Voluntariado Corporativo: A importância do voluntariado para o desenvolvimento de competências - um estudo de caso na COELCE

Este estudo faz uma abordagem histórica sobre a responsabilidade social empresarial e sobre o voluntariado e suas contribuições para a gestão das empresas, para a comunidade e para os colaboradores.

O voluntariado corporativo tem sido utilizado por muitas empresas como um dos principais braços de suas atuações no âmbito da responsabilidade social. Segundo o relatório publicado em 2010, pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, além de ser considerado um recurso estratégico que permite fortalecer a imagem social da empresa junto à comunidade, o voluntariado corporativo tem sido visto como uma prática que permite desenvolver competências essenciais nas pessoas. O presente estudo faz uma abordagem histórica sobre a responsabilidade social empresarial e sobre o voluntariado e suas contribuições para a gestão das empresas, para a comunidade e para os colaboradores. Apresenta, também, um capítulo sobre as principais competências requeridas pelo mercado de trabalho. De caráter exploratório e sob uma abordagem qualitativa, o estudo fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica e no desenvolvimento de um estudo de caso na Coelce – Companhia de Distribuição de Energia Elétrica do Ceará, para identificar como e quais as principais competências desenvolvidas através das práticas de voluntariado.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Ana Veras

    Administradora, MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção; Agente Local de Inovação no Programa ALI, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), Bolsista no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

    Exibir