voltar para Produção Acadêmica

Valor Percebido no Curso, Percepção do Prestígio e Identificação com a Profissão: Uma Análise junto a Estudantes da Área de Negócios

O propósito desta pesquisa foi analisar como os estudantes de Administração, Contabilidade e Turismo avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. Foi realizada uma revisão de literatura sobre valor, prestígio e identificação, além de um estudo de campo junto a 498 estudantes dos três cursos, na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análises descritivas, análise de variância, e de técnicas estatísticas multivariadas (análise de regressão e de cluster). Como resultados, estacaram-se que: (1) as avaliações variam por curso, com os estudantes de Turismo percebendo mais valor do que os de Administração e os de Contabilidade; (2) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor, foram a relação entre preço e qualidade, a reputação da instituição e o valor epistêmico; (3) foram bem delineados três grupos (entusiasmados, satisfeitos e críticos), verificando-se que os estudantes de Turismo são mais entusiasmados que os de Administração e os de Contabilidade. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições educacionais possam planejar mais adequadamente a formação, e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o seu curso e com a sua profissão.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Leonel Oliveira


    Exibir