José Gonçalves

José Gonçalves

JOSÉ ANTONIO PEREIRA GONÇALVES

Brasileiro, casado Telefax: (11) 5573-7749.

Rua Maurício F. Klabin, 357 - apto 141 - Vila Mariana Cel.: (11) 9268-5055.

CEP: 04120-020 - São Paulo-SP E-mail: goncalvesefialho@uol.com.br

OBJETIVO

CONSULTOR / PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO ou CURSOS LIVRES EM AUDITORIA, CONTROLADORIA, CUSTOS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS, ORGANIZAÇÃO & GESTÃO ESTRATÉGICA e EMPREENDEDORISMO.

RESUMO

Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduado em nível de Mestrado em Contabilidade / Controladoria e Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).

Importante experiência em treinamento profissional e ensino, pelo desenvolvimento e implantações de processos, palestras e aulas em cursos próprios e de pós-graduação.

Larga experiência diretiva, gerencial e de coordenação nas áreas de Processos, Normatização, Organização, Projetos de Informática, Auditoria Interna e Consultoria.

Resultados expressivos por implantações de melhorias e novos processos, bem como negociações e terceirização de atividades.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Autor da dissertação de mestrado “O Empreendedorismo na Administração” e do livro “Alinhando Processos e Estrutura à Gestão Estratégica” (em desenvolvimento).

Autor dos Cursos: “Como Prevenir Fraudes e Desfalques”, “Mapeamento, análise e documentação de processos”, “Gestão Empreendedora”, Guia e Link Acadêmico “Fundamentos da Administração”, para IES.

Palestrante junto ao IBMEC, UNIP e outras instituições de ensino.

Autor dos trabalhos: “Proposta de Implantação e Operação de um Departamento de Auditoria Interna”, apresentado no XI Congresso de Auditoria Interna, e dos artigos “Prevenção às Fraudes: Por onde começar?” e “Qualidade e Preço são Fatores Decisivos”, publicado no jornal “O Estado de São Paulo”.

Professor de Pós-Graduação no “Centro de Estudos Álvares Penteado” da FECAP desde 1991, da TREVISAN Escola de Negócios, INPG, BSP, UNISA, FAAP, Oswaldo Cruz, UNISESCON, FIB, SUMARÉ e UNIP.

Facilitador no SEBRAE-SP para cursos do Sistema de Gestão Empresarial nas áreas de Empreendedorismo, Finanças, Custos, Qualidade Total, Administração Geral e Recursos Humanos desde 1998.

Larga experiência profissional no gerenciamento e coordenação de profissionais de Processos, Normatização, Informática, Organização, Auditoria e Consultores, em conjunto com os Gestores, em diversos trabalhos.

Economias e ganhos significativos por implantações de Processos nas áreas de Vendas, Administração de Vendas, Faturamento, Exportação, Impostos, Almoxarifados, Expedição, Transporte e Contas a Receber.

Ganhos substanciais por negociação, terceirização de atividades e implantação de Processos em Compras, Gestão de Estoques, Contas a Pagar, Gestão de Frotas, Equipamentos e Bens Patrimoniais, Recursos Humanos / Folha de Pagamento e Benefícios.

Redução de 75% de pessoal, melhor gestão e precisão de estoques pela implantação de inventários rotativos em 18 almoxarifados com 180.000 itens.

Incremento de eficácia e eficiência pela implantação de sistemas informatizados integrados (ERP), para planejamento, gestão e controle das operações, tais como: Vendas, Crédito, Faturamento, Expedição, Contas a Receber e Produção.

Diagnósticos e recomendações para aperfeiçoamento da gestão e redução de riscos de diversas empresas, inclusive no exterior (México).

Implantação de Manuais de Políticas e Procedimentos (Tradicional ou na intranet) nos padrões ISO 9000 e para atender exigências de documentação de Controles Internos feitos pela Lei Sarbanes – Oxley, Governança Corporativa e Canais de Comunicação (Gerência Participativa) nos níveis estratégico, tático e operacional.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, desde 1991 até 2005.

