voltar para Produção Acadêmica

UM ESTUDO NO SETOR DE ESTOQUE: MELHORIAS NA ACURACIDADE DE ESTOQUE EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA

As empresas preocupam-se cada vez mais com os níveis de estoques, e vão em busca de sistemas eficazes de controle, pois compreendem que estoque não é simplesmente armazenagem de mercadorias. Portanto, a administração deste setor requer planejamento, treinamento e padronização dos processos envolvidos e dos controles necessários, a fim de alcançar a máxima eficiência e mínimo capital investido (DIAS, 1993).Gasnier (2002), afirma que acuracidade significa qualidade e confiabilidade de informações. As causas de divergências nos registros podem ser resultado de falhas nos sistemas de controle, pessoal mal treinado, erros nas contagens, entre outras (ARNOLD, 1999). Os processos que interferem no resultado da acuracidade devem ser devidamente padronizados, a fim de que não ocorram erros nos registros (DROHOMERETSKI e MÂNICA, 2006).O objetivo geral deste estudo é verificar quais são as possíveis falhas no processo de gestão e controle, que ocasionam divergências, resultando em baixa acuracidade dos estoques.Os objetivos específicos são: - revisar a literatura relacionada à gestão e controle de estoques; - verificar os métodos e processos utilizados pela empresa para a gestão e controle de estoques, a fim de compreender as causas de divergências dos inventários; - propor melhorias que minimizem ou evitem as causas das divergências. Para tanto, foi realizada a pesquisa qualitativa, que proporcionou a análise e a avaliação das práticas da empresa em relação a revisão bibliográfica, e a pesquisa quantitativa, com a realização de entrevistas e questionários, nos níveis operacional e gerencial, que proporcionou dados que permitiram a análise e a compreensão do problema, bem como sinalizou as oportunidades de sugestões de melhorias.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Valéria Pleszczak

    Formação: Graduada em Fisioterapia pela PUC-PR, ano de conclusão 1986. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Radial de Curitiba, ano de conclusão 2008.
    Educadora Social pela Fundação de Assistencia Social da prefeitura Municipal de Curitiba.

    As autoras do trabalho acadêmico aqui publicado são: Aidil Rodrigues, Silvana Souza da Luz e Valéria Cristina Longo Pleszczak.

    Exibir