voltar para Produção Acadêmica

Um pouco de Darcy Ribeiro

De quem é a culpa? Darcy em sua obra extensa formulou respostas para o fracasso educacional do Brasil. Conforme o que diz, nossa atual situação na área da Educação está atribuída ao nosso passado, às seqüelas causadas pelo Colonialismo, o escravismo, o Imperialismo e até mesmo a República. Esse fracasso se deve ao fato que nos tempos de Colônia não era prioridade da Corte educar o povo nativo, alem dos poucos homens que iriam exercer algum papel na administração do lugar. O Império da mesma forma não se preocupou em educar o povo. E a República, nos trouxe ao que somos hoje porque quem obteve o poder na tal, foram os antigos senhores de escravos, que brutalizavam, animalizavam e coisificavam o homem. Na verdade, educar nunca foi prioridade do País. E hoje, qual é a causa da ineficiência brasileira em educar seu povo? Para Darcy, fomos e somos constantemente indoutrinizados a pensar que nosso caos educacional é proveniente da industrialização e urbanização que o Brasil sofreu fortemente a partir de 1950. De uma maneira bem lógica, negou essa explicação de certos socialistas objetivistas. Se no Brasil nunca houve uma educação nos primórdios do desenvolvimento do território, não tem lógica pensar que o desenvolvimento tecnológico é o responsável. A verdade não é que a industrialização intensiva seja a responsável. A verdade é que ela precisa de mão-de-obra disciplinada e barata e necessita de uma força de trabalho que não se abrace a nenhuma ideologia e, portanto, que seja convencida de que é pobre e burra. (fazer paralelo com a valorização do capital humano) Em outras palavras, essa ineficiência se deve ao caráter das classes dominantes do País, que Darcy chama de descendentes de senhores de escravos,de feridas do passado. Esse fracasso se deve também ao fato do pouco tempo que as crianças passam na escola primária e a incapacidade dos educadores em atender aos diversos estereótipos que lá ingressam. A escola publica segundo Darcy, é seletiva e elitista. Seletiva porque possui uma característica de classificar aqueles que são alfabetizáveis daqueles que segundo ela, não são. Geralmente essa classificação se dá pelo rendimento escolar: os que apresentam melhores resultados possuem maiores chances de ultrapassarem as seis series iniciais. Porem, esse método subconsciente da escola primaria não enxerga que as crianças que são de famílias desestruturadas, precisam desde muito cedo a ajudar no sustento da família e em sua grande parte não possuem pais que saibam ler para ajudá-lo na tarefa de alfabetizá-lo. Então, ela possuem apenas a escola e seu exíguo tempo para lutar contra o analfabetismo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Ignácio Albuquerque

    Administrador especializado em Psicologia Organizacional, Consultor empresarial e Coach. Atuo na área de DH e ReS, atendendo clientes da ARJ Performance Empresarial, consultoria de Fortaleza.

    Exibir