Cargo: Professor de Pós-Graduação das Disciplinas:

· Auditoria Operacional,

· Formação Gerencial (TGA para não Administradores),

· Metodologia da Pesquisa (em convênio com AUDIBRA)2005 a 2008.

Gonçalves & Fialho – Treinamento e Consultoria, desde setembro de 1994.

Cargo: Sócio Gerente

Principais Clientes beneficiados por nossos serviços:

· No setor de Ensino: IBMEC, SEBRAE-SP, IDORT, IMAM, FECAP, MANDELLI Consultores, BSP, IPEP, METODISTA, Cavalcante & Associados, AUDIBRA, SESCON, UNISA, TREVISAN Escola de Negócios, FIB, INPG, UNIP, Instituto Chiavenato, Oswaldo Cruz, FAAP e SUMARÉ.

· No setor de Prestação de Serviços: Banco Nossa Caixa S.A., Banco Mercantil S.A., TECBAN - Tecnologia Bancária S. A., SESI - Serviço Social da Indústria, Transbraçal - Prestação de Serviços, Indústria e Comércio Ltda. e KSR Eventos, Computer TECH info.

· No setor Comercial: Pneus Sales Ltda., Arruda Valle & Cia. Ltda., J. Sales & Cia. Ltda., Cereja Comercial Ltda. e Mundial Perfumes Ltda.

· No setor Industrial: Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Eletrobrás, Billabong Surfware, Vidrotec Indústria e Comércio Ltda, Eletrobrás S.A.

TREVISAN Escola de Negócios, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Fraudes e Erros – Procedimentos Internos e ministrei Risc Consulting.

INPG onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria Contábil Financeira, Auditoria de Gestão e Controladoria de Gestão.

SUMARÉ onde ministro aulas de Pós-Graduação em Auditoria & Perícia e Projetos de Controladoria.

Faculdades Integradas de Brasileiras - FIB, onde ministro aulas de Pós-Graduação de Auditoria, Controles Internos e Gestão Estratégica de Custos desde 2007.

Universidade Corporativa do SESCON: Pós-Graduação em Gestão Estratégica e cursos livres nas áreas de normatização, auditoria e workshops sobre gestão.

FAAP onde ministrei aulas de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Visão de Negócios.

Faculdades das Américas - FAM, onde ministrei aulas de Organização e Gestão de Novos Empreendimentos (Empreendedorismo) e Administração da Comunicação.

Hospital do Sepaco, de março de 1993 a agosto de 1994.

Cargo: Assessor da Superintendência Geral (Consultor Interno).

Cotonifício (Grupo) Guilherme Giorgi, de julho de 1991 a janeiro de 1993.

Cargo: Gerente de Auditoria Interna e de O&M.

Lorenzetti S.A. de janeiro de 1975 a janeiro 1991.

Cargos:- Gerente de Auditoria Interna de junho de 1986 a janeiro de 1991.

(em conjunto com as funções de Procurador da Empresa e Gerente de Inventários Rotativos)

- Gerente de O&M de janeiro de 1975 a maio de 1986.

Boucinhas, Campos, Coopers & Lybrand – Consultores de janeiro a dezembro de 1974.

Cargo: Técnico em Consultoria.

Crefisul S.A. – Crédito, Financiamento, Investimento, de janeiro de 73 a jan. de 74.

Cargo: Analista de Sistemas.

Banco de Investimento Industrial S.A., de junho a dezembro de 1972.

Cargo: Analista de Sistemas Jr.

Pollone S.A. – Indústria e Comércio, de fevereiro de 1971 a junho de 1972.

Cargo: Auxiliar de Levantamento e Pesquisas.

Instituto de Pesquisas Econômicas – IPE / USP, de março de 1970 a janeiro de 1971.

Cargo: Estagiário no Projeto de Fusão das Caixas Econômicas Federais.

IDIOMAS & INFORMÁTICA

· Inglês e Espanhol: avançados para leitura e intermediários para conversação e escrita.

· Usuário dos aplicativos Windows: Word, PowerPoint e Internet.

Exibir