A importância de indivíduos e empresas trabalharem juntos para incrementar a sustentabilidade

É preciso haver a consciência de que se encontra em andamento uma revolução nas práticas de negócios e estratégias, de muitas empresas, que são essenciais para a criação de um mundo mais sustentável.

Muitas empresas ao redor do mundo estão mudando suas estratégias visando um novo mundo mais sustentável. A mentalidade "extrair-produzir-descartar" dominadora das últimas décadas, já encontra bastante resistência nos dias atuais. Grandes organizações já se deram conta de que é preciso mudar seu jeito de fazer negócios. Através de seus líderes, impõem objetivos dentro das suas organizações na busca de superar os desafios econômicos, ambientais e sociais com que se defrontam rotineiramente.

Podemos chamar de Liderança Sustentável esses líderes que criam oportunidades e tomam iniciativas inovadoras para a mudança. Bons gerentes são importantes para qualquer empresa ou organização, mas líderes com princípios e valores sustentáveis, são imprescindíveis para o futuro (ou melhor, já no presente) para o mundo dos negócios. Entre várias, algumas características são necessárias e preponderantes para estas pessoas poderem ser um Líder Sustentável. Algumas delas são:

1. Coragem para mudar os modelos de negócios praticados há décadas;

2. Ser coerente com o que faz e o que diz;

3. Ter sensibilidade e coragem para permanentemente ter em pauta o tema da sustentabilidade;

4. Agregar em torno de si, e de seu lema, acionistas, funcionários, colaboradores e parceiros;

5. Ter sempre padrões de desempenho de sustentabilidade e indicadores que possam avaliar esse desempenho;

6. Ter elevado senso de justiça e ética;

7. Ter consciência de que empresas são agentes de desenvolvimento respeitando o tripé econômico, social e ambiental.

O renomado escritor Milton Santos em uma de suas obras, fala "do pensamento único à consciência universal". A globalização perversa do consumo acirra a competitividade versus solidariedade. Por isso, os Líderes Sustentáveis devem ter a coragem de enxergar a realidade e agir sobre ela.

Assim, o desafio que está posto é que todos devemos agir juntos. Para uma nova mentalidade, novas escolhas. Como diz Peter Senge em uma de suas obras "precisamos parar de fingir que o problema não é nosso: em um mundo interconectado, não importa em que ponta do barco está o furo."

Essa nova consciência deverá vir com inteligência sistêmica necessária para enfrentar os desafios mediante um trabalho em conjunto dentro e além das empresas, nas equipes e nas comunidades.

Portanto a solução dos problemas relativos à sustentabilidade traz em seu escopo mudanças necessárias que exigirão inspiração, imaginação, inovação e paciência. Serão necessárias redes de pessoas e de empresas comprometidas com a sustentabilidade e capazes de criar alternativas em seus modelos de negócios.

Aliar estratégias sustentáveis às estratégias principais de seu negócio é a chave para a perenidade das organizações, uma vez que o futuro é agora. Entram aqui, os Líderes Sustentáveis para incrementar essas mudanças. E aqui, fica a sugestão para novos empreendedores refletirem sobre isso.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Mario Mello

    Mario Mello

    Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação, na UFSM, ULBRA, FGV/CEEM, IMED, UFN e AMF nos cursos de Administração, Arquitetura, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Civil. Consultor Associado da Madre Consultoria

    café com admMinimizar