voltar para Produção Acadêmica

Unitização e Estruturas de Armazenagem

O processo de unitização de cargas consiste em unificar a mercadoria. É uma forma de otimizar o espaço e permitir uma maior eficiência no transporte da carga

O processo de unitização de cargas consiste em unificar a mercadoria. É uma forma de otimizar o espaço e permitir uma maior eficiência no transporte da carga. Uma forma usualmente utilizada de se unificar uma carga é através da paletização. O aperfeiçoamento desse processo permite a locomoção mais rápida e mais barata da mercadoria. O palete pode ser de madeira, aço, plástico, ou outra composição. Cada um é utilizado de acordo com as necessidades da empresa. O palete de madeira é o mais comum, porém a tendência é ser utilizado em menor escala, por conta das legislações ambientais. Alguns materiais necessitam ser transportados por paletes de aço, em decorrência da perecibilidade. Os paletes são utilizados de acordo com critérios pré-estabelecidos.
As estruturas de armazenagem devem observar a determinação do local, a definição adequada do layout e de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais, ordem, arrumação e limpeza constantemente, máxima utilização do espaço, seletivo acesso aos itens e segurança patrimonial contra riscos e furtos.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Josiani Dias

    Graduada em Administração pela Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

    Exibir