YouTube como estratégia de Inboud Marketing: Um estudo do canal Érico Rocha

O artigo apresenta um estudo de caso baseado no Canal do Youtube do Érico Rocha e como ele utiliza seu canal e o conteúdo produzido para atrair clientes e expandir sua audiência.

Até final de 2015, cerca de 3,2 bilhões de pessoas terão alguma forma de acesso regular à internet. Em março de 2013 o YouTube alcançou sua marca de 1 bilhão de usuários únicos. Empresas, empreendedores e YouTubers utilizam hoje o YouTube como um canal de comunicação direta, visando influenciar seus clientes, consumidores e simpatizantes no processo de decisão de compra. O Inbound Marketing surge com um conceito de ganhar o interesse das pessoas e fazer com que esses potenciais clientes te encontrem, utiliza a ideia do marketing de entrada. O foco desse estudo consiste em analisar e compreender como o YouTube é utilizado como ferramenta de Inbound Marketing pelo Canal Érico Rocha, quais estratégias o Canal Érico Rocha utiliza para captar leads e quais tipos de conteúdos Érico Rocha produz para comunicar-se com as pessoas. Para atender aos objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória que tem como objetivo principal desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias. Uma análise qualitativa com aporte quantitativo foi feita no Canal do Youtube de Érico Rocha, através da coleta de dados primários do próprio canal. A pesquisa teve uma análise de conteúdo com aporte netnográfico assistido por computador. Com base no que foi pesquisado percebe-se que Érico Rocha cria conteúdos, de alta qualidade de informação, quase que semanalmente para seu canal com diversas técnicas e ferramentas que visam a captura de email do lead e assim a construção de um relacionamento por email, para que esse lead vire, em um futuro próximo, seu cliente.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Luiz Otto

    Formado em Design Gráfico e Pós Graduado em Marketing Criativo pela Univali. Analista de Marketing Digital na empresa Investidor de Sucesso.

    Exibir