As 6 tendências para o futuro que você deveria saber

Como você imagina o mundo daqui a alguns anos? Com certeza ele estará diferente, e você precisa conhecer essas seis tendências para estar preparado para elas

Como você imagina o mundo daqui a alguns anos? Será que estaremos no mesmo formato e da mesma maneira, ou será que as coisas estarão bastante diferentes? Para saber a resposta para essas perguntas é só fazer um exercício bem simples, basta olhar para alguns anos atrás. Perceba que desde lá o mundo vem mudando, computadores, celulares, células tronco e muitas tecnologias.

Hoje venho aqui dar uma de vidente e te dizer as tendências que estarão presentes na sua vida no futuro. Na verdade não tem nada de vidência, muito menos de achomêtro. Há um tempo venho observando como novas tendências aparecem, pesquisando muito e tentando entender esse fenômeno. Assim descobri que toda tendência que muda o curso do mundo, como os celulares, não veem do nada.

Antes de se tornarem um fator comum e serem usados por todos, essas “novas coisas” passam anos sendo testadas e usadas por pessoas que estão dispostas a se aventurar no novo. Dessa observação percebi muitas tendências, e encontrei muitas outras pessoas que também acreditam nelas.

No Brasil temos uma enorme vantagem, algumas tendências começam em outros países como EUA ou países da Europa, e depois de muito tempo chegam aqui. Se você estiver atento a isso, e conseguir perceber e se antecipar a essa tendência, pode, como administrador, aproveitar para criar um negócio que se tornará um grande sucesso e possivelmente dominar o mercado. Mas é hora de conhecer essas tendências.

1) Graduação será obrigação

Você já deve ter visto por aí algumas vagas de emprego, que não necessitam um grande conhecimento técnico, mas que uma das exigências para concorrer a vaga é pedir ensino superior. Se você acha isso um absurdo, sinto muito, a graduação não é mais um diferencial. E nem adianta achar que não deve fazer nenhuma faculdade, pois se quiser trabalhar em qualquer empresa nos próximos anos, necessitará do ensino superior. Essa já é uma tendência em países desenvolvidos, e começa a chegar ao Brasil.

Claro, se você deseja ser empreendedor e abrir sua própria empresa, nunca foi nem nunca será necessário ter um curso superior. Mas se deseja trabalhar para alguém, seja particular ou governo, é bom fazer a graduação logo. E nem adianta reclamar que é graduado, mas ganha um salário mínimo, se quer ganhar mais, vai ter que fazer muito mais do que ter um diploma da faculdade.

2) Internet responsiva

Primeiro preciso explicar o que é responsivo. Responsivo é quando algo dá uma resposta para alguma coisa, no caso da internet é quando o site que você está lendo se adapta ao tamanho da sua tela.

Imagine que você estivesse lendo esse artigo no seu celular (se realmente não estiver), com certeza a tela é menor do que a tela do seu computador. Agora imagina que tem celulares maiores e menores que o seu, telas de computador maiores e menores que a sua. Imagine também que cada pessoa quer ler da melhor maneira.

Assim nasceu o design responsivo, uma página da internet que se adapta ao tamanho da tela. Isso será de extrema importância, hoje, segundo o IBOPE, mais de 52 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular. O Google também começou a rebaixar nos seus dados de pesquisa sites que não se adaptam aos celulares.

Então, se o seu blog ou o site da sua empresa ainda não é responsivo, ou ao menos não tem uma versão para celular, é certo que no longo prazo seus acessos irão cair e muito.

3) Energia solar

Hoje ainda parece que está distante o dia em que todo mundo usará energia solar. E pode parecer até meio bobo dizer isso, que nós sempre buscamos fontes de energia erradas. Desde muito tempo o mundo nos alertou, as plantas já faziam fotossíntese usando a luz do sol, e nós nunca paramos para perceber que essa é a resposta. Fomos atrás do carvão, das hidroelétricas, e esquecemos de focar no sol, energia renovável, que está disponível todos os dias, sem fios e sem precisar de um canal de distribuição.

Se você pensa que vai demorar para ela se tornar uma realidade, você está muito enganado. Falta muito pouco para alguém descobrir uma forma melhor de captar a energia solar, e de os governos perceberem que as formas de fazer energia que usamos hoje em dia são falhas e poderão provocar um racionamento.

