voltar para Produção Acadêmica

TIPOS PSICOLÓGICOS E SINTOMATOLOGIA: UMA VISÃO JUNGUIANA

TRabalho de estágio supervisionado apresentado no 7º semestre da graduação de psicologia na Uninove.

O estresse constitui um assunto cada vez mais inserido dentro de nossa sociedade, sendo estudado por diversos campos da ciência, entre elas a Psicologia vem trazendo suas contribuição acerca de prevenção de estressores e categorizações de sintomas físicos e psicológicos. Da mesma forma vem propondo metodologias para avaliação, psicodiagnóstico e tratamento deste e de outros fenômenos. Neste sentido, interessado pelo paradigma de ferramentas de avaliação psicológica aplicadas e relacionadas ao evento que chamamos de estresse, mais especificamente neste caso, dirigido por caráter de pesquisa e categorização de dados, o presente trabalho objetivou através da literatura pesquisada, reunir recursos metodológicos e teórico – científicos para construção de um Inventário para avaliação de sintomas físicos e psicológicos e posteriormente co – relação com tipos psicológicos, em alunos da graduação de Psicologia do Centro Universitário Nove de Julho. Tal proposta foi apresentada como relatório final para avaliação acadêmica do estágio profissionalizante em Organizações do 7º semestre da graduação de Psicologia dessa organização sob orientação da professora supervisora Izildinha Konichi. Embora tal atividade esteja co – ligada às normas educativas do MEC e acadêmicas da UNINOVE, a escolha desta proposta foi realizada pelo aluno dentre outras opções pelos seguintes motivos: A) possibilidade de ampliar o conhecimento acadêmico na área de Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológicos; B) Logística e fácil acesso à Organização; C) Iniciar leitura e reflexões acerca da abordagem da Psicologia Analítica e D) Afinidade com as metodologias de trabalho da Supervisora e Orientadora.

Palavras Chaves: Estresse, Inventário, Avaliação Psicológica, sintomas e tipologia.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.

    Eduardo Alencar

    Grafólogo, Psicólogo Comportamental e Organizacional, pós graduado em gestão de pessoas pela Flamingo, pós graduado em Psicologia Comportamental e Cognitiva pela USP, especialista em grafologia pelo IPSC, técnico em administração de empresas pelo ETE Beka, com extensão universitária em organizational behavior management e em Acompanhamento Terapêutico pelo Núcleo Paradigma, Formação em Analista de Treinamento e Desenvolvimento pela Integração Consultoria, Formação em metodologia Fridman, Profissional com mais de 9 anos de experiência em subsistemas de atração (triagem de currículos, gestão de parceiros de recrutamento e redes sociais, convocação de candidatos, criação e atualização de políticas de anúncio e divulgação em nome do RH), Seleção (Entrevistas comportamentais / competência, individuais / coletivas, dinâmcias de grupo, role - playing, confecção de laudos e pareceres, aplicação e correção de testes psicológicos e não psicológicos, coordenação de projetos gerenciando dead line, orçamentos, equipes, hunting, indicadores de RH, bem como turn over, retenção, absenteísmo, outros), Treinamento (Levantamento de necessidades, atualização de apostilas, logística de treinamento, captação a orientação de palestrantes, condução de workshops, treinamentos comportamentais, criação de biblioteca corporativa, gestão de indicadores de desempenho) e Desenvolvimento (Avaliação de desempenho, Avaliação em 360º/180º, implementação de feedback, entrevistas de desligamento e analise de seus indicadores, confecção de relatórios de turn over e demais indicativos de RH, Organizational behavior Management, convênio com instituições de ensino para estabelecimento de convênios), colunista dos sites www.rh.com.br, www.redepsi.com.br, www.administradores.com.br, www.artigonal.com, www.psicologia.com.pt, www.portaldapsique.com.br, www.mondoredondo.com.br e www.rh.com.br, membro da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) desde 2004.

    Currículo lattes:

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4229599D6

    Linkedin:

    http://br.linkedin.com/pub/eduardo-alencar/23/42a/a8a

    Capítulos de livro:

    1. ALENCAR, E. T. S. ; DIAS, E. ; SILVA, D. R. S. ; MENEZES, F. G. . Transtorno Obsessivo - Compulssivo (TOC): características, classificação, sintomas e tratamento. Revista Conscientia e Saúde. 2 ed. São Paulo: Uninove, 2008, v. 6, p. 351-359.
    2. ALENCAR, E. T. S. . Análise do Comportamento: do que estamos falando?. Revista Conscientia e Saúde. 2 ed. São Paulo: Uninove, 2008, v. 6, p. 261-267.
    3. ALENCAR, E. T. S. ; SILVA, D. R. S. ; DIAS, E. ; THOMAZ, C. R. C. ; Cavalcante, L.S.B . Algumas possibilidades de investigação sobre a prática de acompanhamento terapêutico: relatos de pesquisas. In: Denis Zamignani, Roberta Kovac e Joana Singer Vermes. (Org.). A clínica de portas abertas: experiências e fundamentação do acompanhamento terapêutico e da prática clínica em ambiente extraconsultório.. 1 ed. São Paulo: ESETec Editores Associados, 2007, v. 1, p. 365-385.

    Exibir