Imagine se Steve Jobs e Steve Wozniak se comparasse a IBM ou a HP naquela época, provavelmente a Apple não teria nem saído do papel. Então, compreenda que a comparação entre você e seu concorrente não deve ser feita e sim conhecer os FCS do seu negócio é essencial para a manutenção da satisfação do cliente que pode construir ou destruir a sua marca. Gostou do artigo? Deixe seu comentário e me conte um pouco mais sobre os fatores críticos de sucesso do seu negócio.