No futuro todas as casas terão painéis de energia solar, e todas estarão integradas num único sistema. Aliás, sua companhia de energia (como a Chesf no Nordeste) poderá falir, se ela não perceber que a energia solar deverá ser a maior forma de captar energia do mundo. É claro que hidroelétricas continuarão funcionando, afinal teremos período de muita chuva em que o sol não ousará aparecer. Mas energia solar é a melhor fonte e mais segura. Aliás, acredito que falta apenas a energia solar decolar, para que os carros elétricos se tornem realidade no mundo todo.

4) Choque de conteúdo

Essa dica vem de um especialista em marketing chamado Mark Schaefer, ele acredita que hoje estamos produzindo tanto conteúdo que no futuro haverá um choque de conteúdo e muitos nunca conseguirão ter seu conteúdo lido. A verdade é que o choque de conteúdo já acontece.

O Facebook vem limitando o número de pessoas que um post de uma página pode alcançar. Se quiser alcançar mais gente, vai ter que pagar. Mas isso não é apenas questão do nosso querido Mark Zuckerberg querer dinheiro, isso acontece porque hoje simplesmente você curte tantas páginas na rede social e tem tantos amigos, que fica impossível mostrar tudo para todo mundo.

Na internet como um todo isso está acontecendo. Temos tanto conteúdo disponível, que infelizmente só podemos nos dedicar há alguns. É impossível para qualquer ser humano ler tudo o que já foi escrito. Mas calma, ainda tem salvação, Schaefer tem um livro em inglês que ele dá dicas para superar esse choque chamado “The Content Code”, mas aqui posso dar duas dicas a você, a primeira é produza conteúdo de qualidade, que naturalmente as pessoas vão divulgar. A segunda é pague, se quer aparecer rapidamente, pague por anúncios.

5) Carros sem motorista

Tem gente que ainda não acredita e nem confia que um carro pode sair por aí sem motorista. Mas sim, em alguns anos vai acontecer. Já está acontecendo, se você não sabe a Google tem um carro não tripulado andando por aí no estado de Nevada (EUA), que já andou mais de 500km sem condutor.

Você pode até continuar duvidando de mim, mas seguem alguns benefícios do carro não tripulado. Primeiro ele dirige melhor que qualquer ser humano, sim, afinal dirigir é fazer um monte de cálculos e prevenir o movimento dos outros, sendo assim eles provocam menos acidente (não estamos levando em conta o caso da Ana Maria Braga). Em grandes cidades o trânsito irá fluir melhor, já que os carros irão dirigir de uma forma mais eficiente.

A Uber já está testando carros não tripulados, fazendo com que no futuro taxistas e motoristas particulares não sejam necessários, além de que conseguirão tornar o sistema de transporte mais eficiente. Ah, e você sabia que a maior parte do tempo os carros de cada pessoa ficam parados, dando um prejuízo desnecessário.

Por isso, a tendência é também que cada vez menos nós tenhamos carros particulares, e venhamos a utilizar serviços como o Uber. Ah, e dando uma de vidente, prevejo que no futuro haverá uma lei proibindo condutores humanos, pode parecer louco ou coisa de filme, mas não se esqueça que o maior causador de acidentes no trânsito é o condutor.

6) Robôs escrevendo

Deixei essa por último por um motivo, é a mais distante e a mais difícil de acreditar. Até hoje ainda estou processando essa informação e tentando colocar na cabeça. Porém é tudo verdade, em alguns anos nós humanos deixaremos de escrever, e passaremos a bola para os computadores.

Triste, louco, difícil de acreditar? Saiba que boa parte dos textos da Wikipédia não é escrito e editado por humanos. Sim, robôs. Mas você pode fazer duas coisas, ficar no seu quarto esperando a revolução chegar, ou estar preparado. O tema é muito novo, e ainda não sabemos até que ponto os robôs serão capazes de escrever, por exemplo, se eles serão capazes de escrever um livro de ficção (afinal, eles sim podem ler tudo o que já foi escrito pelo ser humano). Contudo o que já sabemos é que notícias e conteúdos mais práticos como press releases e ofícios, que seguem uma lógica e padrão, serão escritos no futuro por robôs. Prepare-se.

Todas essas tendências que estou lhe mostrando aqui tem como objetivo lhe preparar para um futuro eminente. Infelizmente não temos como saber quando tudo isso irá acontecer e como será exatamente (especulei em alguns casos), apenas temos como ter certeza de que vai acontecer. Então esteja preparado, fique ligado nas outras tendências e esteja aberto a coisas que podem parecer loucura hoje, como era o tal do computador pessoal anos atrás. E como administrador, deixe o seu negócio pronto para quando a mudança acontecer, afinal ela vai, é só uma questão de tempo e disposição.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento