Café com ADM
#

Administrando a si mesmo!

Muitos alunos e futuros profissionais da área de administração objetivam gerenciar um processo de trabalho, equipe, setor, filial e até mesmo uma empresa. Porém, a pergunta que lhes cabe é: consegues administrar a si mesmo?


Ter um olhar crítico sobre a sua própria pessoa pode ser uma viagem de auto-aprendizagem muito grande, assim como, uma ferramenta para quantificar sua vocação para o gerenciamento. Igualmente a uma empresa, sua prioridade básica deve ter como foco a parte financeira, cujos gastos nunca devem ultrapassar seus ganhos. No Brasil esses números assustam, cerca de 80% dos brasileiros gastam mais do que arrecadam no mês. Dessa forma, manter a saúde do seu bolso é na verdade, resguardar riquezas para alcançar seus objetivos. Com o “caixa” em ordem, suas metas podem ser traçadas. Esse é o primeiro e essencial passo para o início de uma boa gestão.

Uma empresa não existe sem contabilidade. Assim, sugiro um interessante exercício: coloque diariamente em uma planilha todo e qualquer gasto realizado, faça uma distribuição por setores como saúde, alimentação, transporte, diversão, vestuário, etc. No final do mês, você ficará surpreso com a quantidade de coisas inúteis que consumiu, mas também terá uma abrangente visão de suas despesas. Uma vez de posse dessa informação, corte custos desnecessários ou empregue verbas aonde achar mais conveniente. Nunca se esqueça do primeiro passo:

gaste menos do que arrecada! Tome cuidado com juros, financiamentos, empréstimos, compras parceladas e tudo aquilo que lhe deixe atrelado a dívidas posteriores.


Para algumas pessoas dinheiro na mão é vendaval, para outras é compromisso com o futuro! Em qual desses grupos deseja estar?

Deve-se aprender sempre, mantendo-se atualizado, acompanhando as novas tecnologias e identificando oportunidades. Isso não é mais um diferencial, e sim, um meio de evolução e sobrevivência. Com certeza você sabe o que acontece com organizações que param no tempo. No atual mundo globalizado, ou você fica a par do que acontece no meio ao qual está inserido, ou é engolido pela concorrência. Assim, o segundo passo é aprender e evoluir, para que seja possível angariar mais recursos e concretizar sonhos cada vez maiores.

Mas sabe-se que nem só de dinheiro e metas vive o homem. Administrando bem a si mesmo, com disciplina, você estará melhor preparado para o mercado administrativo e terá tranqüilidade para usufruir de maior qualidade de vida.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.